Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Cientistas denunciam danos à saúde reprodutiva causados por agrotóxicos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Cientistas denunciam danos à saúde reprodutiva causados por agrotóxicos
Nacional

Cientistas denunciam danos à saúde reprodutiva causados por agrotóxicos

10 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

23/05/2025 – 09:28  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Nilto Tatto: população está consumindo veneno em vez de alimento

Cientistas apresentaram na Câmara dos Deputados na quinta-feira (22) os resultados do dossiê “Danos dos agrotóxicos na saúde reprodutiva”, elaborado pela Associação Brasileira de saúde Coletiva (Abrasco) em parceria com a FIOCRUZ. O estudo foi concluído em 2024 e traz um panorama da contaminação no país e sugestões para o poder público.

Relatora do dossiê, a professora de saúde coletiva da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) Maria Montanari Corrêa disse que há, no Brasil, quadros de multicontaminação sistêmica do ambiente por agrotóxicos, espalhando o produto por vários locais e afetando diretamente a saúde da população.

“A gente fez uma pesquisa coletando água de escolas em municípios matogrossenses”, explicou a professora. “Detectamos resíduos de atrazina e de metomil em mais de 60% das análises. Esses dois agrotóxicos têm um efeito de desregulação hormonal”, alertou.

Pulverização com aviões
A situação é ainda mais crítica em áreas submetidas à pulverização de agrotóxicos por aviões ou drones.

Organizadora do dossiê, a médica Lia Giraldo Augusto, especializada em pediatria e medicina do trabalho, destacou que os reflexos da contaminação não se restringem às áreas rurais.

“Na área urbana, a gente tem a contaminação de água, de alimentos, o uso de agrotóxicos no controle vetorial, que é seríssimo, e também a compra de agrotóxicos livres no mercado como saneantes”, afirmou. Como exemplo de pesticida usado no ambiente doméstico sem o devido conhecimento da população, ela citou os piretroides, utilizados para matar mosquitos e baratas.

A audiência pública foi realizada pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável a pedido dos deputados Nilto Tatto (PT-SP) e Gisela Simona (UNIÃO-MT).

Principais danos
O dossiê aponta mutações de DNA, anomalias congênitas, alterações hormonais tireoidianas, câncer de mama e abortos espontâneos como principais danos dos agrotóxicos à saúde das mulheres.

Nas crianças, há aumento dos riscos de parto prematuro, baixo peso, maturação inadequada, leucemias e malformações congênitas do coração e do sistema nervoso central.

Em relação aos homens, o estudo associou os agrotóxicos a leucemia, mieloma múltiplo, câncer de próstata e testículos, alterações dos hormônios tireoidianos, danos no DNA e alterações do esperma.

Falhas na fiscalização
Especialista em regulação do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Tamara de Andrade apontou lacunas no Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Por meio do estudo “Tem veneno nesse pacote”, o Idec constatou a contaminação em produtos processados vendidos à população.

“Emulsificação, extrusão, adição de emulsificantes, corantes, edulcorantes e todos esses processos tão fortes não são capazes de eliminar os resíduos de agrotóxicos”, disse.

Recurso ao STF
Jakeline Pivato, da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, citou os esforço da sociedade civil para que o Supremo Tribunal Federal (STF) declare a inconstitucionalidade da Lei 14.785/23, que trouxe regras mais flexíveis para a aprovação de novos agrotóxicos. “Meio ambiente contaminado e sociedade adoecida exigem soluções imediatas”, disse.

As especialistas lamentaram que o uso de agrotóxico continue em alta no país e que o tema da contaminação permaneça oculto em termos de legislação e políticas públicas. Entre as recomendações apresentadas, estão:

  • priorizar pesquisas sobre o tema principalmente em populações vulneráveis expostas aos agrotóxicos;
  • qualificar os serviços e profissionais de saúde para a identificação de situações de risco com foco em medidas de prevenção, cuidados e reparação integral; e
  • implementar vigilâncias territoriais.

Proposta de redução de agrotóxicos
A diretora de inovação do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Vivian de Almeida, informou que o governo prepara a retomada do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara).

“É uma agenda estratégica que precisa ser urgentemente fortalecida como política de Estado. O ministério defende a reativação desse programa como instrumento fundamental para a articulação de ações”, afirmou.

Proposta
Desde 2016, a Câmara analisa uma proposta (PL 6670/16) que transforma essa política em lei. Relator do texto, Nilto Tatto espera que o dossiê ajude a superar resistências ao tema.

“A gente fez questão de apresentar o dossiê e debatê-lo na Comissão de Meio Ambiente, mas especialmente na Comissão do Consumidor, porque agrotóxico é veneno e veneno mata”, declarou. “O cidadão pensa estar consumindo alimento para a vida, mas acaba consumindo alimento para a morte.”

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Marcelo Oliveira

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova criação de fundação para capacitar enfermeiros
Próximo artigo Lei reconhece marechal Casimiro Montenegro Filho como herói da pátria

Mais notícias desta categoria

Congresso promulga nesta terça-feira o acordo entre Mercosul e União Europeia

11 horas atrás

CPMI do INSS cancela oitiva de ex-presidente da Contag marcada para esta segunda-feira

1 dia atrás

Comissão aprova sala exclusiva no IML para atender crianças e adolescentes vítimas de violência

5 dias atrás

Comissão debate proposta que pune com mais rigor atraso em entregas do Minha Casa, Minha Vida

5 dias atrás

CPMI vota convocação de Campos Neto e ouve depoimentos

5 dias atrás

Comissão ouve ministro de Minas e Energia nesta quarta-feira

6 dias atrás

Plenário pode votar projetos sobre violência contra a mulher e proteção de direitos

6 dias atrás

CPMI do INSS cancela depoimento do ex-sócio de Daniel Vorcaro

6 dias atrás

Comissão mista debate estatísticas sobre violência contra a mulher; participe

6 dias atrás

Projeto suspende prazos processuais no aniversário do advogado

1 semana atrás

Deputados podem votar projetos de proteção e saúde das mulheres

1 semana atrás

Projeto suspende prazos processuais no aniversário do advogado

1 semana atrás
Cancelada reunião da CPMI do INSS desta quinta-feira
Comissão sobre PEC da Segurança Pública analisa relatório hoje
Câmara aprova regras para denominação de produtos lácteos e carnes
CPMI do INSS ouve presidente da Dataprev nesta segunda-feira
Comissão aprova projeto que obriga enfermeiros autônomos a emitir nota fiscal eletrônica
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?