Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Especialistas apontam falhas no diagnóstico de doença renal no SUS
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Especialistas apontam falhas no diagnóstico de doença renal no SUS
Nacional

Especialistas apontam falhas no diagnóstico de doença renal no SUS

11 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

22/05/2025 – 16:08  

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Vanessa Pirolo: municípios evitam oferecer exames porque não há vagas para hemodiálise

Especialistas destacaram na Câmara dos Deputados a importância de diagnóstico precoce para tratar a doença renal crônica e prevenir complicações. A Comissão de saúde discutiu o assunto com médicos e representantes do Ministério da saúde nesta quinta-feira (22).

exames de sangue e de urina para identificar a presença de creatinina e albumina, entre outras substâncias, foram apontados pelos especialistas como necessários para o diagnóstico de doença renal, especialmente quando o paciente já tem diabetes, hipertensão ou obesidade.

Os exames são oferecidos pelo Sistema Único de saúde (SUS), mas, segundo a presidente da Federação de Associações e Institutos de Diabetes e Obesidade, Vanessa Pirolo, municípios evitam oferecer os exames porque, em caso de diagnóstico positivo, não têm vaga para hemodiálise.

“Quando nós questionamos a Secretaria de saúde de Foz do Iguaçu, por exemplo, eles disseram que não faziam o exame de creatinina porque não tinham vaga na hemodiálise. Isso nos chocou de forma tão grande, mas essa é a realidade, infelizmente, de muitos municípios brasileiros”, disse ela.

Vanessa Pirolo lembra, entretanto, que existem cinco medicamentos incorporados ao SUS para o tratamento adequado de doença renal a fim de evitar a hemodiálise.

O secretário-geral da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Farid Samaan, destaca que o Brasil é um dos poucos países do mundo que oferecem acesso universal a terapias de alto custo como hemodiálise e transplante.

“A população brasileira que depende exclusivamente do SUS é de cerca de 76%, mas o SUS financia mais de 82% da diálise e mais de 95% dos transplantes renais realizados no Brasil, então o SUS realmente é uma mãe”, disse.

Ele também defendeu investimentos em prevenção da doença renal crônica. “Temos no Brasil deficiências graves em todas as regiões geográficas, inclusive no tratamento realizado na saúde suplementar.”

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Carmen dos Santos lamentou concentração de especialistas nas grandes cidades

Dificuldades
A coordenadora-geral de Atenção Especializada do Ministério da saúde, Carmen Cristina Moura dos Santos, afirma que, no Brasil, dois dos maiores desafios são as desigualdades regionais e a concentração de especialistas nas grandes cidades.

“Em 2023, nós tivemos R$ 165 milhões repassados para estados e municípios para os prestadores de hemodiálise e mais de 17 milhões de procedimentos registrados, com repasse total de R$ 4,3 bilhões para estados e municípios”, informou.

Ela reconhece a importância da atenção primária nesses casos e garante que a situação está melhorando. “Vem aumentando ao longo do tempo o atendimento dessas pessoas na atenção primária, para que a gente possa ter o acompanhamento dessas pessoas na atenção primária e evitar a progressão da doença.”

No Brasil, segundo o secretário-geral da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Farid Samaan, o número de médicos especializados em rins é de 2,6 por 100 mil habitantes.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus confirma apoio à ‘3ª Expo-Mulher 2025’ com realização em junho
Próximo artigo Motta recebe presidente de Angola e reafirma parceria entre os países

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova proposta com regra para indenizar arma devolvida

3 semanas atrás

Projeto prevê salário mínimo para estagiários e cria sistema de cotas

3 semanas atrás

CPMI do INSS encerra os trabalhos sem aprovação de relatório final

3 semanas atrás

Nova lei estabelece condições mínimas de infraestrutura para escolas públicas

3 semanas atrás

Plenário pode votar reajuste para segurança do DF e regras para transferência de veículos

3 semanas atrás

Deputado apoia medidas do governo para conter preços do diesel; veja a entrevista

3 semanas atrás

CPMI do INSS é prorrogada por decisão do ministro André Mendonça do STF

3 semanas atrás

Comissão aprova projeto com prazo de 30 dias para depoimento especial de crianças vítimas de violência

4 semanas atrás

CPMI do INSS ouve ex-noiva de Vorcaro e presidente da Dataprev

4 semanas atrás

Comissão aprova seis projetos que criam datas comemorativas

4 semanas atrás

Plenário pode votar projeto que que fundo de calamidade pública financie Operação Carro-Pipa

4 semanas atrás

Câmara aprova projeto que obriga companhias aéreas a dar assistência a familiares de vítimas de acidentes

1 mês atrás
Comissão ouve ministro de Minas e Energia nesta quarta-feira
Plenário pode votar projetos sobre violência contra a mulher e proteção de direitos
CPMI do INSS cancela depoimento do ex-sócio de Daniel Vorcaro
Comissão mista debate estatísticas sobre violência contra a mulher; participe
Projeto suspende prazos processuais no aniversário do advogado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?