Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova obrigação de provedores de aplicativos notificarem autoridades sobre abuso sexual infantojuvenil
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova obrigação de provedores de aplicativos notificarem autoridades sobre abuso sexual infantojuvenil
Nacional

Comissão aprova obrigação de provedores de aplicativos notificarem autoridades sobre abuso sexual infantojuvenil

9 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

21/05/2025 – 20:09  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Ribeiro: provedores não serão ”polícia da internet”

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que altera o Marco Civil da Internet para obrigar os provedores de aplicativos de redes sociais e de mensagens a notificar o poder público sobre práticas aparentes ou iminentes de abuso sexual infantojuvenil.

Segundo a proposição, os provedores e os fornecedores de produtos ou serviços de tecnologia da informação direcionados a crianças e adolescentes deverão operar com sistemas e processos para identificar aparentes conteúdos de exploração e abuso sexual de menores em seus produtos ou serviços. Além disso, eles deverão reportá-los, direta ou indiretamente, às autoridades nacionais e internacionais competentes.

Provedores e fornecedores também cooperarão com autoridades de investigação criminal compartilhando informações quando acreditarem, de boa-fé, que possa existir um crime envolvendo risco iminente para crianças e adolescentes.

O texto aprovado foi a versão elaborada pelo relator, deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), para o Projeto de Lei 5956/23, do deputado Fred Costa (PRD-MG). O projeto original exigia que os provedores informassem às autoridades uma série de dados e era bem mais detalhado que a versão aprovada.

O texto original também incluía uma ampla lista de atores que poderiam contribuir para a solução e a prevenção de crimes, como as prestadoras de serviços de telecomunicações, que, na avaliação do relator, não possuem as características para se inserir na obrigação imposta. “Os provedores de aplicações de internet de redes sociais e mensageria, por outro lado, são efetivamente os agentes que hospedam os conteúdos e que têm melhores condições de contribuir”, disse Ribeiro.

Colaboração efetiva
De acordo com Julio Cesar Ribeiro, a criação dos processos e sistemas previstos não implicará que os provedores se tornarão uma espécie de “polícia da internet”. A proposta, disse, é que elas possam efetivamente colaborar para que suas plataformas não se tornem repositório de conteúdo criminoso.

“O zelo é uma obrigação de todo fornecedor de serviços, mas tal medida é para serviços com tamanha relevância na sociedade atual, como as redes sociais e de mensageria instantânea”, afirmou o relator. “Atualmente, esses provedores já operam com uma série de controles e é plausível que criem rotinas para identificar e coibir o abuso sexual infantojuvenil.”

Próximos passos
O projeto ainda será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Congresso Nacional ganha iluminação bordô para alertar sobre a cefaleia
Próximo artigo Deputada Jack Rocha é eleita coordenadora da bancada feminina na Câmara

Mais notícias desta categoria

Projeto aumenta pena para exploração sexual infantil em fronteiras

2 horas atrás

Proposta eleva pena de estupro com lesão grave ou morte para 40 anos

2 horas atrás

Projeto destina 20% dos royalties de petróleo da foz do Amazonas para SUS e enfermagem

2 horas atrás

Projeto cria sistema de rastreabilidade para combater adulteração de bebidas destiladas

3 horas atrás

Projeto anistia multas ambientais aplicadas a produtores rurais no Acre

5 horas atrás

Projeto anistia multas ambientais aplicadas a produtores rurais no Acre

5 horas atrás

Projeto prevê até dez anos de prisão para quem dopar outra pessoa sem consentimento

5 horas atrás

Plenário pode votar pedido de urgência para acelerar projeto sobre concorrência nos mercados digitais

5 horas atrás

Projeto cria adicional de 30% para profissionais de saúde em áreas de risco e conflito

6 horas atrás

Projeto obriga órgãos públicos a oferecer atendimento em Libras para pessoas com deficiência auditiva

7 horas atrás

Projeto garante direito ao letramento digital para pessoas idosas

8 horas atrás

Projeto prevê dedução no imposto de renda de gastos com saúde de pets

10 horas atrás
Projeto tipifica crimes de falsificação e de comercialização ilícita de cigarros
Projeto aumenta pena para crime de trabalho escravo em áreas de garimpo ilegal
Proposta concede anistia ao crime de aborto quando a decisão foi da gestante
Projeto acaba com prazo para mandado de segurança tributário
Comissão aprova projeto que permite uso do Fust para levar energia a escolas sem eletricidade
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?