Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Fortalecimento do cuidado à gestante e ao bebê é debatido em evento da Prefeitura de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Fortalecimento do cuidado à gestante e ao bebê é debatido em evento da Prefeitura de Manaus
Manaus

Fortalecimento do cuidado à gestante e ao bebê é debatido em evento da Prefeitura de Manaus

3 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), iniciou, na tarde de quarta-feira, 14/6, o primeiro ciclo de “Fóruns de Vinculação Pré-Natal”, encontros que reúnem servidores municipais, estaduais, para discutir estratégias de aprimoramento que resultem na redução da mortalidade materna, infantil e pré-natal.

O primeiro encontro envolveu equipes da saúde que atuam no território da zona Sul da capital, que se reuniram na Faculdade Martha Falcão (Wyden), e contou com a participação de 120 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionista e psicólogos.

Os temas discutidos envolveram a acolhida e a importância das visitas de vinculação como estratégia de cuidado, o panorama da vinculação do Disa Sul, caracterização das usuárias atendidas no território, gestantes de alto risco, teste do pezinho, pré-natal do parceiro e relato de experiências exitosas.

A técnica da Divisão de Atenção à saúde da Mulher da Semsa, assistente social Wanja Dias Leal, destacou que o evento, que ocorre duas vezes por ano, discute o aprimoramento do cuidado à atenção pré-natal em todos os seus fluxos, com enfoque na visita de vinculação às maternidades da capital.

Para Wanja, a visita é um momento que possibilita que as gestantes esclareçam suas dúvidas, conheçam a estrutura e os fluxos internos da maternidade e a equipe responsável pela assistência obstétrica.

“A visita à maternidade permite que a usuária e seus familiares se sintam mais seguros. Ela é informada sobre os procedimentos e serviços oferecidos pela maternidade, inclusive sobre o direito ao acompanhante que é a pessoa escolhida por ela para lhe acompanhar no parto, que PODE ser o parceiro, familiar ou amigo”, explicou.

Outro aspecto positivo resultante da visita da gestante à maternidade que atende o território ao qual pertence, ressaltado por Wanja Dias Leal,  são os vínculos e a corresponsabilização pelo cuidado compartilhado entre as equipes responsáveis pelo acompanhamento pré-natal na Atenção Primária à saúde as da maternidade.

“É uma oportunidade importante em que o envolvimento da gestante, seus familiares e as equipes de saúde reforçam essa ligação que só traz benefícios para a mãe e para a criança”, sintetizou Lúcia Freitas.

O próximo fórum acontecerá no Distrito de saúde Norte, no dia 30 de maio. Em seguida, no dia 4 de junho, será a vez dos profissionais de saúde do Disa Oeste e, no dia seguinte 5, as equipes do Disa Leste irão discutir as formas de aprimorar os serviços de saúde na atenção pré-natal. Os eventos nestes Distritos de saúde estão marcados para o turno vespertino.

E finalizando a programação, o Disa rural promove suas discussões no dia 6 junho pela manhã.

— — —  

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto ‘Quebrando o Coco’ promove oficinas de coco de roda
Próximo artigo Manausprev garante segurança com aval do Corpo de Bombeiros no cumprimento de normas

Mais notícias desta categoria

Escola Etelvina Pereira Braga é campeã da OBR

24 minutos atrás

Prefeitura de Manaus entrega prêmios do quinto sorteio do ‘IPTU Premiado’

30 minutos atrás

Dia da Motivação da Leitura na rede municipal de ensino

57 minutos atrás

Sine Manaus oferta 350 vagas de emprego nesta sexta–feira, 15/8

2 horas atrás

Lista de selecionados para oficina ‘Designer de Sobrancelhas’

2 horas atrás

Cmei Francisco Pereira realiza exposição do Programa Aprende +

2 horas atrás

Manausprev representa municípios do Norte em encontro previdenciário nacional – Prefeitura Municipal de Manaus

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus destaca a importância da realização de teste na prevenção à tuberculose

7 horas atrás

Prefeito David Almeida anuncia novas ações do programa ‘Jogo Limpo’ e eventos esportivos no centro de Manaus

17 horas atrás

Prefeito David Almeida lança corpos estáveis de Música e Dança e escreve novo capítulo na história cultural de Manaus

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia recapeamento no bairro Monte das Oliveiras

19 horas atrás

Prefeito David Almeida anuncia antecipação da ‘Corrida #SouManaus’ como parte da programação especial dos 10 anos do festival

22 horas atrás
Para ampliar prestação de serviços, Prefeitura de Manaus conta com oito canais de contato por WhatsApp no Implurb
Encerramento do 16º seminário estadual da UNCME
Manaus ganha corpos estáveis de Música e Dança inéditos
Estudantes da Prefeitura de Manaus participam da etapa estadual da ‘Olimpíada Brasileira de Robótica’ no Sesi
Estudantes participam de trilha ambiental no Soka Amazônia
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?