Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Consultas públicas: Parque Estadual Sucunduri autoriza avanço de tratativas para implementação de projetos de REDD+
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Consultas públicas: Parque Estadual Sucunduri autoriza avanço de tratativas para implementação de projetos de REDD+
Governo do Amazonas

Consultas públicas: Parque Estadual Sucunduri autoriza avanço de tratativas para implementação de projetos de REDD+

4 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Diálogo ocorreu durante a 22ª Reunião do Conselho Gestor Consultivo do Mosaico do Apuí

Foto: Divulgação/SEMA

O Parque Estadual Sucunduri, situado no município de Apuí (a 453 km de Manaus), avançou nas discussões para propostas de projetos de carbono na Unidade de Conservação (UC). Nesta quarta-feira (14/05), representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) participaram da 22ª Reunião do Conselho Gestor do Mosaico do Apuí, onde dialogaram com lideranças locais e instituições parceiras.

Durante o encontro, os conselheiros autorizaram o avanço das tratativas com o Agente Executor de Serviços Ambientais responsável por implementar as ações do projeto. Segundo a secretária executiva adjunta da SEMA, Fabrícia Arruda, a reunião foi uma continuidade do diálogo iniciado em dezembro de 2024, reforçando o compromisso com a transparência e com o diálogo entre poder público e sociedade civil.

“Nós tivemos a aceitação por parte dos conselheiros em dar continuidade às tratativas. A participação do conselho nesse processo é muito importante, então a gente tem envolvido eles nesse diálogo, demonstrando a transparência do processo, e também mostrando que o Estado tem avançado na implementação de políticas públicas de um modo geral”, afirmou a secretária.

Foto: Divulgação/SEMA

O encontro integrou o calendário oficial do Conselho, destacando o Parque Sucunduri como uma das 21 áreas protegidas do Amazonas selecionadas para desenvolver iniciativas de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal).

“O que é legal de todo esse projeto é que ele vai ser construído com a sociedade, através do conselho, que vai começar a partir desse momento a construir o seu Plano de trabalho, onde vão ser estudados todos os segmentos, as comunidades tradicionais, as partes governamentais, a sociedade em geral, e a gente vai poder construir juntos o programa”, explicou a gestora do Mosaico do Apuí, Aldeíza Lago.

Alcance dos projetos

A área protegida é parte do Mosaico do Apuí, composto por nove Unidades de Conservação no sudoeste do Amazonas. No Mosaico, duas UCs foram selecionadas para iniciativas de projetos de carbono, sendo o Parque e a Floresta Estadual do Sucunduri.

Apenas nestas duas áreas, a capacidade de geração de créditos a partir de projetos de REDD+ é superior a 1,3 milhões de toneladas de carbono equivalente (tCO₂e) em 30 anos.

Dos recursos captados, o Agente Executor PODE reter até 15% de taxa administrativa, conforme o Edital nº 002/2023. Do restante, 50% serão obrigatoriamente investidos na UC onde os créditos foram gerados.

Os outros 50% serão destinados ao fundo estadual de Mudanças Climáticas (Femucs), para melhorar as estruturas da gestão ambiental e, custear outros projetos submetidos por entes estaduais.

Foto: Divulgação/SEMA

Desenvolvimento do projeto

A proposta de projeto de REDD+ no Parque Sucunduri será estruturada com base em seu Plano de Gestão. O objetivo da consulta ao Conselho é, além de garantir transparência e autonomia de decisão para os representantes comunitários e instituições parceiras, mapear estratégias para estimular a conservação florestal e aumentar os estoques de carbono na região, fortalecendo o compromisso ambiental do parque.

“Esse projeto PODE agregar inúmeras possibilidades, direta e indiretamente, no sentido de bioeconomia, além de outras atividades voltadas principalmente para a redução de emissões”, afirmou o presidente da Associação Agroextrativista e Turística Barra do Tapajós (AATBT), José Manoel.

O encontro contou com a presença de representantes governamentais, municipais e lideranças comunitárias, todos com participação ativa no Conselho Consultivo. Para Renato Frozzi, gerente da unidade local do Instituto de Desenvolvimento Ambiental do Amazonas (Idam), esta é uma parceria que PODE gerar frutos positivos para a Unidade de Conservação.

“A comunidade ansiava, foi uma demanda do conselho, e hoje temos uma resposta muito rápida pelo Governo do Estado, trazendo essa resposta para que a gente consiga avançar no crédito de carbono dentro das Unidades de Conservação. Tem como hoje a gente trazer muitos benefícios para os nossos comunitários, principalmente, em parcerias com o Município e com as entidades aqui”, declarou.

O post Consultas públicas: Parque Estadual Sucunduri autoriza avanço de tratativas para implementação de projetos de REDD+ apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior FCecon é selecionada para projeto de melhorias de processos de gestão do Ministério da Saúde
Próximo artigo Governador Wilson Lima entrega UTI em Humaitá e interior passa a contar com 41 leitos de alta complexidade

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas reforça integração no combate ao crime transnacional no CCPI Amazônia

11 horas atrás

Governador Wilson Lima assina convênio para recuperação viária e inaugura iluminação pública em Canutama

11 horas atrás

Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Canutama e amplia atendimento para 16 especialidades médicas

13 horas atrás

Em Canutama, governador Wilson Lima fortalece setores primário e social e entrega ajuda humanitária para famílias afetadas pela estiagem

15 horas atrás

Sedurb apresenta ações do Selo Unicef à Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Amazonas

15 horas atrás

Encontro Formativo fortalece práticas pedagógicas nas Escolas em Tempo Integral do Amazonas

16 horas atrás

Sepror profissionaliza mais de três mil produtores rurais em cinco municípios do Amazonas

16 horas atrás

PACs de Manaus aumentam em 61% a oferta de serviços durante Mutirão da Cidadania

16 horas atrás

Seas dá início à capacitação do programa Bolsa Família

16 horas atrás

Sine Amazonas divulga 382 vagas de emprego para esta quarta-feira

17 horas atrás

PC-AM alerta sobre golpe do falso advogado e orienta população a se proteger desse tipo de crime

18 horas atrás

Idam registra mais de 1,9 mil Cartões do Produtor Primário emitidos e renovados em agosto

18 horas atrás
“Uma grande ajuda”: Auxílio Estadual garante dignidade e tratamento a mães atípicas no Amazonas
Mão-pé-boca: FVS-RCP reforça cuidados contra a doença
UGPE promove a 7ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+, no Parque Rio Negro
Mutirão da Cidadania: SSP e Sejusc atendem mais de 10 mil pessoas nos PACs de Manaus
Sedurb e UGPE apresentam programas de infraestrutura urbana durante Congresso de Secretarias Municipais de Saúde
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?