Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Período do Defeso Florestal chega ao fim nesta quinta-feira no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Período do Defeso Florestal chega ao fim nesta quinta-feira no Amazonas
Governo do Amazonas

Período do Defeso Florestal chega ao fim nesta quinta-feira no Amazonas

4 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Corte, arraste e transporte de madeira em Planos de manejo florestal Sustentável voltam a ser permitidos a partir de sexta-feira

Foto: Arquivo/Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) anuncia que esta quinta-feira (15/05) será o último dia do Defeso Florestal 2025, iniciado em 31 de janeiro. Com o fim da restrição, a partir de sexta-feira (16/05), voltam a ser permitidas as atividades de corte, arraste e transporte de madeira nas florestas do estado, desde que devidamente licenciadas.

A suspensão temporária das atividades madeireiras ocorre anualmente durante o período chuvoso na região amazônica, conforme determina a portaria Ipaam nº 011/2025. O objetivo é minimizar os impactos ambientais e preservar o solo e a vegetação durante a estação de maior sensibilidade ecológica.

Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, o Plano de manejo florestal Sustentável (PMFS), devidamente licenciado via Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), será novamente liberado para as atividades de exploração florestal. “A partir dessa data do fim do defeso, os planos de manejo que tiveram relatórios apresentados e não têm qualquer pendência com o órgão terão o acesso ao Sinaflor e ao Documento de Origem Florestal (DOF) liberados para operação”, explicou Picanço.

De acordo com a Gerência de Controle Florestal (GECF), aproximadamente 50 PMFS serão liberados. Os municípios com maior número de planos desbloqueados são Humaitá (9), Lábrea (8) e Manicoré (7).

Foto: Arquivo/Ipaam

A determinação do período de Defeso está fundamentada em legislações como a Resolução Conama nº 406/2009, Resolução Cemaam nº 35/2022, Instrução Normativa IBAMA nº 22/2013 e Lei Estadual nº 3.785/2012. Durante o defeso, o Sinaflor permanece bloqueado para impedir a inclusão de novas declarações de corte.

Licenciamento

Para exercer a atividade de manejo florestal de forma legal, o primeiro passo é possuir o documento de posse da terra. Com ele, o interessado PODE solicitar junto ao Ipaam a Autorização Prévia para Análise Técnica do Plano de manejo florestal Sustentável (Apat).

Após a Apat ser deferida, o empreendedor apresenta o plano de manejo, que passa por avaliação técnica, considerando critérios como inventário florestal, maquinário utilizado, espécies protegidas e volume autorizado de exploração.

Foto: Arquivo/Ipaam

Mais informações sobre os requisitos administrativos para licenciamento de manejo florestal estão disponíveis no site do Ipaam: www.ipaam.am.gov.br. Basta acessar a aba “Serviços”, clicar em “Solicitação de Licença Ambiental” e consultar os itens “3404 ao 3405”.

Denúncias

A Gerência de Fiscalização Ambiental (GEFA) do Ipaam recebe denúncias pelo WhatsApp (92) 98557-9454. As ações de fiscalização seguem intensificadas para coibir práticas irregulares, combater o desmatamento ilegal e garantir a conservação da fauna e flora amazônicas.

O post Período do Defeso Florestal chega ao fim nesta quinta-feira no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto inclui antidepressivos e ansiolíticos na lista de remédios essenciais do SUS
Próximo artigo Governo do Amazonas atende famílias de Manicoré com produtos adquiridos por meio do PAA

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas promove seminário com escolas de samba para projetar Carnaval na Floresta 2026

31 minutos atrás

Com apoio do Governo do Amazonas, Tefé receberá Gincana de Robótica

2 horas atrás

Mão-pé-boca: FVS-RCP reforça cuidados contra a doença

2 horas atrás

UGPE promove a 7ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+, no Parque Rio Negro

17 horas atrás

Mutirão da Cidadania: SSP e Sejusc atendem mais de 10 mil pessoas nos PACs de Manaus

18 horas atrás

Sedurb e UGPE apresentam programas de infraestrutura urbana durante Congresso de Secretarias Municipais de Saúde

19 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de quatro pessoas desaparecidas

19 horas atrás

Sedecti abre consulta pública para contribuições ao Plano Estadual de Bioeconomia

19 horas atrás

Olhares da Amazônia 2: Exposição gratuita destaca vivências de comunidades ribeirinhas no CCPA

19 horas atrás

Apoio técnico da Seas para gestores e técnicos alcança 22 municípios do Amazonas

19 horas atrás

Forças de Segurança apresenta balanço da Operação Shamar no combate à violência contra a mulher

19 horas atrás

Sine Amazonas divulga 237 vagas de emprego para esta terça-feira

21 horas atrás
Com investimentos de R$ 2,4 milhões, Governo do Amazonas inicia as inscrições para o Programa de Apoio à Interiorização
Nota Fiscal Amazonense sorteia 147 mil em prêmios na quarta-feira
SES-AM destaca experiência exitosa de Telessaúde no Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde
Sine Amazonas divulga 143 vagas de emprego para esta segunda-feira
Sepror fomenta cultura do café em Presidente Figueiredo com entrega de 750 mudas para produtores
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?