Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus alerta para risco de abandono do tratamento da sífilis e do pré-natal
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus alerta para risco de abandono do tratamento da sífilis e do pré-natal
Manaus

Prefeitura de Manaus alerta para risco de abandono do tratamento da sífilis e do pré-natal

8 meses atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus alerta para o risco de abandono do tratamento entre as gestantes, potencializando o risco de sífilis congênita, quando ocorre a transmissão da mãe para o bebê na gestação e parto, levando a situações como aborto, parto prematuro, malformação do feto, cegueira, surdez ou morte da recém-nascido.

Entre 2020 e 2024, conforme dados do Boletim Sífilis 2025, elaborado pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), foram notificados, em Manaus, 16.857 casos de sífilis adquirida (casos identificados em adultos com idade superior a 13 anos, excluindo-se as gestantes) e 8.710 em gestantes. Quanto à sífilis congênita, houve, no mesmo período, 1.641 casos em menores de um ano, com 41 óbitos.

A enfermeira Ylara Enmily Costa, técnica do Núcleo de Controle de HIV/Aids, IST e Hepatites Virais da Semsa, observa que, do total de casos de sífilis congênita em Manaus, mais de 80% ocorreram por abandono do pré-natal e do tratamento. “A gestante deve receber um tratamento que geralmente é realizado em três semanas, com aplicação semanal da penicilina, mas como não é um tratamento tão fácil em relação à dor, algumas vezes ela não finaliza o processo para obter a cura. Por isso, a criança acaba sendo notificada e tratada já nas maternidades”, destaca Ylara.

A enfermeira explica que, quando o diagnóstico da sífilis materna é realizado ainda no pré-natal, as chances de se evitar a transmissão vertical chega a 100%, por isso é essencial evitar o abandono do pré-natal e do tratamento para a sífilis.

Em 2024, os dados do momento do diagnóstico da sífilis materna mostram que 42,3% foram ainda no pré-natal, enquanto que 52,4% durante o parto/curetagem, 3,1% foram identificadas após o parto e 2,2% não foram realizados ou não foram preenchidos na ficha de notificação.

Na realização do pré-natal nas Unidades Básicas de saúde da REDE municipal, é ofertado o teste rápido para sífilis para todas as gestantes, iniciando o tratamento o mais rápido possível. Além da gestante, é necessário o tratamento das parcerias sexuais para evitar que haja reinfecção após o tratamento da mãe. A benzilpenicilina benzatina é o único medicamento eficaz na prevenção da sífilis congênita, uma vez que ultrapassa a barreira transplacentária e trata o feto intraútero.

Boletim

Os dados sobre o cenário epidemiológico da sífilis em Manaus foram atualizados no Boletim Sífilis 2025, disponível para consulta no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br), apresentando informações sobre a incidência da doença, número de casos e faixa etária, escolaridade e raça com maior incidência, assim como a evolução dos casos entre 2020 e 2024.

Com o registro de 5.589 casos em 2024, a sífilis continua a ser a infecção sexualmente transmissível (IST) de maior incidência no município de Manaus. Este ano, entre janeiro e 12 de maio, Manaus já registrou 1.121 casos de sífilis em adultos (exceto gestante), 720 casos em gestantes e 96 casos de sífilis congênita.

A secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, explica que o boletim epidemiológico é um instrumento que possibilita que profissionais de saúde, gestores e pesquisadores compreendam a dinâmica da sífilis no município, com informações atualizadas que possam ajudar no desenvolvimento de ações de prevenção e controle da doença.

“Também é uma forma de sensibilizar sobre os riscos relacionados à doença. A sífilis tem tratamento e cura, mas, se não for tratada de forma adequada, PODE trazer sérios prejuízos para a saúde”, alerta Shádia Fraxe.

Para Ylara Enmily Costa, a divulgação do boletim em Manaus é fundamental para monitorar a situação epidemiológica, orientar ações de prevenção e controle, e promover a transparência na gestão.

“O Boletim ainda é uma forma de contribuir para a mobilização dos serviços de saúde e a conscientização da população, que PODE acessar as informações sobre o cenário epidemiológico da sífilis diretamente no site da Semsa”, informa Ylara.

O link de acesso no site é www.manaus.am.gov.br/semsa/unidades/controle-ists-aids-e-hepatites-virais/. 

Sífilis adquirida

A sífilis é uma IST causada pela bactéria Treponema pallidum e é transmitida por relação sexual sem uso de camisinha. Em 2024, foram registrados 3.431 casos de sífilis adquirida, que é notificada quando o paciente tem idade superior a 13 anos, excluindo gestantes. Em 2023, o número de casos foi de 3.440, apontando estabilidade no registro da infecção.

No que diz respeito à faixa etária mais afetada, o Boletim mostra que, em 2024, 66,3% dos casos concentram-se entre 20 e 39 anos, seguidos pela faixa de 40 a 59 anos, com 21,5%. A população entre 10 e 19 anos contribui com 7,8% dos casos, enquanto a faixa etária de 60 anos ou mais compreende 4,0% do total.

“Na distribuição entre os sexos, os dados de 2024 mostram que o registro de casos em homens corresponde a 69,3% das notificações, mantendo a média observada na série histórica entre 2020 e 2024”, aponta a enfermeira.

Sífilis em gestantes

O Boletim Epidemiológico da Sífilis mostra que, entre 2020 e 2024, Manaus apresentou o total de 8.710 casos de sífilis em gestantes. Desse total de casos, 1.741 foram registrados no ano de 2024.

Ylara Costa explica que em relação à idade gestacional, em 2024, 52% das gestantes foram diagnosticadas no primeiro ou segundo trimestre.

“Isso significa que o diagnóstico foi feito em tempo oportuno para o início do tratamento e, consequentemente, afastando a possibilidade de transmissão vertical, da mãe para o bebê. A preocupação é que, em comparação com o ano de 2022, esse percentual registrou uma redução de 8,7% no ano passado. Então, é tão importante que a mulher procure uma unidade de saúde para iniciar o pré-natal o mais rápido possível”, alerta Ylara.

Os dados do Boletim mostram ainda que, no ano passado, o maior número de gestantes notificadas com sífilis foi na faixa etária de 20 a 29 anos, representando 75,1%. A faixa etária que compreende as adolescentes (de 10 a 19 anos) contribuiu com 22,3%.

— — —
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Protegidos Mesmo na Tempestade: O Que o Salmo 91 Ensina à Geração Z?
Próximo artigo Projeto cria rede de proteção para idosos contra práticas abusivas em jogos de azar

Mais notícias desta categoria

Chuvas em Manaus geram 22 chamados e Defesa Civil atende ocorrências em 23/1 com ação rápida

5 horas atrás

Recuperação asfáltica avança nas ruas Carauari, Miracema e Araguacema em Manaus e reforça infraestrutura local

8 horas atrás

Recuperação asfáltica na rua Águas Marinhas melhora tráfego na zona Leste de Manaus

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera drenagem profunda na avenida Curaçao após danos por chuvas e descarte irregular

8 horas atrás

Colônia de férias No Quintal do Parque reúne cerca de 40 crianças em Manaus com oficinas de Kung Fu e Yoga Kids

10 horas atrás

Chuvas em Manaus mobilizam Defesa Civil e geram 17 ocorrências atendidas até 23/1

10 horas atrás

Manaus conquista assento no Conselho Superior do CG-IBS e integra decisões da Reforma Tributária nacional

10 horas atrás

Queda de árvore na avenida Darcy Vargas causa desvio e mobilização de equipes da Prefeitura em Manaus na tarde de 23/1

11 horas atrás

Chuvas em Manaus: Prefeitura registra nove chamadas atendidas pela Defesa Civil até 23/1 e mantém monitoramento

11 horas atrás

IPTU 2026 em Manaus já pode ser consultado e pago pelo Manaus Atende com descontos e prazos definidos

12 horas atrás

Procon Manaus realiza capacitação sobre LGPD para servidores e estagiários no shopping Phelippe Daou em 22/1 com foco em dados pessoais

12 horas atrás

Manaus entra na lista de destinos tendência e debate estratégias para consolidar o turismo em Manaus como destino global permanente

13 horas atrás
Prefeitura de Manaus inicia serviço de contenção de erosão na rua Ladário com drenagem profunda e desvio de rede
Falecimento de David Benedito, filho do prefeito de Manaus, confirmado em 23/1 e causa luto na Prefeitura
Oficina de música em colônia de férias da Prefeitura de Manaus reúne crianças de 3 a 5 anos no parque Cidade da Criança
Prefeitura de Manaus implanta semáforo em frente à escola para aumentar a segurança viária na zona Norte
Recuperação asfáltica mobiliza Seminf e avança em ruas do Coroado, zona Leste de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?