Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Plenário pode votar projeto que altera número de deputados e proposta sobre marco legal para concessões
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Plenário pode votar projeto que altera número de deputados e proposta sobre marco legal para concessões
Nacional

Plenário pode votar projeto que altera número de deputados e proposta sobre marco legal para concessões

6 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

05/05/2025 – 09:44  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Plenário durante sessão deliberativa

A Câmara dos Deputados começa nesta segunda-feira (5) a semana de esforço concentrado, com votações diárias até a quinta-feira (8). A sessão de hoje começa às 18 horas. A pauta tem 21 projetos de lei.

Dois projetos foram incluídos na pauta pelos líderes partidários após a última reunião. O primeiro é o projeto de lei complementar (PLP) 177/23, que muda as regras do número de deputados nas bancadas estaduais. Com o aumento da população, alguns estados ficaram sub-representados, e o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou à Câmara revisar até junho a distribuição das cadeiras de deputados federais, levando em consideração o Censo de 2022.

Em entrevista no início do ano, o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu um amplo acordo para definição das novas regras.

Outro projeto incluído na pauta foi o que institui um NOVO marco legal para as concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) (PL 7063/17). O texto unifica normas sobre concessões, PPPs e fundos de investimento em infraestrutura. O relator é o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP).

Segundo Arnaldo Jardim, o projeto que aperfeiçoa a legislação sobre concessões e PPPs. Ele destaca que, como a capacidade do investimento do orçamento é limitada, as concessões e aas PPPs repreentam avanços importantes em termos de investimentos de infraestrutura e estão transbordando para a área social.

Veja a pauta completa

violência nas escolas
Outro projeto em pauta é o PL 5669/23, da deputada Luisa Canziani (PSD-PR) e outros, que cria a Política de Prevenção e Combate à violência em Âmbito Escolar (Prever), a ser implementada pela UNIÃO em cooperação e colaboração com estados e municípios.

A prioridade será para as escolas públicas da educação básica. As ações deverão fazer parte de planos estaduais e municipais orientados por um plano nacional.

Jogos e REDE social
Já o Projeto de Lei 3224/24, do deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), cria uma campanha nacional sobre a utilização consciente da tecnologia digital, inclusive jogos eletrônicos e REDE social.

O texto conta com parecer preliminar da relatora, deputada Duda Salabert (PDT-MG), que prevê a realização da campanha em todo mês de abril. Além das redes e dos jogos, o tema abrangerá a utilização de programas computacionais, softwares e similares conectados à internet ou a outra REDE de comunicações.

Outras propostas
Os deputados podem votar ainda: projeto que permite usar as multas de trânsito para financiar habilitação de motoristas de baixa renda (PL 3965/21); proposta que aumenta as penas por tráfico de animais silvestres (PL 347/03); e o projeto que obriga o registro em cartório da transmissão de bens entre concessionárias de energia (PL 6234/19).

Da Redação – RL

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão ouve ministro Mauro Vieira sobre asilo a ex-primeira dama peruana
Próximo artigo Comissão debate patrimônio histórico da comunidade polonesa no Brasil

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova uso de tecnologias da informação contra transtornos cognitivos em pessoas idosas

3 horas atrás

Comissão aprova programa nacional para qualificar e apoiar microempreendedores individuais

3 horas atrás

Comissão debate atividades da Confederação Brasileira do Desporto Universitário

4 horas atrás

Motta: Marco Legal de Combate ao Crime Organizado preserva proposta do governo e endurece penas

4 horas atrás

Hugo Motta anuncia relator do projeto que cria Marco Legal do Combate ao Crime Organizado

3 dias atrás

Comissões debatem novas relações de trabalho e o papel do Judiciário

3 dias atrás

CCJ aprova prioridade em matrícula para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica

3 dias atrás

Comissão aprova regulamentação da profissão de mergulhador profissional

3 dias atrás

CCJ aprova criminalização de uso de drones por facções

3 dias atrás

Comissão aprova obrigação de obras licenciadas adotarem medidas de prevenção de desastres

3 dias atrás

Comissão aprova ampliação de prazos e novas regras para proteção de cultivares

3 dias atrás

Financiamento e determinação Climática: REDE CENARIUM Promete se Aprofundar nos Bastidores Políticos da COP30 em Belém

3 dias atrás
Comissão aprova projeto que obriga hospitais a orientar pais de recém-nascidos sobre primeiros socorros
Comissão aprova projeto para incentivar inclusão de mulheres na ciência
CCJ aprova programa de combate ao câncer de pele entre pescadores e trabalhadores rurais
Decisões da COP30 repercutem positivamente entre deputados
Relator diz que PEC da Segurança Pública abre debate sobre o papel da União e dos estados; assista
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?