Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus une limpeza e educação ambiental para revitalizar o igarapé do Passarinho
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus une limpeza e educação ambiental para revitalizar o igarapé do Passarinho
Manaus

Prefeitura de Manaus une limpeza e educação ambiental para revitalizar o igarapé do Passarinho

6 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Uma das áreas mais populosas da zona Norte da capital está sendo palco de uma força-tarefa que vai muito além da limpeza urbana. Desde a última terça-feira, 29/4, a Prefeitura de Manaus realiza uma megaoperação de dragagem, desassoreamento, capinação, limpeza de margens e desobstrução de bueiros ao longo dos mais de 7 quilômetros do igarapé do Passarinho, no bairro Monte das Oliveiras.

A ação, liderada pela Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp), mobiliza cerca de 400 garis e uma equipe estratégica de 40 educadores ambientais, que atuam de forma integrada para mudar a realidade do local, tanto no aspecto físico quanto no cultural.

Neste sábado, 3/5, os educadores ambientais continuam atuando intensamente no bairro, visitando casa a casa, sensibilizando os moradores sobre o impacto do descarte irregular de resíduos, especialmente quando esse lixo vai parar nos igarapés.

O secretário da Semulsp, Sabá Reis, ressalta que essa iniciativa é fruto de uma orientação direta do prefeito David Almeida: cuidar dos igarapés com responsabilidade e envolver a população nesse processo.

“O prefeito David Almeida nos pediu que fôssemos além da limpeza, que tratássemos o igarapé como o que ele é: parte viva da cidade. Não se trata apenas de remover lixo, mas de despertar consciência. Estamos aqui com centenas de garis e dezenas de educadores ambientais fazendo esse trabalho de Cidadania. Cada morador sensibilizado é uma vitória. O igarapé agradece e Manaus também”, destacou Reis.

Durante os primeiros dias da operação, mais de 10 pontos de descarte irregular — as chamadas lixeiras viciadas — foram identificados ao longo do curso d’água. Esses locais estão sendo limpos pelas equipes operacionais e, segundo a Semulsp, receberão coletores apropriados para evitar o retorno da prática nociva ao meio ambiente e à saúde pública.

“Antes eu achava que jogar um restinho de comida ou uma sacola de lixo no canto da rua não tinha problema. Agora entendi que tudo isso vai parar dentro do igarapé. O pessoal veio aqui, explicou, mostrou foto, vídeo… fiquei até com vergonha. Vou mudar, já estou separando meu lixo”, contou Josenilda Lima, moradora da região há mais de 20 anos.

Segundo a coordenadora da equipe de educação ambiental da Semulsp, Miriam Silva, o trabalho é contínuo e fundamental. “Não adianta limpar se as pessoas não entenderem que o igarapé não é lixeira. Nossa missão é explicar, sensibilizar, mostrar que o lixo que a gente joga volta para a gente em forma de alagamento, doença e poluição. Quando a informação chega com respeito, o morador escuta. É uma mudança que começa devagar, mas é permanente”, afirmou Miriam.

As ações no Monte das Oliveiras devem continuar ao longo da próxima semana. A expectativa é que a operação traga não só resultados visíveis nas águas do igarapé do Passarinho, mas também transforme comportamentos e devolva dignidade ambiental à região.

— — —

Texto – Dora Tupinambá / Semulsp

Fotos – Divulgação / Semulsp

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura realiza primeira edição do projeto ‘Procon Manaus nos Bairros’ em 2025
Próximo artigo Prefeitura realiza mais de 5 mil cremações de animais em 2025

Mais notícias desta categoria

Via do Jorge Teixeira é contemplada com o ‘Plano de Verão’

6 horas atrás

Prefeitura recupera rede de drenagem no bairro Compensa

6 horas atrás

Pavimentação da vicinal Santa Cecília no ramal Água Branca

7 horas atrás

Finalização da limpeza e implantação da geomanta na avenida Mário Ypiranga

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus revitaliza rua do bairro Novo Aleixo

7 horas atrás

Visa Manaus recebe visita de alunos de Medicina da Ufam

10 horas atrás

Dez unidades de saúde da Prefeitura de Manaus ofertam vacinação contra influenza neste sábado

11 horas atrás

Auriculoterapia terá reforço de mais profissionais capacitados

11 horas atrás

Gestores da prefeitura participam de congresso do Fonajus

11 horas atrás

Com investimento superior a R$ 3 milhões, Prefeitura de Manaus lança edital para o desfile das escolas de samba 2026

12 horas atrás

Operação especial de trânsito para corrida neste domingo, 9/11

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus monta operação de trânsito e transporte para provas do Enem neste domingo

13 horas atrás
Ação de saúde na abertura do ‘Novembro Diabetes Azul’
Prefeitura de Manaus promove manhã de saúde para idosos
‘Plano de Verão’ realiza reparo asfáltico em ruas do bairro Tarumã
Prefeitura de Manaus marca Dia da Malária nas Américas com orientação às comunidades rurais
Prefeitura realiza fiscalização em transporte executivo
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?