Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Coari apresenta contribuições para o futuro da bioeconomia no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Coari apresenta contribuições para o futuro da bioeconomia no Amazonas
Governo do Amazonas

Coari apresenta contribuições para o futuro da bioeconomia no Amazonas

8 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Diálogo, valorização dos saberes tradicionais e planejamento participativo marcaram a nova etapa do plano, que já passou por seis municípios do interior

Fotos: Divulgação/Sedecti

O município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), na região do Médio Solimões, foi o mais recente a receber os diálogos municipais para a construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas, iniciativa do Governo do Amazonas, coordenada pela Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). O encontro, nesta terça-feira (29/04), reuniu representantes do poder público, academia, organizações da sociedade civil e comunidades tradicionais.

O objetivo da escuta é debater os caminhos possíveis para um modelo de desenvolvimento sustentável que respeite a floresta e valorize as vocações locais. O Governo do Estado, por meio da Sedecti, tem promovido os encontros em diferentes municípios para a elaboração de um plano construído de forma democrática e multissetorial. Nesta etapa, com apoio logístico da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

A chefa do Departamento de Bioeconomia e Ações Estratégicas (DBA), Milena Barker, destacou o compromisso do Governo do Amazonas em ouvir quem conhece a realidade local. E reforçou que a iniciativa percorrerá os 62 municípios do estado.

“A proposta foi ouvir quem vive aqui e conhece as realidades do município. Os diálogos são necessários para que o Amazonas cresça respeitando a floresta, valorizando os saberes tradicionais e promovendo o desenvolvimento. Agradecemos a todos que participaram. Em breve, teremos um plano de bioeconomia feito a muitas mãos”, afirmou a gestora.

Fotos: Divulgação/Sedecti

As escutas já foram realizadas nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant, Tabatinga, Manacapuru e NOVO Airão. Em cada local, o foco tem sido o de compreender as especificidades regionais e garantir que as propostas locais estejam refletidas no plano estadual.

A secretária municipal de Meio Ambiente de Coari, Mayza Angst, reforçou a importância da integração entre Estado e município para que a bioeconomia seja realidade no território. “Tivemos um momento participativo e colaborativo, em que foi apresentada a realidade do município para que seja levada ao plano estadual e, também, pensarmos no plano municipal. É essencial que essa temática seja trabalhada em Coari”, disse.

A escuta ativa envolveu, ainda, lideranças locais como a presidente da Colônia de Pescadores de Coari, Raimunda Célia. Para ela, o momento é histórico. “Nunca nos ouviram. Nunca reuniram as categorias, sejam elas de base, locais, estaduais, municipais ou federais. Estou feliz de participar de um plano tão importante para todos nós. Precisamos preservar o que já existia, incentivar os nossos povos tradicionais e fortalecer a pesca”, destacou.

A participação acadêmica também foi destaque, com a presença da diretora do Instituto de saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Coari, Vera Lúcia Bentes. “É um momento ímpar. O município precisa verificar suas demandas e anseios. Esperamos que todos os eixos discutidos possam fazer parte do relatório e que possamos avaliar o que conseguimos construir aqui”, avaliou.

Representando os povos indígenas, Edson Cambeba, comunicador do povo Mago Cambeba e diretor da UNIÃO dos Povos Indígenas de Coari, enfatizou o papel das populações originárias na construção do plano. “Nós, enquanto indígenas, precisamos estar nesses espaços de discussão, principalmente quando se trata da bioeconomia do Amazonas. A floresta é nossa casa. E queremos contribuir com ideias que beneficiem o nosso povo e o estado”, afirmou.

Fotos: Divulgação/Sedecti

A próxima etapa dos encontros territoriais segue o calendário da Sedecti, com a previsão de novos municípios na construção participativa do Plano Estadual de Bioeconomia. Estão programadas para a próxima semana as escutas em Codajás, Santa Isabel do Rio Negro, Amaturá, Tefé, Alvarães, Borba, Fonte Boa, Manicoré, Maraã, Uarini, Jutaí, Barcelos, Japurá, Ipixuna e Guajará.

O post Coari apresenta contribuições para o futuro da bioeconomia no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governador Wilson Lima solicita apoio do ministro da Saúde para ampliar ações no Amazonas
Próximo artigo Com apoio da prefeitura, Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa define propostas para fortalecer políticas públicas em Manaus

Mais notícias desta categoria

Planificação da atenção à saúde do Amazonas é destaque em conferência nacional em Brasília com redução na mortalidade materna

3 horas atrás

Webinar no Amazonas aborda panorama epidemiológico da mortalidade materno-infantil e raça/cor

3 horas atrás

Ipaam realiza oficina técnica sobre Termo de Referência para material botânico e adapta procedimentos ao Ibama

8 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre três desaparecidos em Manaus

8 horas atrás

Capacitação do Projeto Mobilizar e Agir qualifica mais de 600 profissionais da rede de proteção no Amazonas

9 horas atrás

Programa Asfalta Amazonas investe R$ 15 milhões e pavimenta 10 quilômetros em Boca do Acre pelo governo do estado

9 horas atrás

‘Jazz Natalino’: Clássicos ganham releitura em espetáculo jazzístico no palco do Teatro Amazonas

9 horas atrás

Exposição no Largo de São Sebastião mostra artesanato indígena de Manaus até 6 de janeiro de 2026

10 horas atrás

Governo do Amazonas apresenta moradia sustentável feita com plástico reciclado e inaugura centro de reciclagem em Manaus

10 horas atrás

Governo do Amazonas abre matrículas para colônia de férias do Pelci na Vila Olímpica com vagas para crianças de 5 a 17 anos

11 horas atrás

Olimpíada virtual de História e Geografia com Wordwall aumenta interesse e interação entre alunos do Amazonas

11 horas atrás

Idam registra 8.136 Cartões do Produtor Primário no Amazonas e 1.245 em novembro

11 horas atrás
Espetáculo O Encanto dos Dois Mundos estreia no Teatro Gebes Medeiros em 16/12 com apoio do Governo do Amazonas
Isabella Cardoso se prepara para o Campeonato Brasileiro de Xadrez Sub-12 em maio de 2026 em Recife
Projeto Padaria Artesanal encerra atividades de 2025 e forma novos empreendedores no Amazonas
Socioeducando do Centro Dagmar Feitoza conclui o Ensino Médio em formatura ensino medio sejusc realizada em Manaus
Polícia Militar do Amazonas lança revista comemorativa pelos 45 anos da primeira turma feminina da corporação
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?