Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas analisa potencial ornamental de folhas e frutos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas analisa potencial ornamental de folhas e frutos
Governo do Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas analisa potencial ornamental de folhas e frutos

7 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Projeto faz parte do Programa Mulheres das Águas, da Fapeam

Foto: Acervo da pesquisadora Denise Garcia

Identificar espécies amazônicas com potencial ornamental que possam ser cultivadas pelas populações locais, especialmente mulheres, é o objetivo de um projeto apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa Mulheres das Águas.

O estudo “Nem tudo são flores: potencial ornamental de folhas e frutos de aráceas amazônicas” é coordenado por Denise Garcia de Santana, doutora em Estatística e Experimentação Agronômica, com experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

A pesquisa foi realizada no Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM). Os estudos foram feitos em Tefé (distante a 523 quilômetros da capital), Alvarães (a 531 quilômetros) e Uarini (a 565 quilômetros).

De acordo com a pesquisa, a comercialização de plantas ornamentais no país ainda está concentrada em espécies classificadas como exóticas. A ideia do projeto é selecionar entre três e cinco espécies da família Araceae, como epífitas, hemiepífitas e terrestres, que tenham características favoráveis. O conhecimento técnico adequado para manejo, cultivo e investimento em recursos para pesquisa, produção e comercialização podem auxiliar na inserção destas no mercado.

O foco do projeto é a sustentabilidade do sistema de produção de espécies ornamentais. A pesquisadora explica que a produção de substratos, materiais que contribuem para o crescimento das plantas, feitos à base de resíduo do processamento de castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa H.B.K) PODE garantir um melhor desenvolvimento das espécies estudadas.

A escolha deve-se ao impacto que esses resíduos têm na cadeia produtiva na região Norte do país. A casca da amêndoa (tegumento) e do ouriço (fruto) contêm nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas. Segundo o estudo, as espécies de Araceae da flora amazônica apresentaram desenvolvimento pleno, da germinação até a floração.

Fotos: Acervo da pesquisadora Denise Garcia

“Na Amazônia, especificamente no Médio Solimões, o cultivo de espécies da flora brasileira, especialmente com potencial ornamental, deve priorizar substratos a base de resíduos vegetais, uma vez que o solo não é um recurso renovável”, descreveu Denise Garcia.

Ela afirma que o acesso ao patrimônio genético das espécies analisadas deve seguir os procedimentos exigidos pela legislação brasileira e estadual. Considerando a demanda por espécies nativas no paisagismo, a pesquisadora acredita que o interesse da sociedade por recursos naturais a partir do processo comercial PODE aumentar o interesse pela conservação das espécies.

Para Denise Garcia, a contribuição deste estudo a longo prazo está na constatação de que além da casca de castanha, o caroço do açaí também PODE servir como matéria-prima na formação de substratos comerciais. Crus, parcialmente compostados ou carbonizados, funcionam como fontes de nutrientes para adubos organominerais. E além disso, estão acessíveis às comunidades.

“Deve-se considerar a grande produção de resíduo vegetal de castanha e açaí em cidades amazônicas e o imenso potencial de uso de forma bruta para cultivos de espécies epífitas como as indicadas na pesquisa”, detalhou.

As espécies analisadas na pesquisa costumam ser comercializadas por mulheres em feiras e exposições de comunidades locais no Médio Solimões. Denise Garcia defende que além da geração de renda para pequenos agricultores, a identificação e a valorização de espécies nativas também fortalecem a identidade regional. Por esse motivo, é importante conhecer o potencial de cada espécie, estabelecer protocolos para o manejo e cultivo, promover estratégias para comercialização e organizar oficinas de capacitação técnica.

Apoio da Fapeam

“Fundações de Amparo, como a Fapeam, são importantes porque reconhecem a necessidade de avanços em áreas específicas do conhecimento e estabelecem as prioridades no Estado”, avaliou a coordenadora do projeto.

Programa Mulheres das Águas

Inserido no Movimento Mulheres e Meninas na Ciência da Fapeam, o Programa Mulheres das Águas é uma iniciativa inédita do Governo do Amazonas que ampara pesquisas aplicadas e d inovação, ou de transferência tecnológica, coordenadas por pesquisadoras, com a finalidade de incentivar o protagonismo feminino na liderança de projetos científicos, que contribuam para a resolução ou minoração de problemas específicos dos municípios do interior.

O post Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas analisa potencial ornamental de folhas e frutos apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Amazonas divulga 164 vagas de emprego para esta terça-feira
Próximo artigo Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta segunda-feira

Mais notícias desta categoria

Amazonas sedia Reunião Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro com representantes dos estados

10 horas atrás

Câmara de Mediação da Saúde do Amazonas conquista 1º lugar em Premiação do CNJ

10 horas atrás

Exposição coletiva celebra os 20 anos da Galeria do Largo e destaca a criatividade do Amazonas

12 horas atrás

Sine Amazonas divulga 308 vagas de emprego para esta segunda-feira

12 horas atrás

Preme 2026: Governo do Amazonas lança edital para fornecimento de alimentos do cardápio das escolas estaduais

15 horas atrás

Imprensa Oficial celebra cinco anos dos Serviços Editoriais com ampliação da produção e novas perspectivas

16 horas atrás

Carnaval na Floresta: Construção dos galpões das escolas de samba do Grupo de Acesso começa na próxima semana

1 dia atrás

Com apoio do Governo do Amazonas, Gol do Brasil incentiva formação esportiva e inclusão social em Manaus

1 dia atrás

Ipaam multa posseiro em mais de R$ 24,3 milhões pelo maior desmatamento do ano em Borba

1 dia atrás

Coral do Amazonas encanta o público com o concerto ‘Joias do Barroco’ no Palácio Rio Negro

1 dia atrás

Governador Wilson Lima entrega sete novas viaturas e reforça a segurança em Tabatinga

2 dias atrás

IML busca por familiares de Irany Santos de Lima que faleceu em Manaus

2 dias atrás
Governo do Amazonas conclui ciclo de capacitações e avança na implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta
Governador Wilson Lima fortalece desenvolvimento de Tabatinga com nova fábrica envasadora de água e investimentos em infraestrutura
Operação Cavalo de Tróia: PC-AM prende sete integrantes de grupo criminoso suspeito de aplicar golpes em idosos
Governo do Amazonas lança ‘O Mundo Encantado do Natal’ e reforça ações integradas de órgãos estaduais no período festivo
Cigás e parceiros definem detalhes finais para o 11⁰ +9 da Rede de Gás Natural
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?