Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas analisa potencial ornamental de folhas e frutos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas analisa potencial ornamental de folhas e frutos
Governo do Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas analisa potencial ornamental de folhas e frutos

3 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
Potencial ornamental de folhas e frutos Denise Garcia 6 768x1024 1

Projeto faz parte do Programa Mulheres das Águas, da Fapeam

Potencial ornamental de folhas e frutos Denise Garcia 6 768x1024 1
Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas analisa potencial ornamental de folhas e frutos

Foto: Acervo da pesquisadora Denise Garcia

Identificar espécies amazônicas com potencial ornamental que possam ser cultivadas pelas populações locais, especialmente mulheres, é o objetivo de um projeto apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa Mulheres das Águas.

O estudo “Nem tudo são flores: potencial ornamental de folhas e frutos de aráceas amazônicas” é coordenado por Denise Garcia de Santana, doutora em Estatística e Experimentação Agronômica, com experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

A pesquisa foi realizada no Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM). Os estudos foram feitos em Tefé (distante a 523 quilômetros da capital), Alvarães (a 531 quilômetros) e Uarini (a 565 quilômetros).

De acordo com a pesquisa, a comercialização de plantas ornamentais no país ainda está concentrada em espécies classificadas como exóticas. A ideia do projeto é selecionar entre três e cinco espécies da família Araceae, como epífitas, hemiepífitas e terrestres, que tenham características favoráveis. O conhecimento técnico adequado para manejo, cultivo e investimento em recursos para pesquisa, produção e comercialização podem auxiliar na inserção destas no mercado.

O foco do projeto é a sustentabilidade do sistema de produção de espécies ornamentais. A pesquisadora explica que a produção de substratos, materiais que contribuem para o crescimento das plantas, feitos à base de resíduo do processamento de castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa H.B.K) pode garantir um melhor desenvolvimento das espécies estudadas.

A escolha deve-se ao impacto que esses resíduos têm na cadeia produtiva na região Norte do país. A casca da amêndoa (tegumento) e do ouriço (fruto) contêm nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas. Segundo o estudo, as espécies de Araceae da flora amazônica apresentaram desenvolvimento pleno, da germinação até a floração.

Potencial ornamental de folhas e frutos Denise Garcia 5 576x1024 1
Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas analisa potencial ornamental de folhas e frutos
Potencial ornamental de folhas e frutos Denise Garcia 1 766x1024 1
Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas analisa potencial ornamental de folhas e frutos
Fotos: Acervo da pesquisadora Denise Garcia

“Na Amazônia, especificamente no Médio Solimões, o cultivo de espécies da flora brasileira, especialmente com potencial ornamental, deve priorizar substratos a base de resíduos vegetais, uma vez que o solo não é um recurso renovável”, descreveu Denise Garcia.

Ela afirma que o acesso ao patrimônio genético das espécies analisadas deve seguir os procedimentos exigidos pela legislação brasileira e estadual. Considerando a demanda por espécies nativas no paisagismo, a pesquisadora acredita que o interesse da sociedade por recursos naturais a partir do processo comercial pode aumentar o interesse pela conservação das espécies.

Para Denise Garcia, a contribuição deste estudo a longo prazo está na constatação de que além da casca de castanha, o caroço do açaí também pode servir como matéria-prima na formação de substratos comerciais. Crus, parcialmente compostados ou carbonizados, funcionam como fontes de nutrientes para adubos organominerais. E além disso, estão acessíveis às comunidades.

“Deve-se considerar a grande produção de resíduo vegetal de castanha e açaí em cidades amazônicas e o imenso potencial de uso de forma bruta para cultivos de espécies epífitas como as indicadas na pesquisa”, detalhou.

As espécies analisadas na pesquisa costumam ser comercializadas por mulheres em feiras e exposições de comunidades locais no Médio Solimões. Denise Garcia defende que além da geração de renda para pequenos agricultores, a identificação e a valorização de espécies nativas também fortalecem a identidade regional. Por esse motivo, é importante conhecer o potencial de cada espécie, estabelecer protocolos para o manejo e cultivo, promover estratégias para comercialização e organizar oficinas de capacitação técnica.

Apoio da Fapeam

“Fundações de Amparo, como a Fapeam, são importantes porque reconhecem a necessidade de avanços em áreas específicas do conhecimento e estabelecem as prioridades no Estado”, avaliou a coordenadora do projeto.

Programa Mulheres das Águas

Inserido no Movimento Mulheres e Meninas na Ciência da Fapeam, o Programa Mulheres das Águas é uma iniciativa inédita do Governo do Amazonas que ampara pesquisas aplicadas e d inovação, ou de transferência tecnológica, coordenadas por pesquisadoras, com a finalidade de incentivar o protagonismo feminino na liderança de projetos científicos, que contribuam para a resolução ou minoração de problemas específicos dos municípios do interior.

O post Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas analisa potencial ornamental de folhas e frutos apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Setemp Sine AM Foto Jamille Silva 2 1024x683 1 Sine Amazonas divulga 164 vagas de emprego para esta terça-feira
Próximo artigo Secom Diego Peres Operacao Cheia 2025 Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta segunda-feira

Mais notícias desta categoria

Fotos Lincoln Ferreira Sejusc Cidadania CRDQ 1 1024x680 1

Sejusc leva ações de cidadania e direitos humanos a pacientes em tratamento de dependência química

51 minutos atrás
Governador Wilson Lima entrega telessalas em Autazes e consolida avanco do atendimento digital no interior 1 foto Arthur Castro Secom 1024x682 1

Governador Wilson Lima entrega telessalas em Autazes e consolida avanço do atendimento digital no interior

51 minutos atrás
Educacao JEAs Natacao Adson Familia Foto Eduardo Cavalcante 1024x682 1

JEAs 2025: Natação estreia com medalhas para alunos da rede estadual do Amazonas

52 minutos atrás
SSP AM CIN MANAQUIRI DALVA PEREIRA FOTOS VICTOR LEVY SSP AM 02 1024x768 1

Carteira de Identidade Nacional passa a ser emitida de forma on-line em Manaquiri

3 horas atrás
PMAM NOVAS MOTOS ROCAM FOTO ANTONIO FAUSTINO SECOM 1024x536 1

Novas viaturas e motocicletas da Polícia Militar do Amazonas já operam em Manaus e reforçam policiamento ostensivo

3 horas atrás
SEDECTI AmazonasChipre BrunoLeao 1 1024x683 1

Amazonas e Chipre firmam acordo de cooperação técnica para fortalecer relações comerciais

4 horas atrás
Espetaculo Ruina DIVULGACAO 717x1024 1

Espetáculo ‘Ruína’ traz reflexão sobre as queimadas na Amazônia por meio da dança

4 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 22 at 153651 1 1024x682 1

Amazonastur promove ação integrada de ordenamento e capacitação turística em Presidente Figueiredo

4 horas atrás
Educacao VIII Congresso Internacional de Educacao Ambiental Foto Euzivaldo Queiroz 1024x682 1

Secretaria de Educação apresenta iniciativas inovadoras no 8º Congresso Internacional de Educação Ambiental

4 horas atrás
BOLETIM CHEIA WEB 2207 1024x576 1

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta terça-feira (22/07)

5 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 21 at 135544 1024x768 1

Sine Amazonas divulga 199 vagas de emprego para esta quarta-feira

5 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 22 at 133250 1 1024x768 1

Seinfra avança com a pavimentação do sistema viário de Urucurituba

6 horas atrás

ADS prorroga prazo para envio de documentos para credenciamento na Subvenção Econômica da Juta e Malva

Festival Folclórico do Amazonas celebra identidade, resistência e orgulho cultural

Governo do Amazonas garante assistência em saúde em grandes eventos, em Manaus

FVS-RCP adota modelo de gestão ágil para aprimorar ações de saúde no Amazonas

Cidadania: PACs já emitiram mais de 10 mil declarações para segunda via gratuita de certidões em 2025

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?