A entrega das propostas para as OSCs interessadas começa nesta segunda-feira, 28/4, e poderá ser feita no protocolo da Manauscult, na rua Visconde de Mauá, nº 73, Centro, das 8h às 17h, e segue até 27 de maio de 2025, conforme regras estabelecidas no edital, disponível no site oficial da fundação.
O projeto será realizado em três etapas, entre julho e setembro, e oferecerá cursos como “Desenvolvimento do Ecossistema do turismo Local”, “empreendedorismo no turismo” e “Inclusão Digital e Marketing Pessoal”, contemplando uma formação completa voltada para as exigências do mercado turístico atual.
Para o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, o lançamento desse edital marca um avanço significativo na política pública de turismo na capital.
“O turismo de base comunitária é uma ferramenta poderosa de geração de renda e fortalecimento cultural. Investir na qualificação dos moradores dessas áreas é garantir que o crescimento do setor aconteça de forma sustentável, respeitando a identidade das comunidades e ampliando as oportunidades de trabalho e empreendedorismo local”, destacou.
Desde 2018, a Manauscult não realizava um edital nesse formato e, pela primeira vez, a diretoria de turismo lidera um processo voltado exclusivamente para o fortalecimento de comunidades turísticas.
A diretora de turismo da Manauscult, Oreni Braga, também reforçou a importância da iniciativa. “Estamos trabalhando para tornar o turismo de Manaus mais inclusivo e competitivo. Capacitar as comunidades é investir na excelência do atendimento, na preservação ambiental e na valorização do nosso patrimônio cultural. Este edital é um passo essencial para integrar mais pessoas à cadeia produtiva do turismo”, afirmou Oreni.
A ação reafirma o compromisso da gestão municipal em fomentar políticas públicas de turismo que promovam desenvolvimento econômico, geração de renda e inclusão social, transformando as comunidades em protagonistas da atividade turística em Manaus.
— — —
Texto – Jéssica Trajano/Manauscult
Fotos – Thelson Souza/Manauscult