Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Sancionada lei que agrava pena em crime de violência contra a mulher com uso de IA
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Sancionada lei que agrava pena em crime de violência contra a mulher com uso de IA
Nacional

Sancionada lei que agrava pena em crime de violência contra a mulher com uso de IA

6 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

25/04/2025 – 17:30  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

 Jandira Feghali, autora da proposta

O crime de violência psicológica contra a mulher praticado com o uso de inteligência artificial (IA) ou de qualquer outra tecnologia que altere imagem ou voz da vítima terá a pena agravada. A Lei 15.123/25, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicada no Diário Oficial da UNIÃO desta sexta-feira (25).

De acordo com a norma, a pena de reclusão de seis meses a dois anos e multa será aumentada da metade.

De autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o Projeto de Lei 370/24 foi uma das pautas de importância para a causa feminina aprovada durante o Mês da Mulher. O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em março do ano passado e pelo Senado em março deste ano.

Jandira Feghali ressaltou a importância de garantir proteção a mulheres e meninas que vêm sofrendo agressão com essas novas tecnologias. Segundo a deputada, quem comete esse tipo de crime emprega a inteligência artificial para criar deepfakes – imagens, vídeos ou áudios falsos que parecem autênticos – e, assim, falsificar fotografias e vídeos de cunho sexual.

“A inteligência artificial consegue colocar voz, rosto e corpos de meninas, adolescentes e mulheres, simulando com muita precisão para fazer crimes que afetem a reputação, a dignidade e a psicologia dessas mulheres”, afirmou.

violência psicológica
Conforme o Código Penal, a violência psicológica contra a mulher é causada por dano emocional que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise a degradar ou a controlar ações, comportamentos, crenças e decisões.

Esse crime PODE ocorrer por meio de ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação da mulher.

Uma das formas mais atuais é a utilização de deepfakes: vídeos ou imagens falsificadas por IA envolvendo mulheres reais. Essas produções geralmente incluem a divulgação de conteúdos pornográficos falsos simulando nudez e, muitas vezes, são usadas como forma de ameaça, constrangimento, humilhação e chantagem.

Da Redação – GM
Com informações da Agência Senado

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Salmo 23: O Poder do Consolo e as Músicas Que Tocam a Alma
Próximo artigo Profissionais de saúde celebram o Dia dos Povos Indígenas

Mais notícias desta categoria

Câmara aprova projeto que inclui a cidade de Pacaraima (RR) na área de livre comércio de Boa Vista

2 horas atrás

“Câmara não permitirá abusos contra consumidores”, diz Motta ao elogiar gratuidade no despacho de bagagem

4 horas atrás

Proposta que acaba com “taxa das blusinhas” divide setores econômicos e consumidores em debate na Câmara

4 horas atrás

Câmara aprova despacho gratuito de bagagem de até 23 kg em voos; acompanhe

4 horas atrás

Câmara aprova reclusão de até 15 anos para quem alterar bebidas e causar morte

5 horas atrás

Congresso vota autorização permanente para reduzir imposto de renda nesta quinta-feira

5 horas atrás

Câmara aprova regras para destinar imóveis de origem ilícita ao uso social em comunidades

5 horas atrás

Motta diz que busca um serviço público cada vez mais eficiente e parabeniza servidores da Câmara

6 horas atrás

Câmara vota projetos sobre segurança pública toda semana, diz Hugo Motta

7 horas atrás

Câmara aprova critérios mais rígidos para identificação de chamadas de celular

7 horas atrás

Deputados divergem sobre papel dos governos em megaoperação contra crime organizado no RJ

7 horas atrás

Especialistas condenam a chamada pejotização do trabalho

7 horas atrás
Projeto define critérios para juiz converter prisão flagrante em preventiva
Câmara aprova projeto que garante mamografia no SUS para mulheres a partir dos 40 anos
Hugo Motta defende fortalecimento da indústria nacional com inovação e parcerias
Morre ex-deputado Getúlio Neiva, aos 82 anos
Comissão debate segurança pública como política multissetorial
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?