Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: SES-AM informa a redução de 24,6% nos casos de doenças por vírus respiratórios e 42,4% dos óbitos registrados
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > SES-AM informa a redução de 24,6% nos casos de doenças por vírus respiratórios e 42,4% dos óbitos registrados
Governo do Amazonas

SES-AM informa a redução de 24,6% nos casos de doenças por vírus respiratórios e 42,4% dos óbitos registrados

11 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Foram notificados 377 casos em 2025 e 500 em 2024, em igual período, conforme documento detalhado no www.fvs.am.gov.br

Foto: Arquivo/ SES

A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Diretor da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), atualiza, nesta segunda-feira (21/04), o Relatório Epidemiológico de Vírus Respiratórios no Amazonas. O órgão destaca a redução de casos e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), associados a vírus respiratórios. O documento está disponível em www.fvs.am.gov.br

No Amazonas, de 1º de janeiro a 19 de abril de 2025, foram registrados 1.116 casos notificados de SRAG. Desses, 377 foram por vírus respiratórios, o que representa um aumento de 24,6% no número de casos em relação ao mesmo período de 2024. No ano passado, foram registrados 500 atendimentos por vírus respiratórios.

De 1º de janeiro a 19 de abril de 2025, foram registrados 19 óbitos por vírus respiratórios. A queda é de 42,4%, em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 33 mortes por SRAG devido a vírus respiratórios. Dos 19 óbitos em 2025, 17 foram por Covid-19, 1 por rinovírus e 1 por parainfluenza.

Nas últimas três semanas (30/03 a 19/04), a faixa etária mais atingida é de pessoas com 60 anos ou mais (29,4%); menores de 1 ano (23,6%); 1 a 4 anos (16,7%); 20 a 39 anos (9,3%); 40 a 59 anos (10,1%); 5 a 9 anos (7,2%); e 10 a 19 anos (3,7%).

Nesse período, os vírus mais identificados em amostras laboratoriais encaminhadas ao Laboratório Central de saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), integrante da FVS-RCP, foram: rinovírus (47%), influenza A (25%), influenza B (19,4%), adenovírus (6%), vírus sincicial VRS (3,2%), coronavírus SARS-CoV-2 (2,4%) e paraiinfluenza (1,3%).

2025 – Informe_epidemiológico_dos_Vírus_respiratórios_AM_01.01 a 19.04Baixar

REDE de Assistência Estadual

De acordo com a SES-AM, o atendimento inicial às síndromes gripais deve ser procurado nas Unidades Básicas de saúde. Em casos mais graves, procure atendimento hospitalar. A REDE estadual conta com 17 unidades de referência na capital para o atendimento das SRAGs, com equipes capacitadas para prestar assistência.

A secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, ressalta que a ação integrada entre vigilância e assistência vem contribuindo para o maior controle de SRAG no Estado. “São estratégias essenciais no controle de SRAG nas unidades de saúde, a triagem de sintomas respiratórios, testagem rápida para diagnóstico de Covid-19, exames laboratoriais para identificação de outros vírus, exames de imagem e tratamento, conforme o quadro clínico do paciente”, relacionando.

Estratégias como o programa Alta Oportuna, implantado nos prontos-socorros infantis, são exemplos de ações que também vêm contribuindo com o maior controle, diz ela. A medida que consiste em entregar aos pais o kit de medicamentos e orientações para o tratamento em casa, após a alta hospitalar, não só vem ajudar a evitar que uma criança retorne ao hospital, como também ajuda a desafogar a REDE de urgência e emergência.

Medidas de Prevenção

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim orienta que, para prevenir as síndromes respiratórias, é fundamental adotar medidas simples, como a higienização frequente das mãos, a prática da etiqueta respiratória (cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar) e evitar aglomerações.

É necessário que pessoas com sintomas de doenças, profissionais de saúde, que precisem entrar em contato com indivíduos sintomáticos e quem faz parte do grupo de risco, como idosos, quem tem comorbidades e indivíduos com doenças de imunossupressão, usem máscara de proteção respiratória para evitar a transmissão de vírus respiratórios.

É ainda essencial proteger crianças menores de seis meses de idade, evitando a exposição a ambientes de risco. A vacina contra Covid-19 e Influenza é distribuída para todo o Amazonas e é recomendada para o público elegível, sendo uma medida importante para a redução da transmissão e a prevenção de complicações graves das doenças.

O post SES-AM informa a redução de 24,6% nos casos de doenças por vírus respiratórios e 42,4% dos óbitos registrados apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Dia do Policial Civil: PC-AM celebra a atuação e o compromisso dos profissionais que garantem Justiça à sociedade
Próximo artigo Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta segunda-feira (21/04)

Mais notícias desta categoria

Prosai Parintins investe quase R$ 500 milhões em obras de saneamento, habitação e urbanização no município

14 horas atrás

Parintins terá sistema de reservação de água de 7,2 milhões de litros com novos CRDs

14 horas atrás

Amazonas Meu Lar entrega chaves a 88 famílias com subsídio de entrada em Manaus

14 horas atrás

Lançamento do Festival de Parintins reúne mais de 20 mil pessoas no Bumbódromo e antecipa disputa entre os bois

16 horas atrás

Governo do Amazonas amplia atendimento e reforça saúde da mulher com mais de 5,1 mil procedimentos no fim de semana

16 horas atrás

Cigás participa do Amazonas Óleo, Gás & Energia 2026 com foco em inovação e expansão do gás natural no Amazonas

18 horas atrás

Parintins Galeria Cidade Aberta anuncia 12 novos murais e amplia arte urbana na cidade durante o Festival

19 horas atrás

Governo do Amazonas credencia mais de 600 crianças para lançamento do Festival de Parintins 2026

19 horas atrás

Concurso Ipaam registra 23.214 inscritos para 140 vagas com provas em Manaus no dia 29 de março

20 horas atrás

Governo do Amazonas apresenta projeto do novo Bumbódromo de Parintins com modernização e reurbanização do entorno

20 horas atrás

Governo do Amazonas e entidades reforçam inclusão de pessoas com Síndrome de Down no 21 de março

21 horas atrás

Governo do Amazonas apresenta projeto do novo Bumbódromo e anuncia investimentos para o Festival de Parintins 2026 com capacidade para 25 mil pessoas

23 horas atrás
Governo do Amazonas e Judiciário fortalecem regularização fundiária em todo o estado durante ação do CNJ
Forças de segurança reforçam atuação no lançamento do Festival de Parintins 2026
Governo do Amazonas investe R$ 151.557,00 em equipamentos rurais para produtores de Nhamundá
Residencial Amazonas Meu Lar 1 no Compensa é reconhecido por qualidade urbanística em seleção nacional
Festival de Parintins 2026 terá lançamento com operação integrada de segurança, saúde, trânsito e programação no Bumbódromo
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?