Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Programas executados pelo Governo do Estado no interior são apresentados no Congresso Internacional de Agricultura
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Programas executados pelo Governo do Estado no interior são apresentados no Congresso Internacional de Agricultura
Governo do Amazonas

Programas executados pelo Governo do Estado no interior são apresentados no Congresso Internacional de Agricultura

9 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Destaques são ações nas áreas de saneamento, iluminação pública e asfaltamento

FOTO: Divulgação/UGPE

Programas executados pelo Governo do Amazonas no interior do estado estão sendo apresentados no I Congresso Internacional de agricultura, Inovação e Sustentabilidade do Amazonas, evento que começou nesta quinta-feira (10/04) e segue esta sexta-feira (11/04), no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-sul de Manaus.

As ações envolvem saneamento básico, iluminação pública, asfaltamento, entre outros projetos que tem à frente a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e a Companhia de saneamento do Amazonas (Cosama), órgãos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

A Sedurb está expondo em um estande os resultados já alcançados com os programas estaduais Ilumina+ Amazonas, Projeto Água Boa, Asfalta Amazonas, entre outros.

O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, participou da abertura do evento e ressaltou a importância desse tipo de ação para a divulgação e debate das iniciativas de desenvolvimento sustentável no Estado. “Os participantes poderão conferir o que está sendo feito para melhorar a vida dos moradores do interior, promovendo o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e conservação ambiental”, observou.

Além dos programas estaduais, conforme Marcellus Campêlo, também estão sendo apresentadas as parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), relacionados, respectivamente, ao Selo Unicef e ao projeto-piloto do Programa Serviços Sustentáveis e Inovadores de Água, saneamento e Higiene em Zonas Rurais (SIRWASH).

Um dos destaques no estande da Sedurb é o Projeto Água Boa, desenvolvido pela Cosama em colaboração com a Defesa Civil do Amazonas. Iniciado em 2020, o projeto já implantou 549 sistemas de abastecimento em 52 municípios, beneficiando mais de 160 mil pessoas.

Os sistemas contam com duas caixas d’água equipadas com purificadores capazes de eliminar impurezas, bactérias e outros contaminantes, garantindo água limpa e segura para o consumo diário. Cada estrutura tem capacidade para atender até mil pessoas diariamente.

Outro programa apresentado é o Ilumina+ Amazonas, que promove a substituição de lâmpadas de vapor de sódio, mercúrio ou mistas — mais poluentes — por luminárias de LED na iluminação pública dos municípios do interior. A iniciativa já alcançou 49 cidades e 238 comunidades rurais e indígenas, com a instalação de 87,6 mil pontos de LED. A meta é contemplar todos os 61 municípios do interior até o final deste ano, tornando o Amazonas o primeiro Estado do país com iluminação pública 100% em LED.

Na área de infraestrutura, o Asfalta Amazonas tem como foco a recuperação e ampliação da malha viária, tanto na capital quanto no interior do estado. As ações incluem recapeamento asfáltico, construção de meio-fio, drenagem e outras melhorias urbanas. Desde seu lançamento em 2021, o programa, coordenado pela Sedurb, já conta com cerca de R$ 805,4 milhões em investimentos em execução direta e por meio de convênios, beneficiando 33 municípios.

FOTOS: Divulgação/UGPE

Voltado para o fortalecimento das políticas públicas de proteção à infância e adolescência, o Selo Unicef tem como meta alcançar os 61 municípios e a capital do Amazonas na edição 2025-2028. A iniciativa incentiva melhorias nas áreas de educação, saúde, participação social e combate à violência.

Na edição anterior (2021-2024), o Amazonas superou a média nacional em três indicadores e registrou a melhor participação em 25 anos de história da certificação, com 55 municípios inscritos e 29 certificados. O Governo do Estado, por meio da Sedurb, atua como facilitador no apoio aos municípios para implementação das ações.

Já na área de saneamento básico, o programa SIRWASH, financiado pelo BID, está em fase piloto na comunidade Rumo Certo, no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus).

A ação é fruto de uma cooperação técnica entre a Fundação Nacional de saúde (FUNASA) e o Governo do Amazonas, por meio da UGPE, e proporcionará acesso ao esgotamento sanitário, descarte adequado de resíduos sólidos e reaproveitamento da água da chuva, beneficiando diretamente as famílias da região.

O post Programas executados pelo Governo do Estado no interior são apresentados no Congresso Internacional de Agricultura apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Mais de 1,5 mil alunos participam de Mostra Científica e Cultural na Escola Estadual Francisco Albuquerque
Próximo artigo Amazonas atualiza situação das arboviroses nesta quinta-feira

Mais notícias desta categoria

Arena da Amazônia preparada para receber o Campeonato Amazonense de Futebol 2026 com manutenção concluída

53 minutos atrás

Afeam aplica mais de R$ 127 milhões em Manaus em 2025 para fortalecer comércio e serviços

1 hora atrás

CBMAM conclui curso de mergulho com 22 especialistas e amplia quadro para 62 mergulhadores no Amazonas

1 hora atrás

Governo do Amazonas amplia mutirão em Iranduba e realiza cirurgias de catarata para 50 pacientes

1 hora atrás

Economia do Amazonas registra avanços em 2025 com investimentos, indústria e geração de emprego

2 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas intensifica prisões por estupro de vulnerável e amplia proteção às vítimas em 2025

3 horas atrás

Auxílio Estadual e Prato Cheio beneficiam moradores do interior do Amazonas com refeições e cartões em 2025

4 horas atrás

Pesquisa da UEA mapeia circuitos de extração e comercialização do açaí e do mapati na Tríplice Fronteira

4 horas atrás

Formatura oficiais combatentes amazonas reduz custos, fortalece corporação e qualifica profissionais para atuar no estado

7 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de Flávio Amaral Félix procurado por estupro de adolescente em Itapiranga

21 horas atrás

Governo Presente amplia acesso à saúde em Manaus com mais de 17,6 mil atendimentos em 2025

21 horas atrás

FVS-RCP atualiza informe sobre vírus respiratórios e registra 5.408 casos notificados no Amazonas em 2025

21 horas atrás
Governo do Amazonas entrega 42 toneladas de alimentos e reforça segurança alimentar no Natal em Manaus
FCecon orienta pacientes com câncer sobre alimentação nas festas de fim de ano
Detran-AM realiza operação de fiscalização em Manaus e Rio Preto da Eva e registra 411 infrações
Projeto Colore Mossoró II conclui atividades em Mossoró com formação artística e revitalização comunitária
Operação Viagem Segura da Arsepam fiscaliza transporte intermunicipal no Amazonas durante festas de fim de ano
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?