Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Ipaam e PMAM doam madeiras apreendidas em crimes ambientais em Manacapuru para Exército e RPMon
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Ipaam e PMAM doam madeiras apreendidas em crimes ambientais em Manacapuru para Exército e RPMon
Governo do Amazonas

Ipaam e PMAM doam madeiras apreendidas em crimes ambientais em Manacapuru para Exército e RPMon

4 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
Ipaam Doacao ao Exercito Foto 2 03 04 2025 1024x566 1

Madeiras foram apreendidas na semana passada durante fiscalização do Ipaam e PMAM, por meio do Batalhão Ambiental

Ipaam Doacao ao Exercito Foto 2 03 04 2025 1024x566 1
Ipaam e PMAM doam madeiras apreendidas em crimes ambientais em Manacapuru para Exército e RPMon
Ipaam Doacao ao Exercito Foto 1 03 04 2025 1024x537 1
Ipaam e PMAM doam madeiras apreendidas em crimes ambientais em Manacapuru para Exército e RPMon
FOTOS: Arquivo/Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), concluíram, na quarta-feira (02/04), a doação de 78,5 metros cúbicos (m³) de madeiras apreendidas durante ações de fiscalização no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). A doação segue os preceitos da legislação ambiental, com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais e garantir o uso adequado do material apreendido.

Desse total, 46 m³ foram destinados ao Exército Brasileiro (EB), com parte do material sendo encaminhada ao Parque Regional de Manutenção do Comando da 12ª Região Militar, ao 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) – 1º BIS e ao 2° Grupamento de Engenharia. Os outros 32,5 m³ foram doados à PMAM, que destinou ao Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon).

De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a doação controlada tem como principal objetivo evitar que a madeira apreendida, fruto de atividades ilegais, seja reutilizada de forma inadequada ou volte a ser comercializada no mercado ilegal. Ele destaca que a destinação correta do material contribui para o reaproveitamento responsável dos recursos naturais, minimizando perdas econômicas e ambientais.

O gestor do Ipaam também comentou a importância da fiscalização contínua na Região Metropolitana de Manaus (RMM). “O Ipaam segue firme no combate aos crimes ambientais em todo o estado, especialmente na região metropolitana da capital. A apreensão e a destinação adequada da madeira apreendida não só punem os infratores, mas também geram benefícios sociais, evitando o desperdício e o uso indevido desses recursos naturais”, destacou.

Ele ressaltou que a fiscalização será intensificada em toda a RMM. “Nosso objetivo é assegurar que o Amazonas siga no caminho da sustentabilidade. A proteção ambiental é uma prioridade, e estamos firmemente comprometidos em combater as práticas ilegais por meio de ações cada vez mais eficazes”, concluiu Picanço.

Ipaam Doacao a Defesa Civil de Manacapuru Foto 3 03 04 2025 1024x650 1
Ipaam e PMAM doam madeiras apreendidas em crimes ambientais em Manacapuru para Exército e RPMon

FOTO: Arquivo/Ipaam

Outra doação e base legal

Em outra ação recente, no dia 28 de março, parte da madeira apreendida no município de Manacapuru foi destinada à Defesa Civil local. Aproximadamente 100 m³ de madeira foram entregues para serem utilizados nas operações contra as enchentes de 2025.

A doação de materiais apreendidos segue a legislação ambiental, que estabelece que esses recursos sejam direcionados para instituições públicas ou projetos sociais. Regida pela Lei nº 9.605/1998 e pelo Decreto nº 6.514/2008, a destinação de madeira apreendida visa garantir que esses materiais, em vez de serem descartados, sejam utilizados de forma benéfica, seja em reformas de escolas, hospitais ou em iniciativas voltadas à sustentabilidade, contribuindo assim para a redução do desperdício e o uso responsável dos recursos naturais.

As autoridades ambientais reforçam a importância de denunciar atividades irregulares, garantindo o sigilo das informações. Para denúncias, o Ipaam disponibiliza o número de WhatsApp da Gerência de Fiscalização (Gefa): (92) 98557-9454.

O post Ipaam e PMAM doam madeiras apreendidas em crimes ambientais em Manacapuru para Exército e RPMon apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior img20250326155146723 768x473 1 Projeto isenta eleitor nomeado mesário do pagamento de inscrição em concurso público
Próximo artigo PMAM APREENS83O DE DROGAS FOR87A T81TICA FOTO FERNANDO GAMA 2 Polícia Militar do Amazonas apreende 9 toneladas de entorpecentes nos três primeiros meses de 2025

Mais notícias desta categoria

BOLETIM CHEIA WEB 2607 1024x576 1

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, sábado (26/07)

3 horas atrás
FEIRAO AMAZONAS MEU LAR 2 1024x682 1

Beneficiários do 2° Feirão Amazonas Meu Lar comemoram a conquista da casa própria

3 horas atrás
maria laide andressa dia dos avos ceci aparecida 1024x682 1

Dia dos Avós: Centro de Convivência reforça laços entre avós e netos

13 horas atrás
Leilao 2 1024x821 1

Leilão do Detran-AM será na próxima segunda-feira, com 305 veículos disponíveis

13 horas atrás
Governador Wilson Lima apresenta a Arnold Schwarzenegger papel estrategico do Amazonas na agenda climatica global e na defesa dos povos da floresta 4 foto Diego Peres Secom 1024x682 1

Governador Wilson Lima apresenta a Arnold Schwarzenegger papel estratégico do Amazonas na agenda climática global e na defesa dos povos da floresta

14 horas atrás
BOLETIM CHEIA WEB300x 1 1024x576 1

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta sexta-feira (25/07)

1 dia atrás
IML BUSCA FAMILIARES FOTO DIVULGACAO SSP AM 1

IML busca por familiares de homem que faleceu após acidente de trânsito

1 dia atrás
FAPEAM Fapeam anuncia novos editais em CTI com investimentos que ultrapassam R 115 milhoes Fotos Ayrton Lopes 2 1024x632 1

Fapeam anuncia novos editais em CT&I com investimentos que ultrapassam R$ 11,5 milhões

1 dia atrás
PGE ETICA NA IA FOTO NATHALIA ANDRADE 6 1024x768 1

Transformação digital: PGE-AM debate ética no uso da Inteligência Artificial

1 dia atrás
Sepror Alimentos Envira foto Divulgacao 3 1024x683 1

Governo do Amazonas adquire três toneladas de alimentos de produtores de Envira

1 dia atrás
Cultura Corpo Cidade Performance

Oficina ‘Corpo Cidade – Performance’ une arte performática e memória urbana em vivência

1 dia atrás
PCAM DESAPARECIDO RONALD RAMOS NOBRE FOTO DIVULGACAO

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de dois homens desaparecidos

1 dia atrás

Governo do Amazonas lança edital para pagamento da Subvenção Econômica do Pirarucu

ADS entrega equipamentos e produtos para fomentar o setor primário em Jutaí

Amazonastur reforça ordenamento turístico em Presidente Figueiredo

Governo do Amazonas amplia acesso à casa própria com subsídios do Amazonas Meu Lar

Sefaz em Ação avança pelo interior e realiza nova edição em Apuí

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?