Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura abre inscrições gratuitas para o seminário ‘Nosso Centro’ que acontece dias 24 e 25 de abril
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura abre inscrições gratuitas para o seminário ‘Nosso Centro’ que acontece dias 24 e 25 de abril
Manaus

Prefeitura abre inscrições gratuitas para o seminário ‘Nosso Centro’ que acontece dias 24 e 25 de abril

10 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O planejamento urbano precisa da integração em vários temas que impactam na cidade, como estrutura adequada, densidade demográfica, negócios, habitação, mudanças climáticas, ou, até mesmo, a mobilidade em um território disputado. Apostando nestes temas e outros que a Prefeitura de Manaus, por meio do Comitê de Melhorias do Ambiente de Negócios de Manaus (CMAN), da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) e do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), abre inscrições para o 1º Seminário “Nosso Centro – Problemas e Soluções”, com entrada gratuita.

As inscrições já podem ser feitas no link https://forms.gle/FWwfSRDyYG8GwRpU9. O evento acontecerá no auditório da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na rua Padre Agostinho Caballero Martin, 850, bairro São Raimundo, zona Oeste. No dia 24, os trabalhos vão ocorrer de 8h30 às 14h30, e no dia 25, de 8h às 12h30, contando com palestras, mediadores e painéis.

Após as apresentações, as perguntas poderão ser feitas pelo link disponibilizado durante o seminário. Esse material será compilado para composição de uma matriz de ações e uma matriz de investimentos.

Como outras grandes metrópoles brasileiras, Manaus segue investindo em retrofit e na reabilitação de edifícios e imóveis para lidar com as obras de atualização tecnológica, acessibilidade e ocupação de espaços no centro histórico, conforme o programa lançado pela prefeitura em 2021, o “Nosso Centro”.

“Este é o início de um trabalho em 2025, em conjunto com as entidades e representantes da sociedade civil organizada, para que a gente possa traçar um plano de ação e de investimentos para os próximos quatro anos de gestão do prefeito David Almeida, na busca de melhoria do ambiente de negócios do Centro de Manaus”, comentou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

inovação tecnológica, transporte, limpeza pública, infraestrutura, desenvolvimento urbano integrado, segurança, assistência social, comércio informal, habitação, cultura e turismo, recuperação de imóveis, e gastronomia são temas principais que serão debatidos nos dias 24 e 25.

Na abertura, será apresentado um case de sucesso em reabilitação, da cidade de Recife (PE), o Porto Digital, que é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil. Instalado na área central do Recife, sua atuação se dá nos eixos de produção de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), economia criativa, além do foco no futuro por meio de protótipos com base em fabricação digital e internet das coisas (IoT).

Seminário

Durante o seminário, a proposta é colocar em pauta para a sociedade civil organizada e entidades de modo geral, as transformações promovidas no território do Centro de Manaus, modificando o tecido urbano, com a entrega de cinco intervenções de reabilitação: mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello, largo de São Vicente, píer turístico 355 e o skyglass do mirante.

O poder público construiu ali novos territórios públicos onde antes havia prédios e lotes abandonados ou degradados e sem funções, transformando-os em áreas de visitação, com vistas do pôr do sol e novos cartões-postais. No Centro, o comércio movimenta quase 100 mil postos de trabalho, principalmente no horário comercial.

Além das obras já inauguradas, a prefeitura trabalha intensamente na segunda etapa do programa, onde estão projetos como a ampliação do Polo Digital; Polo de Gastronomia Criativa; museu da história das Olímpiadas; retorno da circulação de um trecho do antigo bondinho, e o casarão azul de São Vicente (hub de inovação).

Com uma série de 37 intervenções desenhadas para quatro etapas, o programa tem três eixos focais: “Mais Vida”, “Mais Negócios” e “Mais história. E o seminário será uma oportunidade de discutir com a sociedade para consolidar um programa de melhorias, envolvendo o poder público, iniciativa privada e demais atores.

— — —

Texto – Claudia do Valle/Implurb
Fotos – Divulgação e Arquivo Semcom

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus atende famílias afetadas por alagamentos e risco de desabamento no bairro Compensa 2
Próximo artigo Prefeitura de Manaus convoca mais 11 profissionais aprovados no concurso da Semsa

Mais notícias desta categoria

Profissionais de Manaus têm até 10/2 para pagar a segunda parcela do ISS Fixo com desconto de 2%

2 horas atrás

Atletas de Manaus conquistam cinco ouros e uma prata no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu Crianças 2026 no Rio de Janeiro

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus alerta para risco de aumento da transmissão de malária durante o Carnaval e feriados prolongados

3 horas atrás

Manaus mantém vacinação contra a influenza em mais de 170 salas de vacina e registra 227.411 doses aplicadas

3 horas atrás

Obras emergenciais de drenagem e reaterro avançam na avenida Autaz Mirim em Manaus após substituição de tubos

18 horas atrás

Prefeitura avança para a fase de reaterro nas obras da avenida Autaz Mirim neste domingo

18 horas atrás

Faixa Liberada da Getúlio Vargas completa cinco meses e reúne cerca de 20 mil pessoas nos domingos

1 dia atrás

Prefeitura celebra cinco meses da ‘Faixa liberada’ no Centro

1 dia atrás

Unidades móveis de Saúde da Mulher de Manaus passam a atender em novos endereços a partir de 9 de fevereiro

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus informa novos endereços das unidades móveis de Saúde da Mulher das zonas Norte, Leste e Oeste da capital

1 dia atrás

Prefeitura e ManausCult reforçam apoio ao Carnaval de Rua 2026 e às bandas em Manaus

1 dia atrás

Sine Manaus oferece 296 vagas de emprego em Manaus com pré‑seleção presencial nesta segunda‑feira

1 dia atrás
Sorteio das galerias populares de Manaus estimula vendas e premia consumidores com carros, motos e eletrodomésticos
Prefeitura de Manaus conclui alça viária provisória no complexo viário Passarão e altera o tráfego na zona Oeste
IMMU monta megaoperação de trânsito em Manaus para controlar tráfego durante o Carnaval no centro e bairros
Prefeitura de Manaus entrega prêmios do IPTU Premiado de até R$ 300 mil e anuncia sequência para 2026
Chuvas intensas provocam 11 ocorrências em Manaus atendidas pela Defesa Civil até 13h15 de 6/2
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?