Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Projeto cria nova lei sobre educação ambiental nas escolas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Projeto cria nova lei sobre educação ambiental nas escolas
Nacional

Projeto cria nova lei sobre educação ambiental nas escolas

8 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

24/03/2025 – 17:56  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Max Lemos, autor da proposta

O Projeto de Lei 4820/24, em análise na Câmara dos Deputados, cria uma nova lei sobre educação ambiental nas escolas. Atualmente, o tema é regulamentado pela Lei 9.795/99, que criou a Política Nacional de educação Ambiental.

O projeto reforça a obrigatoriedade da inclusão, de forma transversal, da educação ambiental integrada nos currículos da educação básica de escolas das  redes pública e privada de ensino.

Autor da proposta, o deputado Max Lemos (PDT-RJ) afirma que “a educação ambiental é uma ferramenta essencial para a formação de cidadãos mais conscientes, capazes de compreender a importância da preservação ambiental e de adotar práticas sustentáveis no dia a dia”.

“Além disso, a inserção de temas como reciclagem, sustentabilidade e proteção de recursos naturais reforça o compromisso do Brasil com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e com a transição para uma sociedade mais equilibrada e resiliente”, explica o parlamentar.

Segundo a proposta, os conteúdos deverão abranger temas como sustentabilidade; reciclagem e reaproveitamento; proteção dos recursos naturais; e mudanças climáticas. A abordagem deverá ser multidisciplinar e contemplar atividades práticas, com a participação da comunidade escolar.

Ainda de acordo com o texto, caberá ao Poder Executivo regulamentar os padrões mínimos para os conteúdos programáticos de educação ambiental; oferecer formação continuada para professores sobre temas ambientais; e estimular parcerias entre escolas, órgãos ambientais e organizações não governamentais para o desenvolvimento de projetos conjuntos. 

Prioridades e recursos
Segundo o projeto, na implementação da medida, deverão ser priorizadas escolas localizadas em áreas de maior vulnerabilidade socioambiental; iniciativas que integrem tecnologias digitais para ensino ambiental; e programas que promovam a troca de experiências entre escolas de diferentes regiões. 

Os recursos necessários para a execução da lei, se aprovada, serão provenientes do Orçamento Geral da UNIÃO; de fundos voltados à educação e ao meio ambiente; e de parcerias com organismos internacionais e setor privado.

Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de educação; de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, tem que ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Lara Haje
Edição – Pierre Triboli

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura capacita servidores para qualificar atendimento a usuários com hipertensão e complicações crônicas
Próximo artigo Revogação da Lei de Alienação Parental tem apoio de parlamentares de espectros políticos opostos

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova dispensa de autorização de prefeitos para obras do Minha Casa, Minha Vida

6 horas atrás

Comissão aprova prioridade de saneamento em áreas de preservação ambiental

6 horas atrás

Cancelado debate sobre atuação do crime organizado no sistema financeiro

6 horas atrás

Deputados destacam desafio climático global no primeiro dia da COP30, em Belém

6 horas atrás

Comissão aprova projeto que reforça garantia de locadores com caução registrada em imóvel

8 horas atrás

Hugo Motta defende união institucional contra o crime organizado

8 horas atrás

Comissão mista vota nesta terça-feira a MP do Plano Brasil Soberano

9 horas atrás

Líder do PT critica mudanças no projeto antifacção; relator diz que busca eficiência da polícia

10 horas atrás

Comissão aprova nova regra para financiamento às escolas de educação especial

10 horas atrás

Comissão aprova medidas para incentivar acessibilidade em aplicativos de transporte e entrega

11 horas atrás

Comissão aprova projeto que permite falta semanal ao trabalho para acompanhar cônjuge em tratamento de câncer

15 horas atrás

Comissão aprova inclusão em lei de obrigatoriedade de certificação de produtos para a saúde de alto risco

15 horas atrás
Audiência debate valorização dos servidores do MPU e fortalecimento da justiça
Comissão aprova uso de tecnologias da informação contra transtornos cognitivos em pessoas idosas
Comissão aprova programa nacional para qualificar e apoiar microempreendedores individuais
Comissão debate atividades da Confederação Brasileira do Desporto Universitário
Motta: Marco Legal de Combate ao Crime Organizado preserva proposta do governo e endurece penas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?