Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Projeto institui política de saúde mental para pessoas trans e travestis
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Projeto institui política de saúde mental para pessoas trans e travestis
Nacional

Projeto institui política de saúde mental para pessoas trans e travestis

10 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

24/03/2025 – 11:27  

Antonio Araújo / Câmara dos Deputados

Erika Hilton: principais fatores de risco incluem a discriminação sexual

O Projeto de Lei 130/25, da deputada Erika Hilton (Psol-SP), institui uma política nacional de saúde mental para pessoas trans e travestis e prevê a criação de ambulatórios de atendimento multidisciplinar para essas pessoas nas capitais brasileiras e nas cidades com mais de 200 mil habitantes. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

O projeto busca eliminar a invisibilização, a discriminação e o preconceito institucional contra as pessoas trans e travestis, contribuindo para a redução das desigualdades e para a consolidação do Sistema Único de saúde (SUS).

Objetivos
Entre os objetivos da política de saúde mental, estão:

  • garantir às pessoas trans e travestis o direito à saúde integral, humanizada e de qualidade no SUS;
  • sensibilizar os profissionais de saúde de que o processo psicoterapêutico de pessoas trans e travestis não se restringe à tomada de decisão sobre cirurgias de redesignação sexual;
  • ampliar o acesso de pessoas trans e travestis aos serviços de saúde mental do SUS;
  • prevenir e reduzir os casos de suicídios de pessoas trans e travestis;
  • monitorar, avaliar e difundir os indicadores de saúde mental e de serviços para pessoas trans e travestis; e
  • garantir o respeito ao nome social, evitando que seja motivo de constrangimento e uma barreira de acesso aos serviços de saúde.

O texto proíbe ainda que qualquer pessoa seja forçada a submeter-se a tratamento, procedimento ou teste com base na sua orientação sexual ou na sua identidade de gênero. As pessoas abrangidas pelo projeto também ficam protegidas de tratamentos e práticas de conversão da orientação sexual ou identidade de gênero.

Ambulatórios
Os ambulatórios previstos na proposição deverão ser implementados em todas as capitais estaduais e nos municípios com mais de 200 mil habitantes, com o objetivo de ofertar atendimento especializado e humanizado em saúde mental e integral às pessoas trans e travestis. Eles deverão contar com equipes multiprofissionais capacitadas para atendimento em saúde mental, incluindo psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e demais profissionais de saúde, garantindo acolhimento adequado às necessidades dessa população.

Os estados e municípios deverão garantir orçamentos específicos para a implementação e a manutenção dos ambulatórios, podendo contar com recursos federais, estaduais e municipais, além de parcerias com instituições universitárias e de pesquisa em saúde e com organizações da sociedade civil.

Fatores
Citando o Panorama da saúde Mental, elaborado pelo Instituto Cactus e Atlas Intel, Erika Hilton observa que a população trans e travesti no Brasil apresenta índices mais elevados de problemas de saúde mental em comparação à população geral.

“Os principais fatores de risco incluem a discriminação sexual, que é particularmente severa dentro da comunidade LGBTQIA+, afetando homens e mulheres transgêneros e se mostrando mais intensa para indivíduos não-binários, que enfrentam maior marginalização por não se encaixarem nas expectativas sociais tradicionais”, aponta a parlamentar. “O estigma social e a falta de apoio de familiares e amigos também geram sintomas como depressão que PODE resultar em pensamentos suicidas e em tentativas de suicídio.”

Na avaliação de Erika, a construção de uma política específica para a saúde mental para pessoas trans e travestis poderá reduzir os impactos desses fatores de risco e promover o acesso a cuidados adequados. A política, segundo ela, forneceria suporte emocional e psicológico, promoveria aceitação social e familiar e garantiria que a identidade de gênero seja respeitada.

Próximos passos
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de direitos humanos, Minorias e igualdade racial; de saúde; de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Roberto Seabra  

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto determina que emissoras de rádio e TV transmitam informes educativos sobre o sistema político
Próximo artigo Proposta obriga governo a divulgar lista de beneficiários de incentivos fiscais

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova projeto que destina recursos da loteria esportiva para Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente

12 horas atrás

Comissão aprova proposta que veda a separação de presos por facção criminosa

13 horas atrás

Comissão aprova recursos para acessibilidade e incentivo a bibliotecas comunitárias

13 horas atrás

Comissão aprova carteira nacional para pacientes com doenças crônicas e transplantados

15 horas atrás

Comissão aprova incentivo para energia renovável em novas construções

15 horas atrás

Comissão aprova preferência por profissionais mulheres no atendimento a vítimas de violência doméstica

16 horas atrás

Comissão aprova exigência de programa de integridade para contratos a partir de R$ 10 milhões

16 horas atrás

Lei inclui manutenção de praças e parques entre diretrizes da política urbana

17 horas atrás

Lula veta projeto que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado

20 horas atrás

Comissão aprova exigência de avaliação odontológica precoce para autistas não verbais

20 horas atrás

Comissão aprova projeto que obriga SUS a elaborar protocolo para tratamento de sintomas do climatério

1 dia atrás

Lei oficializa Julho Dourado para promover saúde animal e prevenir zoonoses

1 dia atrás
Nova lei reconhece a profissão de multimídia
Comissão aprova valorização de guias e agentes de turismo na política nacional do setor
Nova lei pode ampliar acesso à internet banda larga
Comissão aprova regras mais duras para crimes graves, incluindo restrição a benefícios
Comissão aprova programa para combater cyberbullying contra pessoas com deficiência
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?