Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Frente parlamentar quer fortalecer comércio entre Brasil e bloco de países do sudeste asiático
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Frente parlamentar quer fortalecer comércio entre Brasil e bloco de países do sudeste asiático
Nacional

Frente parlamentar quer fortalecer comércio entre Brasil e bloco de países do sudeste asiático

8 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

13/03/2025 – 13:02  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O deputado Waldemar Oliveira (ao microfone) preside a frente

A Frente Parlamentar Brasil-Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiáticos) vai trabalhar, neste ano, em propostas legislativas para fortalecer o comércio com o bloco. A Asean é formada por Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Singapura, Tailândia, Vietnã e Brunei. O bloco é o terceiro maior parceiro comercial do país, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Durante o lançamento da frente, nesta quinta-feira (13), o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, reforçou que o mercado asiático é estratégico para o Brasil não apenas no agronegócio e nas proteínas animais, mas no intercâmbio de tecnologia, uma área prioritária para a Asean.

“Ainda somos analógicos. A gente precisa entrar na era da digitalização, da desburocratização, na saúde, na educação, na infraestrutura. É por isso que é muito bom poder fazer parte dessa frente e colocar o Brasil na rota”, afirmou Costa.

Ele sinalizou que, em 2025, um dos focos é estreitar parcerias na área da construção civil.  “O Brasil tem neste ano uma grande carteira de concessões para  investimentos em portos, aeroportos, ferrovias e rodovias. Temos grandes investidores da Asean com interesses estratégicos em prover investimentos aqui”, informou o ministro.

O deputado Waldemar Oliveira (Avante-PE), que preside o grupo, observou que, em 2020, o comércio entre o Brasil e o bloco asiático somou mais de U$ 22 bilhões, o que representa um aumento de cerca de 30% em relação aos anos anteriores.

“É uma região de grande relevância para o Brasil, especialmente em termos de oportunidade para exportação de bens industriais e serviços”, disse o parlamentar. “A relação comercial entre Brasil e Asean oferece um campo fértil para a diversificação e a criação de novos mercados, diminuindo a dependência de outras economias mais tradicionais e fortalecendo nossa posição estratégica no cenário internacional”, acrescentou.

Waldemar Oliveira ressaltou que hoje a pauta de exportação brasileira para esse bloco comercial é composta principalmente por produtos agrícolas (soja, café, carne bovina e frango), mas há expectativa de aumento da participação de bens industriais e de serviços.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Rachel Librelon

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto transfere simbolicamente capital do Brasil para Belém durante COP 30
Próximo artigo Concurso “Eu e a Lei” é selecionado para evento de inovação do setor público

Mais notícias desta categoria

MP aprovada permite a consumidores ingressar no mercado livre de energia

3 dias atrás

Comissão aprova cadastro nacional para intérpretes de Libras

3 dias atrás

Comissão especial debate integração entre forças de segurança

3 dias atrás

Comissão aprova isenção de IPI para compra de automóveis por pessoas com deficiência de baixa renda

3 dias atrás

COP30: crianças e adolescentes cobram participação real em debate sobre crise climática

3 dias atrás

Comissão aprova projeto que permite a ex-cônjuges manter plano de saúde após separação

3 dias atrás

Comissão aprova tempo extra para pessoa com autismo em provas de concurso

3 dias atrás

Comissão debate uso de nova tecnologia para a promoção da saúde

3 dias atrás

Comissão aprova orientação obrigatória sobre manobras antiengasgo para gestantes

3 dias atrás

Comissão aprova orientação obrigatória sobre manobras antiengasgo para gestantes

3 dias atrás

Comissão aprova projeto que cria registro específico para cânceres do sangue no SUS

3 dias atrás

Comissão aprova projeto que cria registro específico para cânceres do sangue no SUS

3 dias atrás
Congresso aprova projeto que torna permanentes as mudanças no Imposto de Renda
Renan Filho expõe a líderes mudanças propostas pelo governo para baratear a Carteira de Habilitação
Comissão debate criação de contrato futuro de leite para reduzir riscos e fortalecer o setor
Comissão debate impactos do mercado ilegal e da reforma tributária no setor vitivinícola
Comissão debate Código de Defesa do Contribuinte e impacto na segurança pública
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?