Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Cinquenta e um municípios terão eleições de segundo turno no domingo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Cinquenta e um municípios terão eleições de segundo turno no domingo
Nacional

Cinquenta e um municípios terão eleições de segundo turno no domingo

11 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

25/10/2024 – 14:43  

Bruno Peres/Agência Brasil

Segundo turno das eleições ocorre neste domingo

Neste domingo (27) serão realizadas eleições em segundo turno em 51 municípios, sendo 15 capitais. Onze capitais já elegeram seus prefeitos no dia 6 de outubro. Faltam ainda Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho e São Paulo.

Cada turno de votação é considerado uma eleição independente, ou seja, a ausência de comparecimento ao primeiro turno não impede o eleitor de votar no segundo turno. O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para quem tem entre 16 e 17 anos, para os maiores de 70 anos e pessoas analfabetas.

O horário de votação será das 8h às 17h de acordo com a hora de Brasília. Em Campo Grande, Cuiabá, Manaus e Porto Velho, que têm fuso horário diferente, será das 7h às 16 horas, para que todos comecem e terminem ao mesmo tempo. A apuração começa logo após o fim do horário de votações, mas os eleitores que ainda estiverem na fila poderão votar. O secretário de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Brazil Nunes, completou as informações.

“O eleitor que for votar no domingo PODE usar camiseta, botom do candidato dele, ele PODE levar uma cola eleitoral. É proibido fazer manifestações na seção eleitoral ou também agrupamento com outras pessoas atrapalhando o processo eleitoral”, disse.

Documentos
Para votar, o eleitor PODE se identificar com o e-Título, se tiver cadastro biométrico; ou com carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteiras de categoria profissional reconhecidas por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira de motorista. Mesmo se os documentos estiverem com a validade vencida, eles valem para comprar a identidade. Não são aceitos certidão de nascimento, certidão de casamento e carteira de trabalho digital.

Justificativa
Quem deixou de votar no 1º turno e não justificou a ausência no dia da votação tem até 5 de dezembro para regularizar a situação. A justificativa PODE ser apresentada pelo aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica ou pelo Autoatendimento Eleitoral, disponível nas páginas dos TREs na internet. É necessário anexar documentos que comprovem o motivo da ausência, como passagens, cartões de embarque ou atestados médicos.

Eleitores sem acesso à internet podem apresentar a justificativa em qualquer cartório eleitoral ou na central de atendimento ao eleitor do seu estado, com os documentos que comprovem a ausência.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Rachel Librelon

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Uso da Inteligência Artificial nas eleições foi tema de debate na Câmara; assista
Próximo artigo Comissão aprova proposta que impede TSE de agir em situações cuja competência é dos TREs

Mais notícias desta categoria

Projeto dispensa audiência de custódia em caso de maus-tratos a animais

2 horas atrás

Projeto aumenta pena de importunação sexual na frente de criança

2 horas atrás

Projeto aumenta pena para exploração sexual infantil em fronteiras

3 horas atrás

Proposta eleva pena de estupro com lesão grave ou morte para 40 anos

4 horas atrás

Projeto destina 20% dos royalties de petróleo da foz do Amazonas para SUS e enfermagem

4 horas atrás

Projeto cria sistema de rastreabilidade para combater adulteração de bebidas destiladas

5 horas atrás

Projeto anistia multas ambientais aplicadas a produtores rurais no Acre

7 horas atrás

Projeto anistia multas ambientais aplicadas a produtores rurais no Acre

7 horas atrás

Projeto prevê até dez anos de prisão para quem dopar outra pessoa sem consentimento

7 horas atrás

Plenário pode votar pedido de urgência para acelerar projeto sobre concorrência nos mercados digitais

7 horas atrás

Projeto cria adicional de 30% para profissionais de saúde em áreas de risco e conflito

8 horas atrás

Projeto obriga órgãos públicos a oferecer atendimento em Libras para pessoas com deficiência auditiva

9 horas atrás
Projeto obriga condomínios a denunciar casos de maus-tratos a animais
Projeto tipifica crime de sabotagem em redes de telecomunicações
Projeto tipifica crimes de falsificação e de comercialização ilícita de cigarros
Projeto aumenta pena para crime de trabalho escravo em áreas de garimpo ilegal
Proposta concede anistia ao crime de aborto quando a decisão foi da gestante
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?