A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atua, de forma emergencial, na recuperação da galeria subterrânea da rede de drenagem da travessa Cláudio Manuel da Costa, no bairro Dom Pedro, na zona Centro-Oeste. Na manhã desta terça-feira, 25/2, a via apresentou uma cratera, uma vez que a tubulação de uma rede de drenagem rompeu e ocasionou erosão em parte do trecho.
A ação mobiliza dez servidores, que utilizam máquinas retroescavadeiras e caçambas para a substituição dos tubos danificados por manilhas em concreto armado, mais modernas e duradouras.
“Nesse local passam muitos veículos e pedestres. O excesso de lixo dentro da tubulação gerou o rompimento da galeria subterrânea, consequentemente, uma erosão e uma cratera na via. De forma imediata, nossas equipes realizam a intervenção, para darmos uma pronta-resposta à população, evitando um transtorno ainda maior. Conforme a determinação do prefeito David Almeida, estamos substituindo os tubos, por manilhas mais amplas e modernas, com a capacidade de comportar um fluxo mais intenso de água”, explicou o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.
As novas manilhas em concreto serão implantadas para garantir a total recuperação da rede de drenagem, logo após, os serviços de implantação da tubulação, com assentamento e anelamento das manilhas, toda a área atingida será aterrada, garantindo a trafegabilidade e segurança dos motoristas e pedestres.
Outra frente de obras atua na rua Francisco Orellana, também no bairro Dom Pedro, na recuperação da tubulação da rede de drenagem profunda que rompeu na área.
A Seminf todos os dias implanta novas drenagens profundas, com tubulações em concreto. Os trabalhos são realizados em todas as zonas da cidade, facilitando o escoamento de águas pluviais, evitando transtornos à população e melhorando a durabilidade do pavimento.
A Prefeitura de Manaus conta sempre com a ajuda dos moradores em toda a cidade para identificar as áreas mais afetadas, para que as obras sejam realizadas de forma emergencial e célere.
— — —
Texto – Valesca Martins/Seminf
Fotos – Divulgação/Seminf
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjC3GKL