Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura finaliza Plano de Contingência das Arboviroses
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura finaliza Plano de Contingência das Arboviroses
Manaus

Prefeitura finaliza Plano de Contingência das Arboviroses

11 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), finalizou o Plano de Contingência das Arboviroses para o ano de 2025, que tem como objetivo garantir uma ação rápida e integrada dos serviços de atenção e vigilância em saúde no controle de doenças.

As arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos, como é o caso do Aedes aegypti, que transmite dengue, chikungunya e zika. Para 2025, o plano incluiu ainda as ações de prevenção e controle da febre do mayaro e febre do oropouche.

A chefe da Gerência de Vigilância Epidemiológica (Gevep/Semsa), Viviana Cláudia Almeida, explica que o plano prevê uma série de ações que vão maximizar a capacidade da REDE de saúde para atuar em diferentes cenários de risco, impactando positivamente no controle do adoecimento e morte por arboviroses.

“O Plano de Contingência é um instrumento de gestão que garante que, independentemente do cenário, a REDE de saúde vai responder de forma rápida e eficaz, adaptando as ações de acordo com a necessidade do momento”, informa Viviana Almeida.

As ações previstas no plano apontam respostas da REDE de saúde em atuação no nível de resposta inicial, chamado de cenário verde, em que há aumento de incidência de casos prováveis, sem óbitos; no nível de alerta (cenário amarelo), com aumento de incidência de casos prováveis e ocorrência de óbitos em investigação; e no nível de emergência (cenário vermelho), com aumento de casos e óbitos confirmados.

“Com o Plano de Contingência, a gente pensa nos cenários e se planeja para cada um deles. Do cenário mais simples, onde há o controle das arboviroses, até aquele em que os casos aumentam intensamente, como tem acontecido no sudeste do país, inclusive com muitos óbitos”, explica Viviana Almeida.

Para cada cenário, deverão ser executadas ações relacionadas à vigilância epidemiológica e laboratorial, vigilância entomológica, controle laboratorial, REDE de Atenção à saúde, comunicação, mobilização social e educação em saúde.

De acordo com a gerente, o Plano de Contingência, que será publicado no site da Semsa (Semsa.Manaus.am.gov.br), também apresenta o cenário entomológico, relacionado à análise do conjunto de informações relativas aos vetores de transmissão das arboviroses, como o mosquito Aedes aegypti, identificando áreas de infestação e períodos de aumento populacional do vetor. Além do cenário entomológico, há o cenário epidemiológico com informações sobre casos de dengue, chikungunya, zika, febre do mayaro e febre do oropouche.

“As ações de prevenção e controle das arboviroses dependem do cenário entomo-epidemiológico (vetor e doença) no município de Manaus. O Plano de Contingência de 2025, por exemplo, passou a incluir cenários envolvendo a ocorrência de febre do oropouche e febre do mayaro, não só dengue, zika e chikungunya. A alteração ocorreu considerando que ano passado tivemos mais casos de oropouche do que de dengue com comprovação laboratorial. Este ano, ainda não tivemos casos de oropouche, mas já tivemos de febre mayaro”, esclarece Viviana.

Os dados do Informe Epidemiológico das Arboviroses em Manaus, divulgado no dia 18 de fevereiro, mostram que Manaus registra este ano 205 casos confirmados de dengue, três casos de febre do mayaro e 12 casos de chikungunya confirmados. Não há registro ainda de casos confirmados de zika ou oropouche este ano no município.

“A febre do mayaro é uma febre silvestre, não era considerada uma doença urbana. Mas com desmatamentos, queimadas e ocupações desordenadas, esse cenário está mudando e é necessário reforçar a preparação da REDE de saúde para o controle da arbovirose”, destacou Viviana Almeida.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Manaus oferta 260 vagas de emprego nesta sexta–feira, 21/2
Próximo artigo PMM promove o ‘CarnaIdoso 2025’ nos dias 27 e 28 de fevereiro

Mais notícias desta categoria

Manaus amplia vagas em creches de cerca de 5 mil para mais de 14 mil e projeta 16 mil até 2026

42 minutos atrás

Prefeitura de Manaus intensifica sinalização viária em frente a escolas para aumentar segurança nas vias

2 horas atrás

Manaus implanta definitivamente o Circuito Rápido da Doença Avançada na Semsa para identificar infecções oportunistas e reduzir hospitalizações

3 horas atrás

Pilates Kids integra programação da colônia de férias No Quintal do Parque em Manaus e reúne crianças no parque Cidade da Criança

3 horas atrás

Manaus participa de Segunda Reunião Regional da Aliança pela Atenção Primária à Saúde no Rio de Janeiro entre 26/1 e 28/1

4 horas atrás

Sine Manaus oferece 444 vagas de emprego em Manaus com atendimento presencial nesta terça-feira

5 horas atrás

Sine Manaus oferta 444 vagas de emprego nesta terça–feira, 27/1

5 horas atrás

Sine Manaus oferta 444 vagas de emprego nesta terça–feira, 27/1

5 horas atrás

Procon Manaus e Defensoria Pública firmam acordo para enfrentar superendividamento e ampliar atendimento na capital

5 horas atrás

Procon Manaus firma acordo de cooperação com a Defensoria Pública para combater o superendividamento

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus atualiza lista de Unidades de Interesse de Preservação e amplia área de abrangência no centro antigo

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus libera piqueniques aos domingos com projeto Bora Merendar no Parque no Cidade da Criança

7 horas atrás
Colônia de férias No Quintal do Parque reúne crianças e familiares em oficina criativa no Parque Cidade da Criança
Manaus muda endereços das unidades móveis da Saúde da Mulher e divulga cronograma de atendimento
Prefeitura de Manaus retoma limpeza da drenagem profunda obstruída por lixo no Monte das Oliveiras
Sine Manaus oferece 348 vagas de emprego em Manaus com atendimento nesta segunda‑feira
Maria da Salete, residente da FDT por 32 anos, morre aos 88 anos em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?