Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prevenção de infecções em cesáreas é fortalecida por treinamentos da FVS-RCP na Tríplice Fronteira
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Prevenção de infecções em cesáreas é fortalecida por treinamentos da FVS-RCP na Tríplice Fronteira
Governo do Amazonas

Prevenção de infecções em cesáreas é fortalecida por treinamentos da FVS-RCP na Tríplice Fronteira

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Iniciativa reforça as ações de vigilância hospitalar na região

Foto: Divulgação/FVS-RCP

Fortalecendo a prevenção de infecções em partos cesarianos, a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), realiza, ao longo do ano, capacitações a profissionais de saúde dos 62 municípios sobre as estratégias de vigilância durante o procedimento cirúrgico. Somente em 2024, foram 28 treinamentos presenciais, além de reuniões virtuais periódicas com as coordenações municipais de vigilância hospitalar.

A ação mais recente da FVS-RCP, por meio da equipe de Vigilância Hospitalar e Qualidade, foi realizada de 10 a 14 de fevereiro, na Tríplice Fronteira, atendendo profissionais de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus); de Letícia, na Colômbia; e da comunidade Santa Rosa, no Peru; incluindo equipes que atendem, principalmente, pacientes indígenas. Essa iniciativa contou com o apoio do Laboratório de Fronteiras (Lafron), da FVS-RCP, e com a parceria da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade de São Paulo, Universidade de Nottingham e Secretaria Municipal de saúde de Tabatinga.

Especificamente, durante essa ação na Tríplice Fronteira, receberam visita técnica, em Tabatinga, a Secretaria Municipal de saúde, Centro de Atendimento Indígena Polo Base Umariaçu I, Casa de saúde Indígena (CASAI) e Unidade Hospitalar do município. Na Colômbia, a ação incluiu a unidade de saúde de Letícia. E no Peru a programação foi realizada na unidade de saúde de Santa Rosa.

Foto: Divulgação/FVS-RCP

Os debates sobre ações de vigilância e prevenção de infecções em parto cesariano foram contextualizados para as especificidades de saúde da região, que reúne diversidade cultural e geográfica. “O compromisso da FVS-RCP é em fortalecer as capacidades locais, compartilhando conhecimentos e boas práticas que possam ser adaptadas à realidade de cada município, além de integrar as ações entre os países da Tríplice Fronteira”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A responsável técnica pela Vigilância Hospitalar e Qualidade da FVS-RCP, Evelyn Campelo, reforça que a identificação e o monitoramento dos fatores de risco são essenciais para prevenir infecções. “Através da capacitação dos profissionais de saúde, do aperfeiçoamento das práticas de assepsia e do fortalecimento da vigilância epidemiológica hospitalar, Podemos prevenir significativamente os casos e proteger a saúde materna”, ressalta.

As capacitações presenciais ocorrem com parceria das Secretarias Municipais de saúde e incluem encontro com gestores de saúde, profissionais que atuam em hospitais e maternidades, equipes de vigilância em saúde, além de visitas às unidades de saúde, que são referência localmente para a realização de partos cesarianos, e unidades básicas de saúde voltadas à atenção primária.

Uma das participantes da iniciativa, a enfermeira e técnica sanitarista do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em saúde (CIEVS) do Distrito Sanitário Indígena (DSEI) Alto Solimões, Andressa Gabrielly Oliveira, destaca que a ação de capacitação é uma estratégia fundamental para fortalecer as práticas locais. Ela ressalta, ainda, a importância de atender de forma integral a comunidade indígena, que preserva as próprias culturas e tradições de medicina tradicional.

Foto: Divulgação/FVS-RCP

“A Tríplice Fronteira apresenta questões diferenciadas em relação a outras regiões do Amazonas, como a livre circulação de pessoas de diferentes países. É essencial promover um cuidado seguro aos pacientes, com a implementação de protocolos e medidas que assegurem a qualidade do atendimento na região”, enfatizou Andressa.

Durante as visitas técnicas, são discutidos protocolos de segurança, treinamento contínuo, implementação de medidas preventivas, como a manutenção das condições do ambiente cirúrgico e acompanhamento pós-operatório com a meta de prevenir infecção. As visitas presenciais ocorrem após articulação com as gestões de saúde municipais e atendem a critérios de qualidade e necessidade das unidades, com foco em aprimorar as práticas de prevenção e controle de infecções.

Controle de infecção

O controle de infecção no ambiente cirúrgico de partos cesarianos é uma medida fundamental para a saúde tanto da mãe quanto do recém-nascido. O controle envolve uma série de práticas rigorosas para prevenir infecções pós-operatórias. Entre as principais ações, destacam-se a higienização adequada das mãos e equipamentos, a esterilização dos instrumentos cirúrgicos, o uso de antibióticos profiláticos no momento adequado e a manutenção de um ambiente limpo e seguro.

Além disso, é essencial que os profissionais de saúde sejam constantemente treinados e atualizados sobre as melhores práticas de assepsia e segurança. O monitoramento contínuo dessas medidas no ambiente hospitalar contribui para a redução de infecções e melhora a qualidade do atendimento aos pacientes.

O post Prevenção de infecções em cesáreas é fortalecida por treinamentos da FVS-RCP na Tríplice Fronteira apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Regularização fundiária: Governo do Amazonas promove mutirão para famílias na zona norte
Próximo artigo Sine Manaus oferta 194 vagas de emprego nesta segunda–feira

Mais notícias desta categoria

Operaamazonas realiza mais de 300 cirurgias em hospitais Adriano Jorge e Delphina Aziz durante feriado prolongado

13 horas atrás

Fiscalização de eventos carnavalescos em Manaus encontra crianças em todos os blocos fiscalizados

17 horas atrás

Governo do Amazonas abre credenciamento da imprensa para Carnaboi 2026 com limite por veículo

18 horas atrás

Alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio podem pedir isenção do Processo Seletivo Contínuo nos dias 23 e 24 de fevereiro pela Ufam

18 horas atrás

Vigilância sanitária intensifica fiscalizações e orientações em Manaus durante o período do Carnaval para prevenir riscos

18 horas atrás

IML de Manaus solicita que familiares de Ingride Pontes da Silva compareçam para liberação do corpo

18 horas atrás

Naufrágio da lancha Lima de Abreu XV: corpo da terceira vítima é encontrado e buscas seguem no Amazonas

20 horas atrás

Governo do Amazonas oferece atendimento psicológico a vítimas e familiares do naufrágio no Encontro das Águas

20 horas atrás

Grande Família é campeã do Carnaval de Manaus com 269,4 pontos após 17 anos

20 horas atrás

Apreensão de drogas no Amazonas registra 5,4 toneladas em menos de cinco dias pelas forças de segurança

1 dia atrás

Grupos de Acesso do Carnaval na Floresta têm Dragões do Império e Primos da Ilha campeãs em Manaus

2 dias atrás

Kanban é adotado no HPS Platão Araújo e otimiza fluxo e decisões no atendimento hospitalar

2 dias atrás
Carnaval na Floresta 2026: Oito bandas e blocos das zonas sul e centro-sul são fiscalizadas por agentes da CIF
Busca por desaparecidos do naufrágio da lancha Lima de Abreu XV mobiliza 25 mergulhadores no Amazonas
Corpo de Bombeiros do Amazonas segue buscas por desaparecidos em naufrágio e já percorreu mais de 10 km do rio Amazonas
Carnaval na Floresta 2026: SES-AM garante assistência no Sambódromo e em 25 unidades de urgência e emergência
SES-AM registra 26 atendimentos no Sambódromo de Manaus durante desfile do Grupo Especial e mantém rede de saúde ativa para o Carnaval
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?