Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus atualiza números de casos de arboviroses em informe epidemiológico
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus atualiza números de casos de arboviroses em informe epidemiológico
Manaus

Prefeitura de Manaus atualiza números de casos de arboviroses em informe epidemiológico

9 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus atualiza, nesta quarta-feira, 12/2, os dados de casos de dengue, zika, chikungunya, oropouche e mayaro registrados na capital, por meio da nova edição do Informe Epidemiológico das Arboviroses. Elaborada pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), a publicação reúne dados da Semana Epidemiológica 6, dos dias 2 a 8 de fevereiro de 2025.

Segundo o informe da Semsa, Manaus registrou 15 casos novos de dengue, totalizando 176 casos confirmados da arbovirose em 2025, dentre 477 casos suspeitos, dos quais 86 continuam em investigação. Dois casos de febre do Mayaro, os primeiros da doença no município neste ano, foram confirmados por critério laboratorial.

A secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, enfatiza que o controle e prevenção das arboviroses requer o cuidado constante da população em identificar e eliminar os focos de infestação do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya, em suas casas e quintais.

“A redução dos números de dengue e de outras doenças transmitidas pelo mosquito passa pela atenção dos moradores em suas residências, cuidando para evitar o acúmulo de água parada em pratos de plantas, lixo não recolhido, calhas entupidas e outros locais”, ressalta.

Shádia reforça ainda a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue, como parte das ações da gestão municipal para combate às arboviroses. “São apenas duas doses, com três meses entre cada aplicação, e o jovem estará mais protegido contra a doença e terá menos riscos de adoecer e necessitar de hospitalização”.

A vacina, conforme a secretária, é gratuita e está disponível em mais de 60 salas gerenciadas pela Semsa. A lista de unidades, endereços e horários de atendimento PODE ser consultada no endereço manaus.am.gov.br/semsa/wp-content/uploads/sites/8/2024/08/SALAS-DE-VACINA-QDENGA-1.pdf.

Mais dados

O Informe Epidemiológico das Arboviroses da Semsa não traz casos novos de chikungunya, zika ou oropouche na última semana, sendo que as duas últimas seguem sem registro em Manaus neste ano. Permanece o total de nove casos de chikungunya confirmados, neste ano, dentre 38 casos suspeitos da doença, dos quais dois seguem em investigação.

Não consta da publicação nenhum registro de óbitos confirmado ou em investigação por dengue, zika, chikungunya, oropouche ou mayaro neste ano.

O Informe Epidemiológico das Arboviroses é elaborado pelas equipes da Semsa, a partir de dados de sistemas de informação do Ministério da saúde. A publicação semanal faz parte das estratégias da secretaria para vigilância epidemiológica e monitoramento das doenças transmitidas por mosquitos.

A gestão municipal desenvolve, ainda, outras ações permanentes de prevenção e controle, incluindo inspeções domiciliares e atividades de manejo ambiental, que são reforçadas na época de chuvas, quando a umidade e o calor favorecem a proliferação de mosquitos.

— — —

Texto e fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Fapeam lança editais inéditos para cientistas mulheres e homenageia pesquisadoras do Amazonas
Próximo artigo Prefeitura de Manaus oferece 80 vagas gratuitas para o curso de Oratória

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus realiza 4ª edição do projeto ‘Jogo Limpo’

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza operação ‘Transporte Legal’

12 horas atrás

Prefeitura realiza dragagem no bairro Colônia Santo Antônio

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus substitui tubulação rompida em igarapé

13 horas atrás

DDZ Norte da prefeitura coloca Manaus em destaque

13 horas atrás

Servidoras da prefeitura discutem odontologia e saúde pública

14 horas atrás

Prefeitura recupera drenagem comprometida por tubulação irregular no São Francisco

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia 7ª edição da Expocreati 2025

14 horas atrás

Prefeitura inicia intervenção em rede de drenagem profunda

14 horas atrás

Campanha antirrábica já imunizou 125 mil animais e segue com vacinação em domicílio e 39 postos fixos

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus divulga lista de selecionados para treinamento sobre uso do ChatGPT

16 horas atrás

Sine Manaus oferta 387 vagas de emprego nesta quinta-feira

17 horas atrás
Manaus se consolida como liderança amazônica em saneamento inclusivo
Prefeitura dá início à Semana de Prevenção ao Diabetes
Beneficiários do ‘Bolsa Família’ devem buscar unidade de saúde para agendar acompanhamento
Sine Manaus oferta 498 vagas de emprego nesta quarta-feira
Nova linha de ônibus para atender a comunidade Valparaíso
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?