Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Mutirão de Regularização Ambiental no Baixo Amazonas é realizado pelo Ipaam e órgãos parceiros a partir do dia 17 de fevereiro
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Mutirão de Regularização Ambiental no Baixo Amazonas é realizado pelo Ipaam e órgãos parceiros a partir do dia 17 de fevereiro
Governo do Amazonas

Mutirão de Regularização Ambiental no Baixo Amazonas é realizado pelo Ipaam e órgãos parceiros a partir do dia 17 de fevereiro

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Ação de retificação do cadastro ambiental rural (CAR) acontecerá em Parintins, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Nhamundá

FOTO: Arquivo/Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) dará início, a partir de 17 de fevereiro, ao Mutirão de Retificação do cadastro ambiental rural (CAR) 2025, com o objetivo de regularizar imóveis rurais na região do Baixo Amazonas, nos municípios de Parintins, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Nhamundá (distantes 369, 331, 271 e 383 quilômetros de Manaus, respectivamente).

A ação visa atender pequenos produtores rurais, com imóveis de até 320 hectares, ajudando-os a regularizar suas atividades de acordo com as exigências ambientais, fortalecer a agricultura familiar e promover a preservação da Amazônia.

Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, o foco é atender agricultores que ainda precisam retificar seus cadastros ambientais ou regularizar pendências, como a inscrição no Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para agricultura familiar.

“A iniciativa também busca orientar os produtores sobre como proceder para obter o licenciamento ambiental, oferecendo um suporte completo para que a regularização fundiária aconteça de maneira eficaz”, explicou o gestor.

Ainda conforme Picanço, a ação é uma oportunidade para os pequenos produtores terem acesso a benefícios ambientais, fortalecerem suas atividades agrícolas e contribuírem para a preservação do meio ambiente. “Essa ação de regularização é fundamental para a sustentabilidade e para que a agricultura familiar possa se desenvolver de forma legal e responsável. A parceria entre as diversas instituições é o que vai garantir o sucesso do mutirão”, afirma.

Apoio e logística

Além do atendimento fixo em Parintins, o mutirão contará com unidades itinerantes que se deslocarão para as comunidades mais afastadas, como as do Projeto de Assentamento Vila Amazônia. Essas unidades móveis, com equipes compostas por técnicos do Ipaam, INCRA, PNUD, GIZ e outras instituições, estarão atendendo diretamente nas comunidades de São Antônio de Tracajá (em Barreirinha), Boa Esperança do Zé Açu (em Nhamundá) e Nossa Senhora de Fátima do Açaí (em Boa Vista do Ramos), de 17 a 22 de fevereiro.

FOTOS: Arquivo/Ipaam

O coordenador de planejamento estratégico do Ipaam, Sheron Vitorino, enfatiza a importância da ação descentralizada para alcançar os agricultores mais distantes, garantindo que todos tenham acesso ao processo de regularização. “Ao levarmos a equipe até as comunidades, conseguimos facilitar o acesso dos agricultores aos serviços de regularização, o que aumenta a adesão ao mutirão e fortalece a proteção ambiental na região”, destaca Vitorino.

O mutirão oferecerá também suporte remoto, com pontos de atendimento nas prefeituras de Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Nhamundá. Durante o período de 17 a 22 de fevereiro, as prefeituras irão disponibilizar internet para conectar os agricultores aos técnicos do Ipaam, permitindo a realização de atendimentos por meio de chat, vídeo ou mensagem.

Parcerias e responsabilidades

O Ipaam, responsável pela coordenação do mutirão, ficará encarregado da análise do cadastro ambiental rural, além da orientação quanto ao licenciamento de atividades produtivas e regularização ambiental. O INCRA, por sua vez, se encarregará da regularização fundiária, enquanto o PNUD prestará apoio logístico e técnico para a implementação do mutirão.

A GIZ fornecerá consultoria especializada, com foco na retificação dos cadastros e no apoio ao cumprimento das exigências legais para a regularização. O Sebrae contribuirá com orientações sobre a melhoria das atividades produtivas dos pequenos agricultores, e o Programa Floresta+ Amazônia promoverá a conservação e a regularização fundiária, incentivando práticas de uso sustentável da terra.

O post Mutirão de Regularização Ambiental no Baixo Amazonas é realizado pelo Ipaam e órgãos parceiros a partir do dia 17 de fevereiro apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior FUnATI disponibiliza 2 mil vagas gratuitas em oficinas de extensão
Próximo artigo PC-AM divulga imagem de homem que desapareceu no bairro Monte das Oliveiras

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas e Unicef alinham ações para fortalecer políticas de proteção às crianças e adolescentes no estado

14 horas atrás

Em vistoria de obras do Residencial Compensa, governador interino Roberto Cidade destaca continuidade dos projetos habitacionais no Amazonas

16 horas atrás

Intercâmbio artístico e arte urbana ganham destaque em programação cultural em Parintins

16 horas atrás

SES-AM realiza atendimentos de saúde durante a Semana Nacional do Registro Civil no Vasco Vasques

18 horas atrás

Leilão do Detran-AM: visitação do próximo leilão de veículos encerra na quarta-feira

18 horas atrás

Sine Amazonas divulga 314 vagas de emprego para esta terça-feira

18 horas atrás

SSP-AM participa da Semana Nacional do ‘Registre-se’ com emissão da Carteira de Identidade Nacional

18 horas atrás

Sema Amazonas capacita novos monitores da biodiversidade para Unidades de Conservação

19 horas atrás

Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas inicia atividades da quinta turma do Curso de Salvamento Aquático

20 horas atrás

Ipaam define novas regras para cadastro ambiental obrigatório no Amazonas

20 horas atrás

Em São Paulo de Olivença, agricultores assistidos pelo Idam vencem o 1º Desafio de Ideias Inovadoras

21 horas atrás

Governador interino Roberto Cidade destaca ampliação da cidadania no interior durante abertura do ‘Registre-se em Manaus’

21 horas atrás
Policiais militares auxiliam cadeirante em via íngreme e garantem deslocamento com segurança na zona norte de Manaus
Corpo de Bombeiros realizou mais de 20 mil atendimentos no Amazonas em 2025
Mais de 22 mil carteiras de identidade emitidas pela SSP-AM seguem esquecidas nos PACs
Com novos óculos e exames, pacientes destacam acesso facilitado à saúde em Manaus
PC-AM e PCPA prendem homem envolvido no homicídio de dois irmãos ocorrido no bairro Alvorada
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?