A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima), realizou a 152ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema), nesta quinta-feira, 6/2. Na ocasião, foram apresentados, aos 18 conselheiros presentes, o novo secretário da Semmasclima, Fransuá Matos, que preside o conselho, e a nova secretária-executiva do Comdema, Griffith Duarte.
Além da apresentação dos gestores, houve a aprovação de processos de licenciamento ambiental e sorteio de novos, os quais devem ser analisados pelo colegiado. Para o titular da Semmasclima, Fransuá Matos, o Comdema é essencial para a administração pública municipal.
“Os conselheiros decidem sobre situações que causam algum dano ambiental e isso é muito importante. Ter no colegiado pessoas realmente engajadas na gestão pública ambiental nos ajuda a fazer mais e melhor por nossa cidade, como determina o prefeito David Almeida”, destacou.
O secretário aproveitou a reunião para apresentar as metas da Semmasclima para 2025, como as entregas do Plano de Ação à Mudança do Clima, do Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano de Redução de Riscos, previstas para o segundo semestre de 2025, dentre outros objetivos.
O Comdema possui 21 membros em sua formação. Dentre suas atribuições estão: cooperar com a formulação de políticas ambientais e de desenvolvimento científico; analisar e julgar processos referentes a infrações ambientais, como última instância administrativa; analisar propostas de projeto de lei de relevância ambiental do Executivo municipal, dentre outras.
“Quando se fala em meio ambiente, pensamos em saúde. Ao juntarmos o controle social com a gestão participativa, que a atual gestão do Fransuá está trazendo junto ao colegiado, acredito que iremos avançar bastante nas questões ambientais e climáticas”, disse o representante da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Maximynio Lopes, um dos conselheiros presentes na reunião.
Nova secretária-executiva do Comdema
Griffith Duarte passou a integrar a Semmasclima como secretária-executiva do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema), em janeiro de 2025. Ela é médica veterinária, pós-graduada em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais e em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental. Em sua experiência na gestão pública, Griffith atuou na Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) e no Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
Sobre o Comdema
O Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente, conhecido por Comdema, é um órgão da administração pública municipal, no qual a sociedade civil participa de forma direta. Constitui em um espaço de discussão e decisão conjunta entre a gestão pública e a sociedade, proporcionando o debate, a formulação e a definição de políticas públicas ambientais no âmbito municipal, permitindo também o controle da sua execução. O Comdema integra o Poder Executivo municipal, vinculado à Semmasclima, com caráter deliberativo.
— — —
Texto e fotos – Taianna Castro / Semmasclima