A pauta do encontro foi o prognóstico climático do estado para 2025


A Defesa Civil do Amazonas realizou, nesta terça-feira (28/01), uma reunião estratégica com órgãos e empresas do setor de abastecimento de energia e combustíveis. O encontro teve como objetivo apresentar o prognóstico climático para 2025, destacando potenciais desafios relacionados a eventos naturais extremos, que podem impactar o abastecimento energético e logístico do estado.
O secretário da Defesa Civil, coronel Francisco Máximo, iniciou o encontro destacando a importância de uma abordagem integrada e preventiva. “Nos últimos anos, estamos enfrentando cenários climáticos cada vez mais desafiadores. Planejar e alinhar ações com o setor de energia e combustíveis é fundamental para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população durante desastres naturais, como a estiagem”, afirmou.

Foto: Mylena Matos / Defesa Civil do Amazonas
“Esta é a primeira de muitas reuniões que realizaremos ao longo do ano. Nosso objetivo é continuar dialogando com outros setores estratégicos, priorizando medidas preventivas e fortalecendo a integração com os municípios para aumentar a resiliência diante dos desafios climáticos”, destacou o secretário.
Entre os principais temas abordados, os desastres naturais extremos, considerando os possíveis impactos no transporte fluvial, principal via de abastecimento para diversas regiões. Também foram discutidas medidas para reforçar o fornecimento de energia elétrica em áreas críticas e estratégias de armazenamento e distribuição de combustíveis durante os períodos de crise.

Foto: Mylena Matos / Defesa Civil do Amazonas
A reunião contou com a presença de órgãos e empresas estratégicas, como a Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), Amazonas Energia, Atem, Ream, Eneva, Agrekko e Power Tech. No encontro, foram definidas ações conjuntas, incluindo a criação de planos de contingência, ampliação de estoques estratégicos e troca de informações em tempo real.

Foto: Mylena Matos / Defesa Civil do Amazonas
“A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Amazonas em liderar ações para mitigar os impactos de desastres naturais e garantir o bem-estar da população. Além disso, contamos com um painel de monitoramento diário que acompanha o estoque de energia, combustíveis e gás nos municípios, permitindo uma resposta ágil e eficiente às demandas”, destacou Marco Villela, secretário executivo de energia e gás da Semig.
O post Defesa Civil do Amazonas convoca setor energético e de combustíveis para alinhamento estratégico apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.