Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Fundação Alfredo da Matta realiza mutirão dermatológico no sábado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Fundação Alfredo da Matta realiza mutirão dermatológico no sábado
Governo do Amazonas

Fundação Alfredo da Matta realiza mutirão dermatológico no sábado

6 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Ação faz parte da estratégia de identificação e diagnóstico precoce de casos de hanseníase, para tratamento na unidade da SES-AM

Foto: Arnoldo Santos/ Fuham

A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), vai abrir as portas, no próximo sábado (25/01), para realização de mutirão dermatológico. A ação, que tem como objetivo identificar e diagnosticar precocemente casos de hanseníase, faz parte da programação voltada à Campanha Janeiro Roxo, mês dedicado à doença em todo o mundo.

O atendimento inicia às 8h e finaliza às 14h. Será aberto a qualquer pessoa que esteja com algum tipo de problema de pele, como mancha, coceira ou ferida, por exemplo. A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, orienta para que as pessoas, nessas condições, busquem o atendimento da Fundação Alfredo da Matta, que é referência em dermatologia, na região. “O diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento aumentam as chances de cura”, afirmou.

Fotos: Arnoldo Santos/ Fuham

O diretor-presidente da Fuham, Carlos Chirano, explica que não é preciso ter encaminhamento de outras unidades de saúde, seja pública ou particular. Mas é essencial que a pessoa tenha em mãos o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), o CPF e, se tiver disponível, o comprovante de residência. O atendimento será realizado mediante a distribuição de fichas. A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta fica localizada na avenida Codajás, nº 34, no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.

A hanseníase no Amazonas

No Amazonas, a hanseníase apresenta números considerados de média endemicidade, pelo que determina a Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo dados do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia (DCDE) da Fuham, em 2024, foram detectados 256 casos novos de hanseníase no Estado. Do total de casos novos, 92 (35,9%) eram de residentes de Manaus e 164 (64,1%) de outros 44 municípios.

O diretor-presidente da Fuham destaca que fatores culturais influenciam nos números de registros de hanseníase. Por isso, ações como a de sábado ajudam no combate à doença. “Hoje, estamos como uma média em torno de 60%, de diagnóstico tardio. É preciso que as pessoas busquem o atendimento para diagnóstico na fase precoce, com maior probabilidade de cura”, observa Carlos Chirano.

O post Fundação Alfredo da Matta realiza mutirão dermatológico no sábado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus tem reunião para alinhar concessão para uso da antiga sede dos Correios no Centro
Próximo artigo ADS intensifica ação itinerante e recadastra 126 feirantes em quatro cidades da região metropolitana de Manaus

Mais notícias desta categoria

Governo do Estado avança nas tratativas para oferecer soluções de moradia definitivas as famílias do Monte Horebe

2 horas atrás

Prosai Parintins avança nas obras do novo sistema de abastecimento de água, com foco nos reservatórios

2 horas atrás

Beneficiárias do Prosamin+ participam da 5ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras

3 horas atrás

Sessão de fotos incentiva autoestima de idosos do Ceci Aparecida

3 horas atrás

PC-AM divulga imagem de jovem autista desaparecida após sair da escola no bairro Colônia Terra Nova

4 horas atrás

Ipaam sensibiliza mais de 800 estudantes sobre prevenção de queimadas e desmatamento em Silves

5 horas atrás

Subvenção Econômica: ADS realiza ação itinerante no interior para credenciamento de juticultores e malveiro

5 horas atrás

Em Santo Antônio do Içá, Sepror realiza cursos para agricultores familiares indígenas de Vila Betânia Macurane

5 horas atrás

Arena da Amazônia recebe evento com nomes históricos do futebol brasileiro

5 horas atrás

‘Amassunu’ transforma o Teatro Amazonas em rio de sons da floresta e da cultura amazônica

5 horas atrás

Corpo de Bombeiros do Amazonas publica norma técnica com requisitos de segurança para estações de carregamento de veículos elétricos

5 horas atrás

Saúde AM Digital: Destaques do Encontro Estratégico do SUS

7 horas atrás

Limpa Crédito: Afeam intensifica ações de liquidação e renegociação em Itapiranga, Silves, Jutaí e Fonte Boa

Secretaria de Educação convoca mais 114 candidatos do PSS para atuação no interior do Amazonas

Detran-AM: Operação de combate ao ‘rolezinho’ registra 200 infrações e remove 55 motocicletas em Manaus

Ipaam aplica mais de R$ 100 mil em multas durante a 7ª fase da Operação Região Metropolitana

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisadora amazonense ganha prêmio de melhor tese de doutorado

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?