Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: FVS-RCP atualiza informe epidemiológico de Vírus Respiratórios no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > FVS-RCP atualiza informe epidemiológico de Vírus Respiratórios no Amazonas
Governo do Amazonas

FVS-RCP atualiza informe epidemiológico de Vírus Respiratórios no Amazonas

10 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

SES-AM chama atenção da população para as medidas de prevenção e destaca as estratégias para controle

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM), atualiza, nesta segunda-feira (20/01), o Informe Epidemiológico de Vírus Respiratórios no Amazonas. O documento está disponível em www.fvs.am.gov.br.
No Amazonas, de 1º a 18 de janeiro de 2025, foram registrados 129 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 32 por vírus respiratórios. Neste período de 2025, foi registrado 1 óbito por vírus respiratórios.
Nas últimas três semanas (29/12/24 a 18/01/25), a faixa etária mais atingida é de pessoas com 60 anos ou mais (28,1%); seguida de menores de 1 ano (21,9%), 1 a 4 anos (18,8%), 20 a 39 anos (15,6%), 40 a 59 anos (9,4%) e 5 a 9 anos (6,3%).
Nas últimas três semanas, os vírus respiratórios mais identificados em amostras laboratoriais foram: rinovírus (41,5%), coronavírus SARS-CoV-2 (38,5%), adenovírus (8,6%), metapneumovírus (7,9%), parainfluenza (7,1%), entre outros.

REDE de Assistência Estadual
A secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, destaca que a REDE de assistência hospitalar desenvolve estratégias essenciais no controle de SRAG. Entre as ações executadas estão triagem de sintomáticos respiratórios, oferta de testagem rápida para diagnóstico de Covid- 19, exames laboratoriais para identificação de outros vírus, exames de imagem e oferta de tratamento, conforme o quadro clínico do paciente.
A SES-AM reforça a importância de, no início dos sintomas gripais, beber bastante água, para se manter hidratado, usar máscara e buscar atendimento nas Unidades Básicas de saúde. Em caso mais graves, buscar atendimento hospitalar. A SES conta com 17 unidades de referência para atender a população, com equipes capacitadas para prestar total assistência.

Medidas de Prevenção
A FVS-RCP orienta que, para prevenir as síndromes respiratórias, é fundamental adotar medidas simples, como a higienização frequente das mãos, a prática da etiqueta respiratória (cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar) e evitar aglomerações.
Também é imprescindível usar máscara de proteção respiratória para evitar transmissão de vírus respiratórios: pessoas com sintomas respiratórios, profissionais de saúde, os que precisam entrar em contato com indivíduos sintomáticos e quem faz parte de grupo de risco, como idosos, que têm comorbidades e indivíduos com doenças de imunossupressão.
É ainda essencial proteger crianças menores de seis meses de idade, evitando a exposição a ambientes de risco. A vacinação contra Covid-19 e influenza é distribuída para todo o Amazonas e é recomendada para o público elegível, sendo uma medida importante para a redução da transmissão e a prevenção de complicações graves das doenças.

Para mais informações, clique e confira

O post FVS-RCP atualiza informe epidemiológico de Vírus Respiratórios no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Detran-AM: Durante Operação Lei Seca, homem é preso em flagrante por uso de CNH falsificada
Próximo artigo Em Barcelos, Seas realiza primeira ação de apoio técnico do ano

Mais notícias desta categoria

SES-AM promove qualificação para inserção do contraceptivo Implanon na rede de Atenção Primária

5 horas atrás

Governador Wilson Lima anuncia pacote de ações voltadas para servidores públicos estaduais

5 horas atrás

Sine Amazonas divulga 229 vagas de emprego para esta quarta-feira

6 horas atrás

Comunidade escolar celebra 145 anos do IEA

6 horas atrás

Evento apoiado pelo Governo do Amazonas discute ciência e música, em Manaus e Tefé

6 horas atrás

Cadetes da PMAM expressam gratidão e emoção em solenidade do Espadim Tiradentes

7 horas atrás

Vitrine internacional: Amazonas leva produtos turísticos ao WTM Londres 2025

7 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de mulher que desapareceu no bairro Coroado

7 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas forma quatro novos delegados de polícia

7 horas atrás

Secretaria de Educação e Senat levam qualificação profissional aos alunos da EJA

7 horas atrás

Secretaria de Educação lança edital da 2ª edição do prêmio ‘Educadores que Transformam’

7 horas atrás

Polícia Civil alerta idosos sobre golpes e reforça atenção nas agências bancárias

8 horas atrás
Servidores do Cetam são selecionados ao Prêmio Educador Transformador
Governador Wilson Lima apresenta balanço e destaca primeiro transplante de fígado realizado no Hospital Delphina Aziz
Operação Black Friday: Procon-AM inicia ações de orientação em lojas de Manaus
Governo do Amazonas lança campanha de vacinação antecipada contra a gripe, nesta segunda-feira
ADS promove 16 edições das Feiras de Produtos Regionais esta semana
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?