Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governador Wilson Lima sanciona lei que institui novo modelo de regionalização do saneamento básico para o interior
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governador Wilson Lima sanciona lei que institui novo modelo de regionalização do saneamento básico para o interior
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima sanciona lei que institui novo modelo de regionalização do saneamento básico para o interior

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Com a nova normativa, municípios poderão receber recursos federais para gestão dos serviços de água e esgoto

FOTOS: Diego Peres/SECOM

O governador Wilson Lima sancionou, nesta quinta-feira (09/01), a Lei Complementar nº 11/2024, que institui um NOVO modelo para regionalização do saneamento básico em municípios do interior, a Microrregião de saneamento básico (MRSB). Com a mudança, as cidades poderão receber recursos federais para a gestão dos serviços de água e esgoto, fortalecendo os investimentos já feitos pelo Governo do Amazonas na área.

“Essa nova lei vai permitir que os municípios melhorem a capacidade de gestão do saneamento básico para buscar alcançar as metas de universalização dos serviços. É um modelo que se mostrou eficaz nos estados em que foi adotado. Um saneamento básico de boa qualidade reflete em várias áreas como a saúde, educação e meio ambiente. O objetivo é, justamente, levar melhor qualidade de vida para a população”, afirmou o governador Wilson Lima.

FOTO: Diego Peres/SECOM

O projeto foi aprovado no dia 13 de dezembro de 2024, pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), após passar por ampla discussão ao longo de 2024, com as prefeituras e setores da sociedade ligados ao tema. A medida revoga a Lei Complementar nº 214, de 4 de agosto de 2021, tendo em vista a necessidade de reformulação para adequação às mudanças mais recentes na legislação nacional.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, o projeto foi adequado às melhores práticas de regionalização dos serviços públicos de saneamento básico no Brasil, para a implementação de acordo com a realidade amazonense.

“A prestação regionalizada dos serviços é necessária para que os municípios façam a regulação e uma gestão compartilhada com o Estado, além de conseguir receber recursos públicos e financiamentos geridos pela UNIÃO. A medida é crucial para que as cidades possam avançar na universalização do saneamento básico, melhorando a qualidade de vida da população”, ressaltou o secretário da Sedurb.

A assinatura da lei contou com a presença do diretor-presidente da Companhia de saneamento do Amazonas (Cosama), Denison Gama, e do deputado estadual e presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e saneamento da Aleam, Sinésio Campos.

FOTOS: Diego Peres/SECOM

Marco Legal

Conforme previsto no Marco Legal do saneamento, Lei Federal nº 14.026/2020, a meta é chegar até 2033 com 99% da população atendida com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto. O NOVO modelo de regionalização fortalece as ações de saneamento básico e vai ao encontro dos objetivos da Lei Federal.

Seguindo as diretrizes para a Regionalização do saneamento básico, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão ligado à Sedurb, realizou discussões com os diversos setores que se relacionam com o tema, durante o 1º Workshop sobre Regionalização dos Serviços de saneamento básico no Amazonas. Também foram realizadas consultas e audiência públicas virtuais para debater o assunto com a sociedade e colher contribuições.

Microrregião de saneamento básico

De acordo com a lei sancionada pelo governador Wilson Lima, a Microrregião de saneamento básico é uma autarquia intergovernamental composta pelo Estado e os 61 municípios do interior do Amazonas. A MRSB não possui estrutura administrativa ou orçamentária própria e exercerá sua atividade por meio derivado, mediante o auxílio da estrutura administrativa e orçamentária dos entes da federação que a integram ou com ela conveniados.

FOTOS: Diego Peres/SECOM

São funções da MRSB o planejamento, a regulação, a fiscalização e a prestação, direta ou contratada, dos serviços públicos de saneamento básico. Além disso, o modelo deve assegurar a manutenção e a instituição de mecanismos que garantam o atendimento da população, cumprindo metas de universalização previstas no Plano Nacional de saneamento básico.

A Microrregião é um modelo de sucesso adotado por 15 dos 26 estados brasileiros. São eles: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe.

Investimentos

Desde 2019, o Governo do Amazonas tem ampliado ações para garantir saneamento básico de qualidade para municípios do interior. As medidas passam por obras que envolvem esgotamento sanitário e distribuição de água potável para a população.

FOTO: Diego Peres/SECOM

Para o interior, o Programa de saneamento Integrado de Maués (Prosai Maués) foi inaugurado em 2019, garantindo captação, reserva e distribuição de água potável para 90% da população. Em Parintins, as obras iniciaram em setembro de 2024 e preveem a construção de centros de reservação, recuperação de poços e REDE de coleta de esgoto pelo Prosai Parintins.

A Companhia de saneamento do Amazonas (Cosama) também expandiu os trabalhos assumindo o abastecimento de água em três municípios desde 2019, totalizando 15 cidades geridas pela companhia. A companhia investiu, ainda, em reformas e ampliações de agências, inauguração da Estação de Tratamento de Água (ETA) em Benjamin Constant e a criação do projeto Água Boa, garantindo água potável para comunidades isoladas.

O post Governador Wilson Lima sanciona lei que institui novo modelo de regionalização do saneamento básico para o interior apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Manaus oferta 371 vagas de emprego nesta sexta-feira, 10/1
Próximo artigo PC-AM atualiza informações sobre investigação relacionada à morte de cavalos

Mais notícias desta categoria

Fundação Hospital Adriano Jorge registra aumento de cirurgias, consultas e exames em 2025 e amplia atendimentos

6 horas atrás

Prisão do suspeito do homicídio de criança em Manaus ocorre após 30 horas de buscas integradas

7 horas atrás

Detran-AM inaugura PAD de Urucurituba com serviços de CNH, veículos e coleta de imagem durante aniversário da cidade

9 horas atrás

Cetam publica edital para 7.797 vagas em cursos presenciais em Manaus e lança novo site de inscrições

9 horas atrás

Exposição Mãos que Criam e que Contam Histórias leva memórias de vida ao Palácio Rio Negro em Manaus

13 horas atrás

Sejusc detalha como educação no sistema socioeducativo possibilitou ingresso de ex-socioeducando no ensino superior

14 horas atrás

Governo do Amazonas promove ações do Janeiro Branco para saúde mental dos trabalhadores do Prosai em Parintins

14 horas atrás

Inclusão sobre Rodas: Governo do Estado segue com entregas domiciliares de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência

1 dia atrás

Concerto da cantora Morgana no Teatro Amazonas marca celebração do Dia de Santa Brígida em 1º de fevereiro

1 dia atrás

Prosai Parintins avança com obras habitacionais, mercado e infraestrutura de água e esgoto previstas para 2026 no Amazonas

1 dia atrás

Polícia Civil do Amazonas pede ajuda para localizar Jaercio José Ferreira Viana desaparecido na avenida Getúlio Vargas

1 dia atrás

Fapeam divulga resultado final do PROPG-EX e amplia apoio a 20 propostas no Amazonas

1 dia atrás
Detran-AM alerta sobre golpe com sites falsos que cobram por inscrição na CNH Social do Amazonas
Feiras de produtos regionais da ADS em Manaus movimentaram R$ 20 milhões e 8.507 toneladas em 2025
Programa Futuras Cientistas estimula alunas do Amazonas a desenvolver produtos alimentícios com cubiu
Barezão 2026 e Vila Aberta Para Todos movimentam praças esportivas do Amazonas neste fim de semana
Idam realiza ação itinerante em Manacapuru e emite 44 CPP e 25 CAF para agricultores familiares
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?