Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Campanha antirrábica da prefeitura segue com vacinação em UBSs e clínicas veterinárias parceiras
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Campanha antirrábica da prefeitura segue com vacinação em UBSs e clínicas veterinárias parceiras
Manaus

Campanha antirrábica da prefeitura segue com vacinação em UBSs e clínicas veterinárias parceiras

10 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus dá continuidade à Campanha de Vacinação Antirrábica Animal com a imunização de cães e gatos contra a raiva em clínicas veterinárias parceiras, distribuídas em todas as zonas urbanas da capital. A estratégia, coordenada pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa) e executada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, iniciou em outubro do ano passado e foi estendida até o dia 31 de janeiro. Mais de 270 mil animais já foram vacinados.

Conforme o gerente do CCZ Manaus, Rodrigo Araújo, tutores de cães e gatos que não foram atendidos durante as visitas domiciliares da campanha, encerradas no dia 20 de dezembro, podem imunizar seus animais em 34 pontos fixos de vacinação, situados nas zonas Norte, Leste, Oeste e Sul da capital.

“Esses pontos ficam situados em diversos locais da cidade, permitindo que o usuário não precise se locomover tanto para vacinar seu animal. É importante apenas que, antes de sair de casa, ele observe os dias e horários de atendimento de cada estabelecimento”, orienta.

Além de clínicas veterinárias parceiras, a vacinação contra a raiva está disponível em duas unidades da REDE municipal de saúde e na sede do CCZ Manaus, no bairro Compensa. “No CCZ, o serviço é ofertado o ano todo, sempre de segunda a sexta, em dias úteis, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento. E, neste mês de janeiro, funcionaremos também com vacinação aos sábados, das 8h às 12h”.

A lista de pontos fixos com endereços e horários de atendimento, PODE ser consultada on-line por meio do link https://bit.ly/pontosvacinacaoantirrabica e no instagram oficial da Semsa (@semsamanaus). 

Rodrigo reforça que a vacinação contra a raiva é obrigatória para cães e gatos a partir de três meses de idade, que devem ser imunizados anualmente. Conforme o gerente, os animais devem estar em boas condições de saúde para receber a vacina, e não é necessário que o tutor apresente qualquer documento para acesso ao serviço.

“Para facilitar o atendimento, orientamos que o tutor leve seu cão com coleira e guia. Já os gatos podem ser levados enrolados em pano no colo ou em caixas próprias para transporte”, recomenda.

Balanço e meta

Até a sexta-feira, 3/1, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal da prefeitura imunizou mais de 270 mil animais, sendo 175 mil cães e 95 mil gatos. Com término inicialmente previsto no dia 20 de dezembro, a estratégia foi prorrogada com o objetivo de assegurar o cumprimento da meta de imunizar 295.077 cães e gatos em todo o município.

De outubro a dezembro, relata Rodrigo Araújo, a campanha municipal promoveu a vacinação de cães e gatos em todos os bairros da cidade, em visitas das equipes de vacinadores/registradores de casa em casa. O serviço também foi ofertado em pontos fixos em todo o município, incluindo na zona rural, e em pontos estratégicos temporários.

“Nesta nova fase, atuamos em parceria com clínicas veterinárias para que mais pessoas possam vacinar seus bichos. Com isso buscamos atingir a meta de vacinação e manter Manaus livre da raiva, que é uma doença grave e sem cura, capaz de infectar humanos e animais”, aponta o gerente do CCZ.

A raiva, informa Rodrigo, é causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae, que PODE ser transmitido aos seres humanos pela saliva de animais infectados, por meio de mordedura, com maior frequência, ou ainda por arranhadura ou lambedura.

“Em Manaus, não há registro de casos da doença em humanos desde 1985. Isso se deve em muito à campanha de vacinação antirrábica, que ocorre anualmente como parte das ações da Semsa para controle e erradicação da raiva”, enfatiza.

Para mais informações sobre a campanha de vacinação contra a raiva animal, a população PODE entrar em contato com o CCZ Manaus, por meio do WhatsApp, nos números (92) 98842-8359 ou 98842-8484, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

— — — Texto – Jony Clay Borges / SemsaFotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Balanço 2024: Escola Pública de Trânsito do Detran-AM forma mais de 3.700 pessoas com cursos gratuitos
Próximo artigo Complexo viário Rei Pelé chega a 70% de execução do projeto com previsão de entrega para maio de 2025

Mais notícias desta categoria

Prefeitura realiza dragagem no bairro Colônia Santo Antônio

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus substitui tubulação rompida em igarapé

4 horas atrás

DDZ Norte da prefeitura coloca Manaus em destaque

4 horas atrás

Servidoras da prefeitura discutem odontologia e saúde pública

5 horas atrás

Prefeitura recupera drenagem comprometida por tubulação irregular no São Francisco

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia 7ª edição da Expocreati 2025

5 horas atrás

Prefeitura inicia intervenção em rede de drenagem profunda

5 horas atrás

Campanha antirrábica já imunizou 125 mil animais e segue com vacinação em domicílio e 39 postos fixos

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus divulga lista de selecionados para treinamento sobre uso do ChatGPT

7 horas atrás

Sine Manaus oferta 387 vagas de emprego nesta quinta-feira

8 horas atrás

Ageman amplia ações sustentáveis com apoio a projetos sociais

10 horas atrás

Romu apreende drogas e simulacros no Centro Histórico de Manaus

10 horas atrás
Beneficiários do ‘Bolsa Família’ devem buscar unidade de saúde para agendar acompanhamento
Sine Manaus oferta 498 vagas de emprego nesta quarta-feira
Nova linha de ônibus para atender a comunidade Valparaíso
Prefeitura de Manaus leva emissão gratuita do ‘PassaFácil’ às comunidades e alcança 11 mil passageiros
Campanha ‘Novembro Azul’ em Manaus orienta sobre câncer de próstata e cuidado integral com a saúde do homem
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?