Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Novos espaços públicos e desburocratização de serviços marcam o ano de 2024 para o Implurb
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Novos espaços públicos e desburocratização de serviços marcam o ano de 2024 para o Implurb
Manaus

Novos espaços públicos e desburocratização de serviços marcam o ano de 2024 para o Implurb

7 meses atrás
Compartilhar
10 Min Lidos
53558669057 258d5c7fe3 c

Novos espaços públicos, ativados, inaugurados e entregues para reunir a população de Manaus, em locais muito democráticos, foram a marca registrada da Prefeitura de Manaus neste ano. Ao fazer uma retrospectiva de 2024, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) foi responsável por entregar oito grandes áreas públicas, totalmente criadas, regenerando e ampliando o tecido urbanístico da capital.

As inaugurações iniciaram no primeiro trimestre do ano, com a entrega das primeiras obras do programa “Nosso Centro”, como o mirante Lúcia Almeida, o largo de São Vicente e o casarão Thiago de Mello, localizados no início da avenida 7 de Setembro, no centro histórico, na zona Sul, no dia 4/3. O píer turístico Manaus 355 foi inaugurado posteriormente, em razão da subida do rio Negro, no dia 9/6, e a varanda do mirante ganhou o primeiro piso de skyglass público, no dia 23/10.

Onde antes havia abandono, degradação e esquecimento, a Prefeitura de Manaus transformou numa área visitada, com agitação durante o dia e à noite, tendo impacto direto na melhoria da qualidade de vida das pessoas e em novos negócios a partir de projetos de arquitetura urbana e social.

As construções proporcionam, em comum, inspiração e democracia no uso dos espaços. Neste ano, o Implurb alcançou ainda mais no sistema de licenciamento urbano de Manaus, com números marcantes acumulados de janeiro a dezembro. O instituto fecha o ano com mais de 1 milhão de metros quadrados com novos alvarás de construção, diante de um mercado imobiliário que cresceu cerca de 30%, entre dezenas de lançamentos.

“Ao longo dos quatro anos de administração do prefeito David Almeida, o Implurb licenciou mais de 4,7 milhões de metros quadrados em área com alvarás de construção. Isso tem impacto direto na economia, gerando emprego e renda, aquecendo o setor de construbusiness, que envolve desde a venda de um imóvel até alimentação, material, equipamentos de proteção, enfim, toda uma cadeia. E a própria prefeitura tem suas obras que impactam no setor, como a do parque Encontro das Águas – Rosa Almeida, que consome, por dia, cerca de 2 mil sacos de cimento”, explicou o diretor-presidente da autarquia, Carlos Valente.

Licenciamento

O Implurb reduziu, neste ano, o tempo médio para licenciamento de construções para cerca de 22 dias e meio. Com o lançamento do novo Alvará de Construção Mais Fácil (ACMF), previsto para o primeiro semestre de 2025, a expectativa é de reduzir ainda mais essa média.

Após o lançamento do ACMF, haverá treinamento e início do novo sistema, que vai automatizar o licenciamento para obras de até 750 metros quadrados, conforme prevê a legislação.

“Vamos atuar intensamente para aumentar a agilidade e celeridade, desburocratizando serviços, criando rotinas de tecnologia da informática e usando a Inteligência Artificial para termos cada vez mais uma capital atrativa para geração de negócios”, comentou Valente.

Habite-se

Outro dado que chama atenção neste ano é o das certidões de Habite-se e Regularização. Nos 11 primeiros meses do ano, o Implurb fez a regularização de mais de 680 mil metros quadrados de área.

“Muitas pessoas acham que é uma coisa muito difícil se tirar o Habite-se, mas os números mostram o contrário. Hoje temos um procedimento e atendimento que permite agilidade e, se não houver pendências, o proprietário tem seu Habite-se entre 20 dias a 25 dias. Isso mostra a preocupação da gestão em desburocratizar e agilizar processos. E a tendência é de reduzir ainda mais esses prazos”, disse o diretor-presidente, lembrando que nos últimos quatro anos se avançou muito e que 2025 será um ano de transformações.

Outras entregas

Ao longo deste ano, Manaus e a população ganharam preciosos espaços com paisagens naturais e de pertencimento à população, desde parques, mirantes e praças. Na gestão do prefeito David Almeida, o investimento resultou na criação de mais de 181 mil metros quadrados de área acessíveis a todos.

A capital amazonense está mais do que dobrando o número de grandes espaços públicos de referência na capital, passando a contar ainda com as duas etapas do parque Amazonino Mendes, localizado entre as zonas Norte e Leste; as duas fases do parque Gigantes da Floresta, e o parque Encontro das Águas – Rosa Almeida, na zona Leste, que está com obras em andamento.

Parque Amazonino Mendes

Um exemplo é o parque linear Amazonino Mendes, conectado à água, estando no entorno da área do Programa de Recuperação Ambiental e Requalificação Social e Urbanística do Igarapé do Mindu (Promindu), que hoje oferece diversas funções além do lazer, contando com um habitacional para 180 unidades (ainda em construção) e um Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs). A segunda etapa foi inaugurada no dia 25/6.

PAC Seleções

Ainda neste ano, Manaus apresentou uma seleção de projetos urbanísticos e arquitetônicos para concorrer a investimentos do governo federal no Novo PAC Seleções, com um investimento global para o Brasil de R$ 23 bilhões.

Manaus teve dois projetos inscritos selecionados, o da reforma do museu do Porto e da Casa Vermelha, no centro histórico. As duas intervenções fazem parte da segunda etapa do programa “Nosso Centro” e já estão com estudos em execução.

A grande missão nesta intervenção urbanística e patrimonial será de resgatar a memória para contá-la ao público, mostrando a importância das águas, do local de embarque e desembarque em uma imensa viagem no tempo juntando passado, presente e futuro.

Parque Gigantes da Floresta

Mais de 2,3 milhões de visitantes passaram pelo parque Gigantes da Floresta, construído entre as zonas Norte e Leste, desde a inauguração das duas etapas do projeto da prefeitura. Lúdico, mágico, encantador e cenário de brincadeiras, além de acessível a todos os públicos e faixas etárias, o gigantes soma mais de 1.290 esculturas e elementos cênicos. A primeira etapa foi entregue em julho e a segunda em outubro, completando a estrutura com sete cenários e um portal de entrada.

Apelidado pelas crianças e adultos de “Disney Manauara”, o parque ganhou este ano um portal de entrada, praticamente um cenário a mais, em formato de letra “M”, simbolizando Manaós, e com grandiosos 22 metros de comprimento e 14,5 metros de altura, além de 6 metros de altura na passagem. O público recebe as boas-vindas com arara, macaco, jacaré, iguana, capivara, onça, cobra e bicho-preguiça.

O parque tem acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcDs) e/ou com mobilidade reduzida, mantendo o padrão educativo, interativo e contemplativo representados pela fauna e flora amazônicas.

Encontro das Águas

Mais de 19 anos depois do arquiteto premiado Oscar Niemeyer ter colocado no papel a estilização do que enxergava na Amazônia, do encontro dos rios, a prefeitura licitou em 2023 e está com obras de contenção do talude para a construção do parque Encontro das Águas – Rosa Almeida, na avenida Desembargador Anísio Jobim, nº 20, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste. A empreitada tem prazo de 12 meses.

Contendo originalmente um museu e um restaurante incrustado no talude, a proposta ganhou atualizações de engenharia, acessibilidade e arquitetura, expandindo o conceito para parque urbano, desenvolvido pelo Implurb, em 2021, totalizando uma área de implantação de 17.533,18 metros quadrados.

Atendimento

Em outubro deste ano, o Implurb alcançou a marca recorde de 200 mil atendimentos realizados no sistema de licenciamento urbano da capital, ao longo da gestão do prefeito David Almeida. A Gerência de Atendimento (Geat) registra alta de 6,76% no ano, tendo realizado 50.104 serviços, contra 46.930 de 2023.

Todos os serviços e processos passam pela Geat, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos. O Implurb trabalha com processos para otimização dos serviços e, em breve, muitos estarão disponíveis na plataforma on-line, sendo emitidos pelos próprios requerentes, usando sistemas autônomos, com banco de dados e inteligência artificial, além de um software de licenciamento urbanístico.

Alvará de Construção Mais Fácil

Avanço, tecnologia e ineditismo. Essas palavras resumem o novo sistema de licenciamento criado para implementar em Manaus o novo Alvará de Construção Mais Fácil, após o prefeito David Almeida sancionar a lei complementar 20/2022, que criou a modalidade. A lei instituiu o procedimento de licenciamento urbanístico na modalidade autodeclaratória na cidade para obras de até 750 metros quadrados, de baixo impacto, nos termos da legislação.

Projetos de construção unifamiliar, multifamiliar e de edificações de uso comercial, serviço, industrial ou misto, enquadrados nas atividades de baixo impacto 1 e 2, e com no máximo quatro pavimentos, são as obras que serão beneficiadas pelo alvará.

— — —

Texto – Cláudia do Valle/Implurb

Fotos – Arquivo/Semcom

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior BANNER NOTA 28 Prefeitura informa que atendimento do Manausmed passa a ser realizado pela Hapvida NotreDame Intermédica
Próximo artigo WhatsApp Image 2024 12 30 at 13.50.39 Prefeito David Almeida anuncia novos nomes para as secretarias municipais

Mais notícias desta categoria

IMG 4537 1024x768 1

Projeto social no Zumbi dos Palmares recebe apoio da PMM

10 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 18 at 205420

Renato Junior prestigia posse de novos promotores do MP-AM

10 horas atrás
Ana Lopes Goods 3

Creche municipal lança projeto artístico ‘Ana Lopes Goods’

11 horas atrás
BANNER NOTA 13

USF de Petrópolis suspende atendimentos na segunda-feira, 21/7

12 horas atrás
0392bfc6 f2fb 4f17 87a1 485b4fbf6ec5 1024x768 1

Prefeitura de Manaus realiza 13ª Feira de Ciências em escola da zona Norte

1 dia atrás

Manaus terá aquário municipal com peixes amazônicos e rooftop com vista para o rio Negro

1 dia atrás
WhatsApp Image 2025 07 18 at 191741 1

Centro de Manaus vai receber mutirão de serviços com ações de infraestrutura, limpeza e ordenamento a partir de 4 de agosto

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus leva auxílio às famílias afetadas pela cheia no rio Negro

1 dia atrás

Capacitação com foco no teste do pezinho

1 dia atrás
exposicao Antes do Angulo 5

Museu da Cidade recebe exposição ‘Antes do Ângulo’

1 dia atrás
Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda no bairro Sao Raimundo 3

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda no bairro São Raimundo

1 dia atrás

Recuperação de rua na comunidade Novo Reino

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus apreende ônibus clandestinos durante operação ‘Transporte Legal’

Prefeitura de Manaus substitui tubulação e evita alagamentos na zona Oeste

Representantes das zonas urbana e rural de Manaus serão eleitos no Conselho Municipal de Saúde

Espetáculo ‘Filha do Encontro das Águas’ estreia no Buia Teatro com sessões gratuitas

USF Rosa Almeida terá atendimentos suspensos neste sábado

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?