Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Conferência Municipal contra a Emergência Climática, realizada em Manaus, encerra com importantes propostas ambientais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Conferência Municipal contra a Emergência Climática, realizada em Manaus, encerra com importantes propostas ambientais
Manaus

Conferência Municipal contra a Emergência Climática, realizada em Manaus, encerra com importantes propostas ambientais

8 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

A 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Manaus aconteceu nos dias 12 e 13 de dezembro, no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), localizada no bairro Japiim, zona Sul da capital. O evento foi uma das etapas mais importantes da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) e teve como objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão o município na etapa estadual.

Para o prefeito David Almeida, a conferência é muito importante para Manaus. “Esse evento congregou especialistas na temática, sendo um debate enriquecedor sobre as soluções para cidades mais sustentáveis, com a discussão de políticas públicas e soluções na área de meio ambiente – tema de muita relevância para o presente e futuro da nossa cidade e população”, destacou o prefeito.

A mobilização para as conferências municipais também é reforçada pelo governo federal e por organizações de representação dos municípios que integram a Comissão Organizadora da 5ª CNMA, como a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

“A participação dos municípios nas conferências do meio ambiente é de extrema importância por diversas razões. Primeiramente, os municípios estão mais próximos da população e, portanto, têm uma compreensão mais aprofundada das realidades locais e das necessidades específicas de suas comunidades. Essa proximidade permite que as ações e políticas ambientais sejam implementadas de forma mais eficaz”, explica Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Sobre a Conferência

Durante a conferência, os participantes apresentaram propostas contra os efeitos causadores da emergência climática para os cinco eixos definidos pela 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; e governança e educação ambiental.

Nos critérios de seleção, qualquer brasileiro ou brasileira maior de 16 anos PODE participar da conferência e votar nos/nas delegados/as. Puderam ser levantadas até dez propostas, sendo duas para cada um dos eixos temáticos. As inscrições para candidatos a delegados aconteceram na quinta-feira,12/12, no evento, com o resultado divulgado no fim do mesmo.

As propostas priorizadas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual e serão incluídas no Caderno de Propostas, que será debatido nas Conferências Estaduais.

Ao fim do evento, o secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima, Antônio Stroski, avaliou como proveitoso todo o debate. “Chegamos ao fim da conferência com uma participação que traduz bem as demandas que temos vivido nos últimos anos no ambiente amazônico. As propostas que foram apresentadas expressam este contexto e vamos defendê-las na conferência estadual e na nacional”, pontuou. Ao todo, 163 pessoas inscritas participaram dos dois dias de evento.

Questionado sobre os próximos quatro anos de gestão municipal, o titular da pasta ambiental enfatizou que existe um compromisso com iniciativas objetivas para os desafios ambientais que Manaus tem. “Temos a questão da poluição nos igarapés – com o projeto inovador Viva Mindu, com a recomposição de ecossistemas urbanos, por exemplo. Em todas as iniciativas, estabelecemos parcerias estratégicas, como com as universidades locais”, destacou o secretário da Semmasclima, Antônio Stroski.

Nas dez propostas selecionadas na 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Manaus, destaca-se o provisionamento de 5% do orçamento público municipal para a gestão ambiental; a utilização de novas tecnologias para o uso do solo; restauração de ecossistemas urbanos; aproveitamento do potencial bioenergético de estações de tratamento de esgoto e aterros, para a geração de energia renovável; elaboração de planos de ações para recuperação de áreas suscetíveis a desastres; IPTU Verde; segurança alimentar e abastecimento de água potável às populações vulneráveis.

As propostas serão apresentadas na conferência estadual, em março, e na nacional, em maio de 2025.

Para o mediador geral do evento, professor e doutor Henrique Pereira, “as dez propostas são extremamente importantes para direcionar a atenção dos gestores para a pauta e os desafios ambientais”, destacou.

A assessora de participação social e diversidade do Ministério do Meio Ambiente, Luciana Holanda, afirmou que essa é uma etapa fundamental para todo o processo da conferência. “Pensando que Manaus é o coração da Amazônia, a gente observou bastante compromisso por parte dos participantes e da equipe da Semmasclima. A gente segue pra Brasília bastante animado. Parabenizamos e agradecemos por todo o envolvimento de Manaus, com a Conferência de Meio Ambiente”, finalizou.

— — —

Texto – Divulgação / Semmasclima e Ministério do Meio Ambiente

Fotos – João Viana / Semcom

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Procon Manaus comemora primeiro ano de atuação com sucesso na campanha “Zera Dívida” da Águas de Manaus 
Próximo artigo Operação ‘Boas Festas’ reforça segurança no centro de Manaus

Mais notícias desta categoria

Prefeito firma parceria com a Febraban e lança NAS no Procon

41 minutos atrás

Vice-prefeito Renato Junior cobra que Ageman fiscalize Águas de Manaus para recuperar asfalto imediatamente após obras de saneamento nas ruas da cidade

46 minutos atrás

Operação de retirada de cabos e fios em desuso na Marcílio Dias

58 minutos atrás

Fiscalização autua 62 veículos nas zonas Norte e Leste

2 horas atrás

Sine Manaus oferta 316 vagas de emprego nesta quinta–feira, 21/8

2 horas atrás

Prefeitura abre consulta pública para população participar da revisão do Plano de Saneamento Básico de Manaus

4 horas atrás

Prefeitura informa que USF N 26 terá atendimento suspenso nesta quinta e na sexta-feira

6 horas atrás

Ageman registra aumento nas demandas da Ouvidoria em 2025

6 horas atrás

Patrulhamento preventivo da Guarda Municipal resulta na apreensão de moto roubada

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus tem representação em fórum nacional realizado em Recife

18 horas atrás

Prefeitura alinha início de obras para reabertura ao tráfego de veículos de quatro ruas históricas do centro de Manaus

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus reforça rede de proteção e inclusão para pessoas em situação de rua

22 horas atrás
Termo de cooperação entre IMMU e Ageman vai agilizar soluções para a mobilidade urbana em Manaus
Demolição voluntária de fechamento de rua no Águas Claras
Prefeitura prepara o Centro para receber ‘Faixa Liberada’
Cime Arthur Virgílio é campeão da Mostra Nacional de Robótica 2025
Prefeitura de Manaus aumenta em 27% número de análises de processos no sistema de licenciamento
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?