Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Saúde municipal implementa melhorias em sistema de atenção a lesões diabéticas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Saúde municipal implementa melhorias em sistema de atenção a lesões diabéticas
Manaus

Saúde municipal implementa melhorias em sistema de atenção a lesões diabéticas

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção e tratamento de lesões diabéticas na Atenção Primária à saúde (APS), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), implementa uma atualização do Sistema Integrado de Atenção ao Pé Diabético (Siapd), voltado à gestão e acompanhamento de usuários com a doença na REDE pública de saúde.

A versão atualizada do Siapd foi desenvolvida em conjunto pelas equipes da Gerência de Condições Crônicas e da Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI) da Semsa, e traz, entre outras melhorias, interface aprimorada para uso pelos profissionais da APS, maior segurança dos dados dos usuários e coleta mais abrangente de informações sobre as lesões diabéticas.

A atualização já está em uso, em fase piloto, na unidade de saúde da Família (USF) Dr. José Rayol dos Santos, na área do Distrito de saúde (Disa) Sul, e na USF Alfredo Campos, no Disa Leste, ambas unidades de referência na atenção a pessoas com lesões diabéticas na APS.

De acordo com a chefe do Núcleo de Atenção à saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes, Phamela Costa, as melhorias trazidas na nova versão do SIAPD vão assegurar um processo de trabalho mais ágil para os profissionais das unidades da REDE municipal de saúde.

“Com a atualização, os profissionais poderão realizar um registro mais rápido, eficaz e seguro da evolução das lesões, garantindo um acompanhamento aprimorado para a redução do risco de úlceras e amputações entre os usuários diabéticos”, relata a gestora.

O diretor de Tecnologia da Informação, Saymon Erickson, enfatiza o uso dos recursos digitais em prol da assistência em saúde. “A missão da TI é prover a atenção primária de recursos e ferramentas para facilitar a execução do trabalho e aumentar o alcance do atendimento para o cidadão em geral”, assinala.

Após a fase piloto nas unidades dos Disas Sul e Leste, explica Phamela, a atualização terá eventuais ajustes propostos pelas equipes de saúde, a serem consolidados na versão final do sistema.

“O objetivo é implementar o NOVO Siapd não só nas unidades de referência na atenção à lesão diabética, mas em todas as unidades da Semsa, que fazem o primeiro atendimento dos usuários e também o tratamento dos casos de menor gravidade”, antecipa.

Aprimoramento

Criado em 2020, o  Siapd é um sistema interinstitucional desenvolvido pela Semsa Manaus e pela Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), em parceria com o Ministério Público do Amazonas (MP-AM), visando a atuação integrada das redes de atenção primária, da gestão municipal, e secundária, da estadual, na linha de cuidado das lesões diabéticas.

Uma das melhorias implementadas pela Semsa no sistema foi na entrada e atualização de dados, que passa a ser feita por meio do Semsa Forms. O uso da ferramenta, desenvolvida pela pasta para uma coleta mais ágil de dados nas ações da APS, proporciona maior segurança de informações pessoais, garantindo o direito dos usuários à privacidade, em atenção à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“O uso do Semsa Forms garante que todas as informações guardadas no sistema só podem ser acessadas por quem de direito, de uma forma mais rápida e muito mais segura”, reforça Saymon.

Outro aprimoramento na nova versão foi a inclusão de dados adicionais nos cadastros do  Siapd , entre eles informações sobre a evolução da lesão diabética e sobre exames realizados pelo usuário, como o Índice Tornozelo-Braço (ITB) e a avaliação neuromotora.

“Com essas informações, as equipes de saúde podem ter um registro mais apurado da condição do usuário e realizar um melhor acompanhamento e tratamento da lesão”, aponta Phamela.

Atenção

A Semsa conta, atualmente, com 27 unidades de saúde de referência na atenção à lesão diabética. “Devemos ampliar esse total para 35 ainda neste ano, com a capacitação das equipes de oito novas unidades para atuar no atendimento desse agravo”, adianta a gestora.

As unidades da REDE municipal de saúde trabalham ainda na prevenção das lesões diabéticas, mediante a oferta regular de cursos informais de autocuidado para usuários hipertensos e diabéticos, nos cinco Distritos de saúde da secretaria, Norte, Leste, Oeste, Sul e rural.

Ainda neste mês, como parte das ações pelo Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), a Semsa vem reforçando a oferta de serviços, exames e atividades de educação em saúde nas unidades da REDE municipal, com foco na prevenção e no cuidado com a doença.

Agravo

As lesões diabéticas estão entre as complicações mais frequentes entre pessoas com diabetes mellitus, sendo caracterizadas por úlceras ou feridas nos membros inferiores.

Agravadas pela condição crônica, as lesões podem evoluir, tornando o tratamento mais difícil ou até levando à perda do membro, com graves repercussões físicas, psicológicas e sociais na vida do usuário.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus informa sobre indisponibilidade temporária do sistema do Cadastro Único
Próximo artigo Prefeito David Almeida vistoria obra de construção do complexo viário Rei Pelé

Mais notícias desta categoria

Chuvas em Manaus deixam infiltração, desabamento e rompimentos de bueiros até 24/12, diz prefeitura

2 horas atrás

Prefeito David Almeida participa de café natalino no Centro Pop e reafirma ações de acolhimento em Manaus

6 horas atrás

Natal da Fundação Dr. Thomas reúne 153 idosos em evento de confraternização em Manaus

7 horas atrás

Fiscalização de alimentos em Manaus na operação Natal com Saúde descarta 688 quilos impróprios

23 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda na rua Negreiro Ferreira para melhorar escoamento e mobilidade

24 horas atrás

Rede municipal de saúde de Manaus registra mais de 3,1 milhões de atendimentos em 2025 e amplia a atenção primária

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção da drenagem profunda na rua Rio Içá no Vieiralves

1 dia atrás

Manaus testa projeto-piloto de organização de cabos aéreos para reduzir poluição visual e riscos

1 dia atrás

Semulsp retira 3.495 toneladas e consolida limpeza hídrica permanente na orla do rio Negro em 2025

1 dia atrás

Proben+ abre credenciamento para empresas oferecerem descontos a servidores da Educação de Manaus por 12 meses

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus mantém serviços essenciais de saúde e assistência durante o feriado de Natal

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus divulga episódio do podcast sobre esporotricose animal com gerente do CCZ disponível nas plataformas

1 dia atrás
Vacinação contra o HPV em Manaus é prorrogada até o primeiro semestre de 2026 e continuará disponível nas salas do SUS
Implurb registra aumento nas análises da CTPCU e fortalece planejamento urbano de Manaus entre janeiro e novembro de 2025
Manaus inicia projeto de restauração ecológica produtiva para recuperar 70 hectares e apoiar comunidades tradicionais
Guarda Municipal de Manaus amplia efetivo com 127 novos formados e lança operação de fim de ano
Mirante Lúcia Almeida terá horários especiais de funcionamento nas festas de fim de ano em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?