Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Usina terá capacidade de gerar 165 megawatts (MW) de potência, suficiente para atender uma cidade com até 800 mil habitantes.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) realizou, na segunda-feira (18/11), uma visita técnica na construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I, localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste, empreendimento da Companhia Energética Amazonense S.A. (CEA).

A UTE Manaus I será totalmente abastecida por gás natural, com um consumo estimado de 695 mil metros cúbicos por dia (m³/dia). A usina terá capacidade para gerar 165 megawatts (MW) de potência, suficiente para atender uma cidade com até 800 mil habitantes. As operações estão previstas para começar em 31 de dezembro de 2026.

O diretor-presidente da autarquia estadual, Ricardo Lasmar, destaca que o Governo do Amazonas tem realizado significativos investimentos no setor nos últimos anos. A criação da Lei Estadual nº 5.420/2021, conhecida como Lei do Gás, marcou um passo importante na abertura do mercado, impulsionando o potencial do gás natural para promover o desenvolvimento social e econômico no estado.

“A obra da UTE Manaus I demonstra que o mercado de gás natural está, de fato, atraindo investidores. Nesse contexto, a Agência Reguladora busca manter um diálogo próximo com os consumidores de gás no Amazonas, além de fortalecer e aprimorar o trabalho das equipes da Arsepam que atuam diretamente com o gás natural”, disse.

O diretor técnico da CEA, Bruno Menezes, destacou a importância da Usina para o sistema elétrico da capital. “A Usina garantirá estabilidade ao sistema elétrico de Manaus, especialmente após novembro de 2030, quando contratos que somam 1,60 gigawatts de energia serão encerrados. A UTE Manaus I será a primeira com energia assegurada para o período seguinte, representando um marco importante para a segurança energética e o consumo de gás natural”, afirmou.

FOTOS: Beatriz Aquino/Arsepam

Consumidor livre

A CEA formalizou junto à Arsepam o pedido para seu enquadramento como Consumidor Livre no mercado de gás natural. De acordo com a Lei do Gás, o Consumidor Livre é aquele que consome volumes iguais ou superiores a 300.000 m³/mês e tem a liberdade de adquirir gás natural de qualquer agente produtor, importador ou comercializador, independentemente do segmento de usuários.

A Agência Reguladora é responsável por autorizar o enquadramento como Consumidor Livre. No Amazonas, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) detém a exclusividade na distribuição de gás natural, com seus serviços sendo regularmente fiscalizados pela Agência Reguladora.

O post Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonascapaGoverno do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Amazonas realiza o quarto Levantamento de Índices para o mosquito Aedes aegypti
Próximo artigo Ajuda humanitária: Governo do Amazonas distribui quase 4 mil cestas básicas em Unidades de Conservação

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas divulga lista dos aprovados no PSS do Hospital do Sangue

2 dias atrás

Hemoam convoca aprovados no PSS n° 001/2026 para entrega de documentos no Centro de Convenções nesta terça (24/02)

2 dias atrás

Sine Amazonas divulga 207 vagas de emprego para esta terça-feira

2 dias atrás

Sine Amazonas divulga 207 vagas de emprego com atendimento presencial e distribuição de senhas das 8h às 14h

2 dias atrás

PGE-AM registra recorde histórico e arrecada R$ 366 milhões em débitos inscritos em dívida ativa em 2025

2 dias atrás

Arrecadação da dívida ativa do Amazonas em 2025 alcança R$ 366 milhões e reforça capacidade de investimento do Estado

2 dias atrás

Alunos do Colégio Amazonense Dom Pedro II iniciam aulas em novo prédio

2 dias atrás

Colégio Amazonense Dom Pedro II inicia aulas em sede provisória no Centro de Manaus enquanto prédio histórico passa por restauração

2 dias atrás

Polícia Civil divulga imagens de quatro homens que estão desaparecidos

2 dias atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de quatro desaparecidos em Manaus e pede informações

2 dias atrás

Amazonas Ecolar: Governo do Amazonas inicia o pré-cadastro de famílias para entrega de casas sustentáveis em Manaus

2 dias atrás

Amazonas EcoLar inicia pré-cadastro para 16 moradias gratuitas em Petrópolis, Manaus, com tecnologia sustentável

2 dias atrás
Feiras de Produtos Regionais da ADS terão 11 edições em Manaus entre 24/02 e 01/03
Escola estadual de Parintins conquista título nacional em olimpíada sobre história e cultura afro-brasileira e indígena
Equipe de Parintins vence Obereri e destaca educação antirracista na rede estadual do Amazonas
Vacinação 2026: FVS-RCP reúne municípios para fortalecer a cobertura vacinal
FVS-RCP define diretrizes e protocolos para vacinação no Amazonas em reunião on-line com coordenadores municipais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?