Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Joana Darc defende a implantação de Centros de Referência e Atendimento Especializado para auxílio de PcDs e neurodivergentes no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Joana Darc defende a implantação de Centros de Referência e Atendimento Especializado para auxílio de PcDs e neurodivergentes no Amazonas
ALEAMGestão Estadual

Joana Darc defende a implantação de Centros de Referência e Atendimento Especializado para auxílio de PcDs e neurodivergentes no Amazonas

10 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Rephrase my Autora do Projeto de Lei (PL) n° 1.066/2023, que institui diretrizes para a implantação de Centros de Referência e Atendimento Especializado às Pessoas com Deficiência (PcDs) e neurodivergentes, a deputada estadual Joana Darc (UB) defende que a integração social do público-alvo da propositura é fundamental para o desenvolvimento do paciente.
Para a parlamentar, que é mãe atípica de uma criança com Síndrome de Down, a propositura é um avanço significativo na luta por mais espaços de inclusão social e assistência profissional para a causa da pessoa com deficiência no Amazonas.
“Essa proposta traz a importância do acompanhamento dessas pessoas neurodivergentes e PcDs em vários espaços no Amazonas, sabendo que o diagnóstico precoce é fundamental para o desenvolvimento social. Quanto mais cedo pessoas autistas, por exemplo, tiverem seus respectivos atendimentos sendo realizados, maiores serão as chances de integração social”, justificou.
A proposta pretende auxiliar e facilitar a utilização dos serviços públicos existentes, por parte da população com deficiência e neurodivergentes.
O PL n° 1.066/2023, aprovado na última terça-feira (5/11), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), segue para sanção governamental.
Neurodivergentes
De acordo com o texto da propositura, um indivíduo neurodivergente apresenta um funcionamento neurocognitivo atípico, ou seja, um funcionamento fora da média esperada. Isso inclui pessoas diagnosticadas com dislexia, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e síndrome de Tourette, por exemplo.
Atendimento especializado
A implantação das diretrizes possuirá atendimento psicossocial, médico e agendamento de consultas, além de ações e programas de inclusão em modalidades esportivas e de inclusão social. O PL destaca os atendimentos especializados com profissionais capacitados, como fonoaudiologia, pediatria, fisioterapia, psicologia e neurologia.
Presidente da Comissão de Proteção aos Animais, a deputada Joana Darc ainda defende que as atividades possam ser feitas em conjunto com entidades que promovam a interação, recuperação e tratamento de PcDs e neurodivergentes em terapias com animais.
“Os animais são essenciais para auxiliar na melhoria do bem-estar físico, emocional e psicológico das pessoas, principalmente crianças. Esse tipo de terapia é aplicada no Amazonas e, por meio dessa proposta, vamos ampliar a terapia assistida por animais. Inclusive, sou uma grande defensora desse método, pois une duas causas que luto no Estado”, afirmou.
A proposta defende que o Poder Executivo poderá firmar convênio ou parceria com organizações e instituições para a realização de trabalhos e projetos de desenvolvimento intelectual e motor destas pessoas.
   

Tags:ALEAM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior TCE-AM acata denúncia de Wilker Barreto e ex-secretário Anoar Samad é condenado a devolver R$ 9,4 milhões aos cofres públicos
Próximo artigo PL de João Luiz que propõe que seja consultado antecedentes criminais de profissionais que trabalham com crianças e adolescentes é aprovado na Aleam

Mais notícias desta categoria

Prosai Parintins: 1 Ano de Obras e Impactos Positivos

13 horas atrás

Estudo sobre mortalidade por Aids no Amazonas

17 horas atrás

Complexo Hospitalar Sul: Ensino e Pesquisa Avançados

18 horas atrás

Muros de arrimo e de limite: licenciamento é essencial

20 horas atrás

Armas de choque: proteção para mulheres no Amazonas

1 dia atrás

Festival cultural – O Mundo Encantado da Disney

2 dias atrás

IPVA 2026: Redução e Refis Anunciados por Wilson Lima

2 dias atrás

Festival Olhar do Norte 2025: Destaques Imperdíveis

2 dias atrás

Planejamento e orçamento para 2026 em Manaus

2 dias atrás

Governo Presente: SSP-AM oferece Carteira de Identidade

2 dias atrás

Sedurb destaca ações de habitação e saneamento na Afeam

5 dias atrás

Delegacia Virtual da Mulher: Atendimento e Proteção

5 dias atrás
Polícia Militar do Amazonas apreende drogas em Santa Isabel
Samu capacita servidores da educação em primeiros socorros
UEA inicia projeto de cibersegurança com IA
Governador Wilson Lima: Iluminação Pública em Canutama
Raízes do Investimento: Valorização do PIM no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?