Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Projeto de Lei de Joelson Silva sobre combate à Febre Maculosa avança na CMM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > CMM - Câmara Municipal de Manaus > Projeto de Lei de Joelson Silva sobre combate à Febre Maculosa avança na CMM
CMM - Câmara Municipal de ManausGestão Estadual

Projeto de Lei de Joelson Silva sobre combate à Febre Maculosa avança na CMM

9 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Rephrase my O Projeto de Lei nº 356/2023, de autoria do vereador Joelson Silva (Avante), avançou para a Comissão de Finanças, economia e Orçamento, nesta quarta-feira (06/11) durante a Ordem do Dia na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
A matéria pretende criar a Campanha Permanente de Conscientização, Orientação e Prevenção da Febre Maculosa na cidade de Manaus.
O PL que sofreu uma alteração no texto, recebeu a Emenda Modificativa nº 01, onde estabelece que as clínicas veterinárias e lojas de produtos para animais deverão afixar cartaz informando os clientes sobre os riscos da doença, prestando-lhes as devidas orientações.
“Precisamos alertar a sociedade para os riscos causados pelo carrapato estrela, divulgando, chamando atenção para os sintomas e assim evitando que mais mortes ocorram por falta de conhecimento”, enfatizou o parlamentar.
Segundo ele, a campanha também PODE auxiliar na detecção precoce da doença, deixando a população mais informada sobre os sintomas e assim incentivar a busca de atendimento médico mais rapidamente em caso de suspeita.
Campanhas – Conforme o documento, a Secretaria Municipal de saúde (Semsa) será responsável por criar campanhas de conscientização, orientação e prevenção em relação à febre maculosa.
Também a proposta propõe a fixação de cartazes informativos divulgando o sintoma e instruindo as pessoas a procurarem uma unidade básica de saúde (UBS), próxima de sua casa.
Também estão previstas a realização de campanhas educativas, palestras, distribuição de materiais informativos e veiculação de anúncios nos meios de comunicação, buscando alcançar o maior número possível de pessoas.
Surto – A proposta foi apresentada pelo vereador, após um surto de febre maculosa no Brasil, em 2023. Segundo dados do Ministério da saúde (MS), 753 pessoas morreram por febre maculosa no Brasil entre os anos de 2012 e 2022.
A pasta ainda aponta, que o país teve 2.157 casos confirmados ao longo de 10 anos, 36% deles registrados em São Paulo.
Doença – A febre maculosa é uma infecção bacteriana transmitida aos seres humanos principalmente através do carrapato estrela infectado pela bactéria do gênero Rickettsia, causando uma alteração na pele e apresentando sintomas semelhantes aos da gripe. A doença não é contagiosa, o que significa que ela não PODE ser transmitida de uma pessoa para outra.
Sintomas – Segundo especialistas, a transmissão ocorre geralmente entre 6 a 12 horas depois que o carrapato está na pessoa. Além de tentar se proteger do parasita, deve-se ter atenção redobrada ao chegar em casa e na hora do banho.
Conforme o Ministério da saúde, os principais sintomas da doença são: Febre Dor de cabeça intensa; Náuseas e vômitos; Diarreia e dor abdominal; Dor muscular constante; Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés; Gangrena nos dedos e orelhas e Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmõe 

​ 

Tags:Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Polícia Civil apreende adolescente por estupro de vulnerável contra a irmã e sobrinha
Próximo artigo Vereador Jaildo Oliveira destaca projetos para o próximo mandato em entrevista a podcast

Mais notícias desta categoria

Amazonas Green Jazz Festival marca o lançamento do álbum

25 minutos atrás

Agosto Lilás: Conscientização em Manaus

2 horas atrás

Governador Wilson Lima e R$ 500 mil para Expoap 2024

5 horas atrás

Governador Wilson Lima: Combate a Incêndio em Manaus

6 horas atrás

Praça dos Remédios: Revitalização e Políticas Sociais

18 horas atrás

Educa Nise: 105 escolas e conscientização sobre bullying

1 dia atrás

Residencial Carlos Braga – Novo lar em Manaus

1 dia atrás

Cenografia: Formação Gratuita e Prática em Manaus

1 dia atrás

Secretaria de Educação convoca 61 candidatos do PSS

2 dias atrás

Prodam destaca segurança cibernética no Secop 2025

2 dias atrás

Padaria Artesanal: Um Ano de Sucesso e Empreendedorismo

2 dias atrás

Atendimento humanizado melhora a qualidade de vida do paciente

2 dias atrás
Serviço de Apoio à Mulher – Inauguração em Coari
Wilson Lima Ipen/G6: regular domina imagem do Governo. Veja
Editais da PNAB: Escutas Públicas para a Cultura
Pavimentação de ramais – Prefeitura de Manaus avança
Trânsito Seguro: FVS-RCP promove prevenção para motociclistas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?