Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Dez USFs estão participando do programa Uapi
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Dez USFs estão participando do programa Uapi
Manaus

Dez USFs estão participando do programa Uapi

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Dez Unidades de saúde da Família (USFs), da Prefeitura de Manaus, estão participando do programa Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi), uma estratégia do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que compreende o apoio técnico, o monitoramento e a mensuração de resultados de unidades de saúde e educação para fortalecer os cuidados à primeira infância.

O programa Unidade Amiga da Primeira Infância tem a proposta de, a partir da intersetorialidade, aperfeiçoar as iniciativas de proteção às crianças. No campo da atenção primária, que em Manaus é gerenciada pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), a parceria com o Unicef prevê reforço na capacitação das equipes e aprimoramento das ações de promoção, prevenção, diagnóstico e acompanhamento do desenvolvimento da primeira infância, de zero a seis anos de idade, ações que já integram a rotina das equipes da Semsa.

O secretário municipal de saúde, Djalma Coelho, destacou que a parceria é muito bem-vinda e vai ao encontro do compromisso da atual gestão, que tem marcado sua atuação com ações e programas que asseguram o pleno desenvolvimento infantil.

“A Semsa tem se destacado na garantia da assistência à saúde para crianças e adolescentes, e isso quer dizer que há um esforço concentrado em ampliar o acesso ao pré-natal, facilitar o acesso à imunização, promoção da saúde bucal e outras iniciativas que têm o objetivo de garantir que a criança se desenvolva com saúde.  A parceria com o Unicef vai fortalecer ainda mais esse compromisso”, sintetizou o secretário.

Como parte do planejamento que formaliza a adesão ao programa, representantes da Semsa e do Unicef estão cumprindo uma agenda de visitas às unidades de saúde para orientar e esclarecer dúvidas sobre o programa.

A ida aos dez estabelecimentos de saúde, sendo dois em cada Distrito de saúde (Disa), tem o objetivo de possibilitar que os representantes do Unicef conheçam os serviços, esclareçam suas dúvidas e reforcem os vínculos com as equipes. Na próxima terça-feira, 18/6, o ciclo de visitas se encerra com o acompanhamento da rotina nas USFs de Fátima e Livramento, gerenciadas pelo Distrito de saúde (Disa) Rural.

Critérios

A chefe do Núcleo Atenção à saúde da Criança e do Adolescente, Janaína Sá Terra, explica que Manaus aderiu à Uapi em janeiro deste ano, iniciando o ciclo com dez estabelecimentos de saúde. Ao longo de um ano, as USFs serão acompanhadas, orientadas e apoiadas em indicadores de cuidados à saúde de gestantes e crianças até seis anos. Ao final do ciclo, uma vez que os indicadores forem alcançados, o estabelecimento de saúde será certificado com o selo da Uapi.

“Esses indicadores avaliam a dinâmica do território em que a unidade está inserida, considerando suas singularidades e complexidades. Podemos citar o acesso ao pré-natal, puerpério e período neonatal, ações para melhoria do estado nutricional das crianças, a promoção do aleitamento materno exclusivo até seis meses de idade e o esforço para vacinar crianças menores de cinco anos de idade, como exemplos de parâmetros a serem atingidos por essas unidades. Estamos confiantes em um bom resultado”, acentua Janaína.

Unidades

Para avaliar o desempenho das unidades o Unicef se baseia no modelo de Gestão Baseada em Resultados, que considera as demandas do território e a partir destas, elabora estratégias para que os indicadores sejam atingidos.

Pelo Disa Norte, as USFs Sálvio Belota e Prefeito Amazonino Mendes estão participando do programa. Já no Disa Leste, as USFs Lago do Aleixo e Amazonas Palhano aderiram ao Uapi. Na área de abrangência do Disa Oeste, participam as unidades de saúde Parque das Tribos e Deodato de Miranda Leão, enquanto no Disa Sul, as unidades Benedito Almeida e Dr. Luiz Montenegro aderiram à iniciativa. Na zona rural, as USFs de Fátima e Livramento participam do projeto.

— — — 

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

  

Tags:ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Debate nacional sobre reabilitação das áreas centrais urbanas
Próximo artigo Em Tribuna Popular, Rodrigo Guedes e movimentos ambientais defendem preservação do Igarapé do Gigante

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus inicia campanha contra a gripe

2 horas atrás

Sine Manaus oferta 506 vagas de emprego nesta terça–feira, 4/11

3 horas atrás

Endereços das Unidades Móveis de Saúde da Mulher

3 horas atrás

Estudantes da rede municipal conquistam medalhas no encerramento dos Jogos Escolares Brasileiros em Minas Gerais

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus acolhe 700 mil visitantes nos cemitérios com estrutura e celebrações no Dia de Finados

23 horas atrás

Prefeitura de Manaus informa instabilidade temporária no site de inscrições para patinação no gelo

1 dia atrás

Sine Manaus oferta 282 vagas de emprego nesta segunda–feira, 3/11

1 dia atrás

Prefeito David Almeida inaugura decoração natalina e pista de patinação no gelo no complexo turístico Ponta Negra

2 dias atrás

Vice-prefeito Renato Junior inaugura praça Anjo da Esperança em homenagem às vítimas da Covid-19

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus revitaliza via do bairro Cidade Nova com ‘Plano de Verão’

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus avança com o ‘Plano de Verão’ na zona Leste durante plantão no fim de semana

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus facilita acesso à credencial de estacionamento em ação social no Pró-Menor Dom Bosco

2 dias atrás
Prefeitura mobiliza ações integradas e presta assistência
Prefeito David Almeida reabre parque ‘Cidade da Criança’
‘Plano de Verão’ transforma ruas do Novo Aleixo
Prefeitura de Manaus revitaliza ruas do bairro Dom Pedro e melhora mobilidade na zona Centro-Oeste
Prefeitura de Manaus atua na recuperação da malha viária do bairro Nova Cidade
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?