Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus promove programação na ‘Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa’
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus promove programação na ‘Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa’
Manaus

Prefeitura de Manaus promove programação na ‘Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa’

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Dr. Thomas (FDT), realiza uma programação, nos dias 14, 18 e 19/6, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da violência contra a Pessoa Idosa, no Parque Municipal do Idoso (PMI), na zona Centro-Sul, e no Sumaúma Park Shopping, na zona Norte. 

O dia 15 de junho celebra a conscientização da violência contra a pessoa idosa. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a REDE Internacional de Prevenção à violência à Pessoa Idosa. Desde 2006, o dia é reafirmado com a realização de campanhas por todo o mundo.

A diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho, destacou a importância da campanha e o tema escolhido para este ano. “Educar para respeitar, amar para proteger”, após reuniões com a equipe multidisciplinar, decidimos dar continuidade ao trabalho que foi feito ano passado, por ser um tema que acreditamos que precisa cada vez mais ser massificado. Queremos reforçar a conscientização de crianças e adolescentes sobre a violência contra a pessoa idosa. Por intermédio do nosso gibi com os personagens oficiais, “Dr. Thomas e Dona Linda”, contendo uma narrativa didática, explicando como identificar os diferentes tipos de violência e os programas oferecidos pela instituição, que visam proporcionar qualidade de vida à terceira idade”, disse.

Programação

O primeiro dia da programação, na sexta-feira, 14/6, contará com um encontro intergeracional dos idosos usuários do Parque Municipal do Idoso e projeto “Viver Bem na terceira idade” com os alunos da escola municipal José Carlos Martins Mestrinho, das 8h30 às 11h, no ginásio do PMI, localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Nesse dia, haverá um bate-papo lúdico e educativo com a Aline Cassiano, a “Palhaça Coração”, com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a violência contra a pessoa idosa. Será utilizado também o gibi, com narrativa didática, a partir dos personagens oficiais da instituição, o “Dr. Thomas e Dona Linda”, explicando como identificar os tipos de violência, e os programas da instituição, que oferecem diariamente qualidade de vida para a terceira idade. 

Um segundo momento será coordenado pela equipe de professores de educação física do Parque Municipal do Idoso, com jogos e integração entre as crianças e os idosos presentes.

“Acreditamos que, ao envolver elementos lúdicos, como a ‘Palhaça Coração’, Podemos transmitir a mensagem de forma mais acessível e cativante para as crianças, promovendo uma compreensão mais profunda sobre a importância de respeitar e proteger os idosos”, destacou a assistente social da FDT, Michele Falcão.

Ação educativa

Nos dias 18 e 19/6, das 10h às 20h, acontecerá uma ação de sensibilização nas dependências do  Sumaúma Park Shopping, na avenida Noel Nutels, nº 1.762, bairro Cidade Nova, zona Norte. Equipes de colaboradores estarão no local distribuindo o material informativo sobre os diferentes tipos de violência contra a pessoa idosa e orientações sobre como Agir diante dessas situações, além de tirar dúvidas sobre os programas ofertados pela Fundação Dr. Thomas. 

“É fundamental que a população esteja ciente dos tipos de violência que os idosos podem enfrentar e saiba como Agir para prevenir e denunciar esses casos. Estaremos orientando sobre os canais de comunicação, para que qualquer pessoa que presencie violência contra a pessoa idosa possa fazer sua denúncia de forma rápida e segura”, destacou a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho.

— — —

Texto e fotos – Divulgação/ FDT

  

Tags:DenúnciasManausPrefeitura de ManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Polícias Civil e Militar prendem homem por tentativa de feminicídio contra ex-companheira
Próximo artigo Prefeitura de Manaus fez a emissão de 1.128 Certidões de Endereço de janeiro a maio

Mais notícias desta categoria

Deslizamento de barranco em Manaus deixa duas residências em estado de alerta após chuva

1 hora atrás

Prefeitura de Manaus intensifica limpeza na praça da Matriz após descarte irregular de resíduos no centro

5 horas atrás

Manaus terá ecoponto da Semulsp no Educandos para reforçar limpeza urbana e proteger o igarapé do 40

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza obra emergencial na avenida Constantino Nery para recuperar drenagem afetada

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus decreta estado de atenção por chuvas intensas até às 19h neste domingo

11 horas atrás

Samu Manaus orienta sobre quando acionar 192 e como prestar primeiros socorros em situações de risco de vida

12 horas atrás

Sine Manaus oferta 483 vagas de emprego com atendimento presencial em postos da cidade

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda na avenida Maués após danos por ligações irregulares e lixo

1 dia atrás

Manaus registra 8.775 inscrições para creches municipais até 10h30 de 10/1 com sistema ativo

1 dia atrás

Reconstrução da drenagem superficial na avenida Laguna melhora escoamento e previne alagamentos em Manaus

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus inicia revitalização do campo do Buracão no bairro Alvorada 3

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus amplia atendimento à população em situação de rua em ação do Semasc no Cads

2 dias atrás
Manaus recupera sistema de drenagem profunda na rua Agnelo Bittencourt para reduzir alagamentos em Gilberto Mestrinho
Prefeitura de Manaus realiza manutenção asfáltica na avenida nathan xavier e recupera 650 metros de via
Sine Manaus oferta 693 vagas de emprego em várias áreas com pré‑seleção nesta sexta‑feira
Semtepi anuncia resultado recorde de R$ 3 milhões em 2025 e abre cadastro para 2026 em Manaus
Manaus amplia oferta de vacina contra Vírus Sincicial Respiratório para gestantes a partir da 28ª semana de gestação
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?