A Prefeitura de Manaus, em colaboração com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), promoveu operação de abordagem ao ônibus da linha 640, nesta quinta-feira, 2/5. Diante da pronta resposta da equipe da Guarda Municipal de Manaus, acionada por uma denúncia da comunidade, um suspeito foi detido no interior do veículo, portando arma branca e com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas.
Durante patrulhamento de rotina próximo ao Terminal 1, a Guarda Municipal recebeu informações sobre a presença de suspeitos na linha 640, com destino ao Centro da cidade. Prontamente, a equipe localizou e abordou o veículo, realizando uma inspeção em todos os passageiros.
Um dos ocupantes do coletivo foi encontrado portando uma arma branca e uma carteirinha estudantil que não lhe pertencia, além de uma quantia em dinheiro no valor de R$ 405. Após consulta ao sistema de registros criminais (Cnesc), foi constatado que o indivíduo, identificado como Arlison Andrade da Cunha, possuía um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas.
Para o agente Glauber Mendes, da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), a colaboração da população tem sido fundamental para alcançar resultados positivos, permitindo que a Guarda Municipal execute suas funções com excelência e garanta a segurança dos passageiros que utilizam o transporte público.
“É crucial que os cidadãos confiem na instituição da Guarda Municipal e na Romu, para que possamos responder prontamente, prevenir assaltos e frustrar as ações dos criminosos”, destacou o agente Glauber.
A ação contou com o apoio da Guarda Municipal e da equipe da Base Soch. A apresentação do detido à autoridade policial está em andamento, demonstrando o comprometimento da Guarda Municipal em garantir a segurança da população e combater a criminalidade na cidade.
Evolução
Criada no dia 15 de junho de 1949, por meio da Lei nº 132, inicialmente recebeu a denominação de Guarda Municipal de Parques e Jardins. Ao longo dos anos, sofreu inúmeras mudanças na sua parte estrutural e de atuação. O primeiro concurso aconteceu em 1989 e o último em 2012.
A Emenda Constitucional (EC) nº 123, de 16 de junho de 2021, consentiu à Guarda Municipal o porte de arma de fogo, alterando o artigo 125 da Constituição Estadual. Já a EC nº 124, de 16 de junho de 2021, passou a tratar a Guarda Municipal como órgão de Segurança Pública. Em 23 de novembro desse mesmo ano, a Lei nº 2.811 instituiu a Corregedoria Geral e a Ouvidoria da GMM, órgãos permanentes, de apoio e execução da guarnição.
Ainda no âmbito municipal, a Lei Complementar nº 16, de 21 de dezembro de 2021, dispõe sobre o Estatuto da Guarda Municipal, definindo como uma corporação uniformizada, destinada à proteção de bens, serviços, logradouros públicos e instalações do município, bem como à realização do patrulhamento preventivo e comunitário.
—-
Texto e Fotos – Laís Fernandes / Semseg