Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Profissionais da Semsa participam de treinamento para incorporar novo esquema de tratamento contra malária
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Profissionais da Semsa participam de treinamento para incorporar novo esquema de tratamento contra malária
Manaus

Profissionais da Semsa participam de treinamento para incorporar novo esquema de tratamento contra malária

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Com o objetivo de implementar o uso da tafenoquina e da Testagem Quantitativa da Enzima Glicose-6-fosfato Desidrogenase (G6PD) no tratamento contra malária, profissionais da Prefeitura de Manaus iniciaram, nesta segunda-feira, 22/4, a participação em um treinamento promovido pelo Ministério da Saúde.

O treinamento, que segue até quarta-feira, 24/4, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), bairro Adrianópolis, reúne 168 profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, agentes de endemias, farmacêuticos e gestores da rede municipal de saúde, divididos em três turmas.

De acordo com a gerente de Vigilância Ambiental e Controle de Agravos por Vetores da Secretaria Municipal de Saúde (Gevam/Semsa), enfermeira Alinne Antolini, o treinamento faz parte do processo de incorporação da tafenoquina e do teste de G6PD no Sistema Único de Saúde (SUS), conduzido pelo Ministério da Saúde, para a cura radical de malária vivax, sendo que, em Manaus, a implementação está prevista para ocorrer ainda no primeiro semestre de 2024.

“O tratamento tradicionalmente utilizado contra a malária inclui a cloroquina e a primaquina, mas com a implementação da tafenoquina no SUS, que é administrada em dose única, há redução de sete para três dias no tempo de tratamento contra malária. Com isso, o uso da tafenoquina no SUS deverá contribuir, principalmente, para uma melhor adesão do tratamento por parte do paciente, o que é essencial para a eliminação da malária”, informou Alinne.

Junto ao tratamento da tafenoquina, será implementada a oferta do teste do nível da enzima G6PD do paciente, que também é um novo procedimento na rotina de atendimento nas unidades de baixa complexidade e visa reduzir o risco de complicações para a saúde do paciente, permitindo a escolha mais adequada do esquema de tratamento.

Em caso de exame positivo para malária vivax, só devem fazer o teste de G6PD os pacientes que tiverem: 16 anos de idade ou mais; mais de 35 quilos; mulher que não esteja grávida ou amamentando; e malária não-grave.

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador (DVAE/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira, o Ministério da Saúde pretende implementar o novo esquema de tratamento em todo o Brasil até o ano de 2026, mas Manaus foi incluída na primeira etapa do processo, considerando que município participou da execução do estudo de “Viabilidade Operacional da Cura Radical Apropriada de Plasmodium vivax com Tafenoquina ou Primaquina após o Teste Quantitativo de G6PD no Brasil”, realizado no período de 2021 a 2022.

“O tratamento com a primaquina é de sete ou 14 dias, dependendo da gravidade do caso. A questão é que o paciente começa a sentir uma melhora depois de três ou quatro dias do início da medicação, e, em muitos casos, acha que ficou curado e abandona o tratamento. Mas sem concluir o esquema de medicamentos, não há cura e os sintomas da doença retornam. Além disso, o paciente continua transmitindo a malária na sua comunidade. Como a tafenoquina é em dose única e o tratamento segue por três dias com a cloroquina, a expectativa é de que haja grande redução nos casos de abandono do tratamento, facilitando o controle da doença”, informou Marinélia Ferreira.

O chefe do setor de Controle de Endemias do Distrito de Saúde (Disa) Leste, André Nunes de Lima, explicou que o treinamento é uma oportunidade para atualizar os profissionais das Unidades de Saúde que participaram execução do estudo de viabilidade operacional da tafenoquina e do teste G6PD, entre microscopistas e agentes de endemias envolvidos na busca ativa e notificação de casos suspeitos, mas também para treinar outros profissionais da rede, como médicos e enfermeiros.

Participando do treinamento, André Nunes, destacou a importância da implementação do novo esquema de tratamento no controle da malária. “Durante o estudo, percebemos um número significativo de pacientes que não retornaram com a lâmina de verificação positiva no exame da malária em um período de 60 dias de acompanhamento. O que é muito difícil de acontecer quando o paciente interrompe do tratamento”, afirmou André Nunes.

Casos

O município de Manaus registrou, entre janeiro e 15 de abril deste ano, 1.778 casos de malária, em um acréscimo de 146,6% em relação ao mesmo período de 2023, quando houve o registro de 721 casos. Em relação ao registro de casos por local provável de infecção, a zona rural contribuiu 56% dos casos deste ano, seguido da zona Leste com 41%, zona Oeste com 1,9% e zona Norte com 1%.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Artur Barbosa / Semsa

Disponíveis em –  https://flic.kr/s/aHBqjBnkLt

  

Tags:ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Vereador Everton Assis 2 scaled 1 Prefeitura inicia projeto ‘Despertando Vocações para o Turismo’
Próximo artigo Plenario scaled Udrbvc Vereadores de Manaus debatem 25 projetos no plenário Adriano Jorge, nesta segunda-feira (22/04)

Mais notícias desta categoria

54523985678 89c6653987 k

Sine Manaus oferta 326 vagas de emprego nesta terça-feira, 22/7

1 hora atrás
Nico Ambrosio Foto Mario Hirotoshi

Lançamento do fotolivro ‘Verão Violento’ destaca urbanidades invisibilizadas da Amazônia

2 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 21 at 111914 1

Prefeitura de Manaus apoia festival cultural ‘São João na zona Leste’

3 horas atrás
BANNER NOTA 4 4

Vandalismo contra equipamentos de fiscalização na zona Leste

3 horas atrás
53739035972 a4cdd8667c c

Prefeitura de Manaus realiza matrícula de alunos para Educação de Jovens e Adultos

4 horas atrás
54666415027 70f2dc5b92 k e1753040734208

PMM realiza prova de residência jurídica da PGM

23 horas atrás
458 vagas de emprego

Sine Manaus oferta 458 vagas de emprego nesta segunda–feira

24 horas atrás
lixo do rio Negro 1

PMM retira até 400 toneladas de lixo do rio Negro

1 dia atrás
WhatsApp Image 2025 07 20 at 101152 e1753024932981

Renato Junior passa o bastão após período como prefeito

1 dia atrás
BANNER NOTA 4 3

Unidade de Saúde da Mulher atenderá em novo endereço

1 dia atrás
IMG 4537 1024x768 1

Projeto social no Zumbi dos Palmares recebe apoio da PMM

2 dias atrás
WhatsApp Image 2025 07 18 at 205420

Renato Junior prestigia posse de novos promotores do MP-AM

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus leva auxílio às famílias afetadas pela cheia no rio Negro

Capacitação com foco no teste do pezinho

Museu da Cidade recebe exposição ‘Antes do Ângulo’

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda no bairro São Raimundo

Recuperação de rua na comunidade Novo Reino

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?