Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: UGPE já certificou mais de 500 famílias que serão reassentadas pelo Prosai Parintins
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > UGPE já certificou mais de 500 famílias que serão reassentadas pelo Prosai Parintins
Governo do Amazonas

UGPE já certificou mais de 500 famílias que serão reassentadas pelo Prosai Parintins

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

O processo ocorreu no Mercado da Francesa, na Feira do Bagaço, no Beco Submarino e nos bairros Santa Clara e Castanheira

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas avança na etapa de certificação das famílias que serão reassentadas pelo Programa de saneamento Integrado (Prosai) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). O processo, iniciado em junho de 2024, já alcançou 359 imóveis, com 515 certificações, e tem o objetivo de atualizar o cadastro inicial, feito durante a fase de estudos e projetos do programa.

Nesta etapa, as certificações ocorreram no Mercado da Francesa, na Feira do Bagaço, no Beco Submarino e nos bairros Santa Clara e Castanheira. O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, ressalta que o Prosai Parintins reassentará 832 famílias que moram na área de abrangência das intervenções das obras – nos bairros Castanheira, Centro, Francesa, Palmares, Santa Clara e Santa Rita.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

De acordo com a subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra, o processo de reassentamento inicia com cadastro e certificação. Tão logo definido o cronograma e o planejamento das obras, as ações iniciam, gradativamente, respeitando o tempo de escolha e efetivação das soluções de moradia.

“Após a fase de sensibilização e preparação, junto à Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) são ofertadas as soluções de moradia, depois ocorrem as mudanças das famílias, o acompanhamento após o reassentamento, com ações de capacitação e de educação socioambiental”, comenta.

No período de 4 a 8 de novembro, prossegue Viviane, as equipes sociais da UGPE estarão em Parintins para concluir as duas últimas frentes de certificações (D e E), correspondente aos bairros Palmares e Santa Rita de Cássia, onde estão previstos a certificação de 278 imóveis. “O momento também é para esclarecimentos de dúvidas”, afirma, lembrando que o contato também PODE ser feito pelo número WhatsApp (92) 99124-6829.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Viviane Dutra explica que as soluções de reposição de moradia para as famílias que serão reassentadas são indenizações de compensação financeira e reposição patrimonial, unidades habitacionais e comerciais, a compra assistida (bônus moradia), a permuta terreno e casa (Pe-te-ca), auxílio moradia e a bolsa moradia transitória para o período entre a saída da área de origem e a entrega da solução definitiva.

Conforme a subcoordenadora Social da UGPE, a certificação é um processo de monitoramento do território, uma forma de manter a atualização das informações, porém, dando um feedback ao morador quanto a sua situação mediante o projeto, se o imóvel vai ou não sair, e tirando dúvidas quanto à sua condição de atendimento.

“Trata-se de uma visita técnica para atualização de dados com base no cadastro realizado na fase de diagnóstico, um momento de esclarecer se, de fato, o imóvel irá sair e como se dará as próximas etapas. Também continuamos com as reuniões do Grupo de Apoio Local (GAL) expandidas, com a participação de todo e qualquer cidadão ou cidadã que tenha interesse, e o atendimento social por meios dos nossos canais de comunicação”, detalha.

O post UGPE já certificou mais de 500 famílias que serão reassentadas pelo Prosai Parintins apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonascapaGoverno do AmazonasManausParintins
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior SES-AM identifica 80 casos de escoliose em crianças e adolescentes durante campanha de prevenção em Manaus
Próximo artigo Governo do Amazonas divulga boletim sobre a estiagem no estado, nesta quinta-feira (24/10)

Mais notícias desta categoria

Polícia Civil apreende 12 toneladas de pirarucu seco perto de Itacoatiara e prende duas pessoas

15 horas atrás

Homem de 21 anos é preso por violência doméstica contra companheira de 19 anos em Novo Aripuanã durante a madrugada

15 horas atrás

Apreensão de entorpecentes e arma de fogo após suspeito fugir no bairro Jorge Teixeira, em Manaus

15 horas atrás

Polícia Militar prende homem por posse de entorpecentes e arma de fogo no bairro Compensa em Manaus

15 horas atrás

Matriculas PCD no Amazonas começam em 12 de janeiro e prioridade vale até 13 de janeiro

15 horas atrás

Governo do Amazonas divulga cronograma do Prosai Parintins com entrega de CRDs e 504 moradias em 2026

2 dias atrás

Governo do Amazonas convoca 110 agricultores pelo Programa de Aquisição de Alimentos em seis municípios

2 dias atrás

Amazonas sanciona nova Política Estadual de Turismo e institui marco legal que substitui norma de 1973

2 dias atrás

Operação Inverno Amazônico mobiliza cerca de 400 militares e 50 viaturas na região metropolitana de Manaus

2 dias atrás

Carreta da Saúde do Amazonas inicia atendimentos em Presidente Figueiredo com mais de 4.130 exames até 30 de janeiro

2 dias atrás

Convocação PSS SEDUC chama dois aprovados para atuação no interior com atendimento on-line e presencial em janeiro de 2026

2 dias atrás

Segurança pública do Amazonas registra queda nos homicídios e avanço em apreensões de drogas em 2025

2 dias atrás
Prato Cheio promove palestras sobre alimentação e saúde mental em unidades do Amazonas ao longo de janeiro
Sine Amazonas oferece 111 vagas de emprego em Manaus com cadastro presencial e requisitos detalhados
Ouvidoria da SSP-AM registra 98,7% de resolutividade em 2025 com 47.322 atendimentos
Torneio da Diversidade LGBTQIA+ reúne quatro modalidades e arrecadação na Vila Olímpica de Manaus
ADS realiza recadastramento de feirantes e produtores rurais para feiras de produtos regionais em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?