A Suframa realizou nesta terça-feira (22), em seu auditório e também por meio virtual, o segundo painel de debates dentro da “Campanha de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação”. O evento contou com um total de 218 inscritos, incluindo público externo e servidores, empregados públicos, terceirizados e estagiários atuantes na Autarquia, e abordou o tema “Empoderamento Feminino: A Importância da Representatividade e Participação das Mulheres nos Espaços de Decisão”.
A iniciativa, organizada pelo Grupo de Trabalho instituído pela Portaria Suframa n.º 1549, contou com o apoio do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Amazonas (ABRH-AM), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM) e do Grupo Mulheres do Brasil.
A abertura oficial do painel foi realizada pelo superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Frederico Aguiar, que destacou que o tema do empoderamento feminino está intrinsecamente ligado ao cumprimento da própria missão institucional da Autarquia, uma vez que não pode haver progresso socioeconômico da Amazônia sem a devida priorização da promoção de condições igualitárias na sociedade. “Não se pode pensar no desenvolvimento da região sem pensar no devido respeito às mulheres. Para que a gente possa ter a Amazônia mais fortalecida e desenvolvida, precisamos de todas as formas valorizar o protagonismo feminino”, destacou Aguiar.
Ele convidou também a conselheira e diretora do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas, Régia Moreira, que atualmente coordena a Comissão ESG da entidade, a compartilhar a palavra na solenidade de abertura. “É um grande prazer estar aqui e constatar a presença de tantos homens em um evento destinado a falar do empoderamento feminino. É muito importante que diversos homens estejam aqui para ouvir as diversas problemáticas enfrentadas pelas mulheres. Precisamos continuar fomentando a inclusão social, a inclusão das mulheres nas nossas indústrias e nas nossas instituições, e reconhecer a o papel extremamente importante que a mulher desempenha na nossa sociedade”, afirmou Moreira.
Na sequência, o painel contou com apresentações da professora doutora e pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufam, Maria da Glória Vitório Guimarães; da representante da ABRH e líder do grupo Mulheres do Brasil, Fabiana Souza; da major da PMAM, Tatiana Cristina Reis de Sousa, que também exerce a função de comandante da Ronda Maria da Penha; e da procuradora-chefe da Suframa, Diana Guimarães Azin.
Todas as palestrantes abordaram o empoderamento feminino como um processo diário de conquista de autonomia e defenderam que não se trata de as mulheres quererem ser superiores aos homens, mas sim de coexistir em condições igualitárias. Elas também avaliaram as dificuldades existentes no ambiente de trabalho das diversas instituições, em que fatores como a elevada competitividade e aspectos culturais discriminatórios fazem com que, muitas vezes, as mulheres tenham rotineiramente que superar os desafios com muita resiliência e obstinação e provar reiteradamente suas qualificações e competências. Também foi destacada pelas palestrantes a necessidade de que as próprias mulheres fortaleçam uma rede de apoio mútuo para encorajamento ao enfrentamento das diversas formas de assédios e violências, em que a sororidade seja um compromisso constante de empatia e cuidado com as próprias colegas de trabalho.
DisponibilizaçãoEm breve, a Suframa disponibilizará, em seu portal, as apresentações e gravações não apenas do evento desta terça-feira, como também do curso ocorrido no dia 4 de outubro e do primeiro painel afeto à temática ocorrido no dia 11 de outubro.
LançamentoJá no próximo dia 31 de outubro, a partir das 9h, a Suframa fará o evento oficial de lançamento do selo ‘Suframa Combate ao Assédio’, com o lema ‘Compromisso & Respeito’, para promover a temática em todas as indústrias e estabelecimentos comerciais da área de atuação da Autarquia.