Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Isenção de pagamento da energia elétrica para ribeirinhos em situação de emergência agora é Lei
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Isenção de pagamento da energia elétrica para ribeirinhos em situação de emergência agora é Lei
ALEAMGestão Estadual

Isenção de pagamento da energia elétrica para ribeirinhos em situação de emergência agora é Lei

10 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

idades em suas carteiras funcionais.

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) promulgou, em 16 de setembro de 2024, diversas matérias legislativas no Diário Oficial do Legislativo. Entre elas, destaca-se o Projeto de Lei nº 750 de 2023, de autoria do deputado Thiago Abrahim (UB), que garante a isenção do pagamento da fatura de energia elétrica aos ribeirinhos residentes em municípios afetados por inundações ou estiagens. A medida, promulgada pelo presidente Roberto Cidade (UB), já está em vigor.

O projeto determina que as famílias ribeirinhas que vivem em áreas onde foi decretada situação de emergência ou calamidade pública devido a fenômenos climáticos extremos, como inundações ou secas severas, terão isenção total da conta de energia elétrica. O objetivo é proporcionar alívio financeiro às comunidades que frequentemente enfrentam dificuldades para sustentar suas atividades econômicas e garantir o bem-estar de suas famílias diante de condições ambientais adversas.

Para ter direito ao benefício, é necessário residir em um município que tenha decretado formalmente a situação de emergência ou calamidade pública, garantindo que a isenção seja direcionada especificamente aos que estão sofrendo as consequências dos desastres naturais. O período de isenção será de 90 dias, podendo ser revisto de acordo com a persistência dos efeitos adversos nas regiões afetadas, buscando conciliar a assistência emergencial com a viabilidade financeira e operacional do sistema energético estadual.

O deputado Thiago Abrahim ressaltou que a medida tem um caráter humanitário, pois a isenção do pagamento de tarifas de energia elétrica impactará positivamente essas famílias, que muitas vezes não têm condições de recomeçar após os desastres naturais. Ele explicou que as inundações e estiagens afetam drasticamente a economia local, especialmente para populações que dependem da pesca, da agricultura e do extrativismo, e que a isenção temporária da tarifa de energia busca aliviar parte dessa carga e possibilitar que as famílias concentrem seus esforços na recuperação de suas atividades e na reconstrução de suas vidas.

Além disso, o deputado Roberto Cidade apresentou o Projeto de Resolução Legislativa nº 06 de 2024, promulgado sob a Resolução Legislativa nº 1.054. de 2024, que tem como objetivo assegurar aos servidores com deficiência da Assembleia Legislativa a inclusão dos símbolos internacionais de acessibilidade em suas carteiras funcionais, reforçando a importância da inclusão e acessibilidade no ambiente de trabalho.  

Tags:ALEAMEstado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Assembleia Legislativa do Amazonas atua na doação de água mineral para comunidades isoladas pela seca
Próximo artigo Indicativos do deputado João Luiz são renovados e investimentos ao esporte são anunciados pelo governador Wilson Lima

Mais notícias desta categoria

Editais da PNAB: Escutas Públicas para a Cultura

12 horas atrás

Pavimentação de ramais – Prefeitura de Manaus avança

1 dia atrás

Trânsito Seguro: FVS-RCP promove prevenção para motociclistas

1 dia atrás

Ilumina+ Amazonas: Modernização da iluminação pública

2 dias atrás

Secretário de Meio Ambiente assume presidência da Abema

2 dias atrás

Bioeconomia: Wilson Lima destaca papel do Amazonas

2 dias atrás

Detran-AM promove pit stop educativo para motociclistas

3 dias atrás

Prefeito David Almeida avança em obras de asfaltamento

3 dias atrás

Setor primário: Investimentos para Careiro da Várzea

3 dias atrás

Bases Fluviais: Apreensão de Drogas no Amazonas

4 dias atrás

Cenografia em Manaus – Curso Gratuito e Imperdível

4 dias atrás

CAIC TEA – Atendimento Especializado para Crianças com Autismo

4 dias atrás

Ipaam promove regularização ambiental em São Gabriel

Recapeamento em Manaus – Obras na zona Norte avançam

Segurança dos Motociclistas – Parceria em Manaus

Cetam: Cursos Gratuitos a Distância Transformam Carreiras

Parceria UGPE – Fortalecimento para Pessoas Idosas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?