Na quarta-feira (25/9), o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) destacou a importância de punir os responsáveis pelas queimadas florestais, mas ressaltou que essa medida não é suficiente para reparar os danos causados ao meio ambiente. Para ele, é fundamental adotar ações preventivas mais eficazes para preservar a natureza.
O parlamentar também alertou para outras formas de agressão ao meio ambiente, como a extração ilegal de madeira e de pescado, o derramamento de mercúrio em recursos hídricos e o garimpo ilegal. Ele questionou qual é a política pública e o plano em andamento para prevenir esses crimes e proteger a natureza.
Dan Câmara defendeu o uso da tecnologia no monitoramento e prevenção ambiental, além de um plano de comunicação integrado para conscientizar a população sobre a importância de colaborar na preservação. Ele ressaltou que as populações ribeirinhas e rurais não são cúmplices dos crimes ambientais, mas sim vítimas, e que é preciso transformá-las em agentes de preservação.
O deputado também enfatizou a importância de uma ação integrada entre os três Poderes para uma atuação efetiva na preservação ambiental. Ele ressaltou que é necessário mudar a visão distorcida que temos da natureza e nos unirmos para protegê-la, pois somos parte dela. Além disso, Dan Câmara destacou que a prevenção ambiental também está diretamente ligada ao combate ao crime organizado e à sensação de segurança dos cidadãos, já que muitos dos grandes crimes ambientais são patrocinados por facções criminosas. Por isso, ele defende que a prevenção é a chave para obter resultados satisfatórios.