Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Golpe da Falsa Central de Atendimento: PC-AM alerta para ligações fraudulentas de supostos atendentes de bancos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Golpe da Falsa Central de Atendimento: PC-AM alerta para ligações fraudulentas de supostos atendentes de bancos
Governo do Amazonas

Golpe da Falsa Central de Atendimento: PC-AM alerta para ligações fraudulentas de supostos atendentes de bancos

11 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Os estelionatários costumam ligar para as vítimas alegando que há compras suspeitas em seu cartão e, para solucionar, elas precisam executar alguns comandos

FOTO: Beatriz Sampaio/PC-AM.

A polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), chama atenção para um golpe conhecido como “Falsa Central de Atendimento”, cujo os estelionatários se passam por atendentes de bancos ou crediários para conseguir os dados das vítimas a fim de obter vantagens financeiras indevidas.

O delegado Paulo Benelli, titular da Dercc, explicou que o golpe é praticado da seguinte forma: os golpistas, se passando por atendentes de bancos ou operadoras de cartão de crédito, ligam para as vítimas alegando que há compras suspeitas em seu cartão e que o método de pagamento foi bloqueado temporariamente. Para desbloquear, os proprietários do cartão precisam executar alguns comandos ditos pelos criminosos.

“Eles usam uma tecnologia chamada “Spoofing”, que permite mascarar o número de telefone para que ele pareça ser o número oficial do banco. Mas cabe destacar que os bancos não realizam chamadas ativas para informar sobre compras não autorizadas. Os números de atendimento dos bancos, como o 4004 ou 0800, são apenas para receber ligações e não são utilizados para chamadas proativas para os clientes”, citou o delegado.

De acordo com o delegado, os estelionatários geralmente procuram idosos ou pessoas com menos familiaridade com tecnologia para aplicar os golpes, devido a vulnerabilidade deles.

“Um dos casos mais recentes registrado na Dercc foi de uma idosa de 70 anos. No dia 9 de setembro, ela recebeu a ligação de um suposto agente da central de atendimento de um banco, afirmando que havia uma movimentação suspeita na conta dela e, para solucionar, ela devia seguir algumas orientações. Com isso, a vítima acabou fazendo pagamentos via pix e realizou um crédito pessoal para desconhecidos, e tudo isso totalizou mais de 50 mil reais”, contou o delegado.

O delegado destaca, ainda, que apesar da preferência dos golpistas pelo público mencionado, devido à sofisticação das abordagens, até pessoas experientes podem ser enganadas.

“Temos outros casos semelhantes a esse da idosa que estão sendo investigados pela unidade especializada. Em alguns, as vítimas foram atraídas por aplicativos de mensagens. Então é preciso que a população em geral tenha atenção ao receberem avisos de movimentação suspeita em suas contas”, enfatizou o delegado.

Dicas

Para evitar mais ocorrências do Golpe da Falsa Central de Atendimento, a polícia Civil elenca algumas orientações para a população:

  1. Desconfie de ligações que supostamente seriam do seu banco: Os bancos não ligam para informar sobre compras não autorizadas. Se receber esse tipo de ligação, desligue imediatamente e entre em contato com seu banco pelos canais oficiais (os números estão no verso do cartão).
  2. Tenha cautela com senhas ou chaves de segurança: Caso receba ligações, não forneça suas senhas, códigos de segurança (token) ou qualquer dado sensível por telefone, mesmo que o número pareça legítimo.
  3. Esteja atento aos links recebidos por mensagem: Não clique em links enviados por SMS ou e-mail que não foram solicitados. Acesse sempre os sites diretamente ou ligue para o banco por um número oficial
  4. Use autenticação em dois fatores: Habilite medidas de segurança adicionais, como a autenticação em dois fatores, para proteger suas contas bancárias e online.

Foi vítima ou conhece alguém que tenha sido?

A PC-AM orienta a quem tenha sido vítima deste golpe, ou conheça alguém que tenha sido alvo de estelionatários, que procure a unidade policial mais próxima ou a Dercc para registrar o boletim de ocorrência (BO). O registro também PODE ser feito na delegacia Virtual (Devir), por meio do endereço eletrônico: delegaciavirtual.sinesp.gov.br.

“Caso a ocorrência seja registrada na delegacia mais acessível para a vítima, o procedimento será encaminhado para a Dercc, onde iremos iniciar as investigações para apurar os fatos e identificar a autoria”, disse o delegado.

A Dercc está situada nas dependências da delegacia Geral, localizada na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste.

O post Golpe da Falsa Central de Atendimento: PC-AM alerta para ligações fraudulentas de supostos atendentes de bancos apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasPolíciaPolícia Civil
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PC-AM divulga as imagens de cinco homens procurados por assaltos a coletivos e rotas de Manaus
Próximo artigo Golpe da Falsa Central de Atendimento: PC-AM alerta para ligações fraudulentas de supostos atendentes de bancos

Mais notícias desta categoria

Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas apresenta balanço da operação que extinguiu incêndio no Distrito II

6 horas atrás

‘Um Convívio Sem Violência’: projeto do Governo do Amazonas promove reconstrução de vínculos e proteção à pessoa idosa

10 horas atrás

“Luz, Câmera, Ação”: Oficinas gratuitas promovem formação audiovisual com foco na ficção amazonense

10 horas atrás

Mais de 62% dos municípios amazonenses reduziram ou não registraram crimes de homicídios durante o 1º semestre de 2025

10 horas atrás

Sine Amazonas divulga 150 vagas de emprego para esta sexta-feira

11 horas atrás

Em Apuí, governador Wilson Lima realiza investimentos em obras viárias e iluminação pública em LED

11 horas atrás

IML busca por familiares de homem que morreu no SPA do São Raimundo, em Manaus

11 horas atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quinta-feira (07/08)

12 horas atrás

Selo Unicef: Lábrea e Humaitá recebem projeto-piloto do Programa Dignidade Menstrual

13 horas atrás

Bolsistas apresentam resultados de pesquisa na 14ª Jornada Científica do Paic/FCecon

13 horas atrás

Manaus recebe espetáculo inédito dos Touros de Barreirinha no Largo de São Sebastião, neste sábado

14 horas atrás

Em menos de 48 horas, Corpo de Bombeiros do Amazonas elimina todos os focos de incêndio da ocorrência nas empresas do Distrito Industrial 2

14 horas atrás
Governador Wilson Lima inaugura unidade do GCIP em Apuí e reforça combate a incêndios no sul do Amazonas
Vítima de incêndio em fábrica recebe cuidados no Centro de Tratamento de Queimados do HPS 28 de Agosto
Programa do Governo do Amazonas, Prosamin+ é finalista em prêmio internacional considerado o ‘Oscar da Infraestrutura’
Instituto da Mulher Dona Lindu promove ações do Agosto Dourado, em defesa do aleitamento materno
Ciama reforça apoio técnico aos municípios durante o Fórum Amazonas +Municípios
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?