formar professores para que eles possam trabalhar com a educação ambiental e a sustentabilidade na comunidade. A ideia é que eles sejam multiplicadores e possam levar esses conhecimentos para os alunos e para a comunidade em geral”, explicou.
Na segunda edição do “Bate-Papo com a Comissão de Educação (Coed)”, realizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta segunda-feira (16/9), o foco foi a valorização dos professores, um dos pilares fundamentais da educação. Enquanto a primeira edição celebrou os alunos, em comemoração ao Dia do Estudante, o evento buscou reconhecer e enaltecer a importância daqueles que, com criatividade e dedicação, transformam o ambiente escolar. Com o tema “Professores Inovadores”, a homenagem aconteceu no auditório Senador João Bosco, da Escola do Legislativo José Lindoso, e contou com a presença de professores das secretarias estadual e municipal de Educação, além de palestras das professoras Cássia Maria Bezerra do Nascimento e Iná Isa de Almeida. A coordenadora interina da Comissão de Educação, Leila Plácido, explicou que a escolha do tema “Professores Inovadores” reflete a crescente necessidade de valorizar não apenas as conquistas acadêmicas, mas também a criatividade e a resiliência dos docentes. “Eles frequentemente precisam fazer verdadeiros ‘malabarismos’ para implementar práticas pedagógicas que estimulam o pensamento crítico, a criatividade e o envolvimento dos alunos com o conteúdo”, disse. O diferencial desta edição é o formato do evento, que mescla workshop com palestras, criando um espaço de diálogo entre professores renomados e os participantes, promovendo uma troca de experiências e conhecimentos práticos. “A programação inclui uma palestra magna, seguida de um bate-papo com dois professores de destaque: Huanderson Barroso Lobo, premiado com o Prêmio Luz na Educação, e Maria Raquel Souza dos Santos, vencedora do Prêmio Inovar”, explicou Leila Plácido, acrescentando que os docentes foram convidados a compartilhar experiências e fornecer orientações aos colegas que desejam submeter seus projetos a decisões nacionais. É importante ressaltar que muitos dos professores participantes estão envolvidos em projetos financiados por instituições governamentais e entidades privadas. Assim, o evento torna-se uma oportunidade crucial para que os educadores recebam o devido reconhecimento por seus esforços e possam adquirir novas ferramentas e inspirações para continuar inovando no ambiente escolar. O professor homenageado Huanderson Barroso explicou que o projeto “Formação de Professores”, realizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Acari, na cidade de Carauari (distante 788 quilômetros de Manaus), concorreu com 2.450 projetos de todo o Brasil e foi o vencedor na categoria Educador no Prêmio LED 2024. “O projeto consiste em formar professores para que eles possam trabalhar com a educação ambiental e a sustentabilidade na comunidade. A ideia é que eles sejam multiplicadores e possam levar esses conhecimentos para os alunos e para a comunidade em geral”, explicou.