Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Fapeam leva pesquisas sobre empreendedorismo inovador para a 1ª edição da Feira de Negócios e Inovação da Afeam
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Fapeam leva pesquisas sobre empreendedorismo inovador para a 1ª edição da Feira de Negócios e Inovação da Afeam
Governo do Amazonas

Fapeam leva pesquisas sobre empreendedorismo inovador para a 1ª edição da Feira de Negócios e Inovação da Afeam

2 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

O evento ocorre nos dias 3 e 4 de setembro, das 14h às 20h

FOTO: Mateus Santos /Fapeam

A feira visa promover a conexão entre potenciais parceiros e clientes, além de ampliar a visibilidade das empresas presentes para o mercado de trabalho. O evento é destinado a empreendedores e empresários locais, startups e empresas emergentes; instituições de pesquisa e desenvolvimento; profissionais e estudantes de Tecnologia e Inovação; além do público em geral.

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, afirmou que a participação da Fundação na Feira é de total importância, visto que é uma oportunidade de conhecer projetos apoiados por outras secretarias e apresentar também alguns projetos apoiados pela Fapeam.

“Todos os projetos convergem para a inovação, para a sustentabilidade, para a expansão de negócios, para buscarem visibilidade daquilo que é feito, tudo financiado pelo Governo do Estado do Amazonas. Então é um momento em que a gente está aqui, congregando e mostrando que um complementa o outro”, enfatiza.

Jovens talentos

Entre os projetos apresentados está o portal de emprego “trilha do Aprendiz”, amparado pelo Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha 2), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Ele é voltado para o jovem aprendiz e para as empresas, visando despertar os interesses e as habilidades desse público, através de métodos de treinamento e socialização, aliados a educação e entretenimento.

O coordenador do projeto e especialista em Logística Internacional em Comércio Exterior, Erick de Araújo Mattos, afirmou que o “trilha do Aprendiz” impacta a sociedade ao promover a inclusão social e o desenvolvimento profissional de jovens de baixa renda, especialmente aqueles que enfrentam o analfabetismo funcional.

“Nossa iniciativa é fundamental para reduzir o desemprego juvenil, especialmente no Amazonas. Conectamos esses aprendizes com empresas, facilitando sua entrada no mercado de trabalho. Também promovemos a inclusão social ao oferecer oportunidades para grupos como pessoas com deficiência”, frisou ele.

Além disso, o projeto apresentou para o público presente no estande outras soluções inovadoras: a inteligência artificial LEIA e o Jogo APZ Seleção, direcionado a um público mais amplo, reforçando o compromisso com a inclusão social e com o desenvolvimento profissional dos jovens.

FOTO: Mateus Santos /Fapeam

Guaraná

Trazer um NOVO conceito para o consumo do guaraná (Paullinia cupana) é o principal objetivo do projeto intitulado “Identificação e Implementação do padrão de guaraná premium”, amparado pelo Programa Inova Amazônia Módulo Tração, celebrado pela Fapeam, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que utiliza insumos diretamente de Maués (distante 276 quilômetros da capital), e visa mapear as variáveis do guaraná, a fim de obter o melhor resultado em propriedades energéticas.

O coordenador da pesquisa, Aldemir Gomes de Almeida Filho, reforça que a Mawê Produtos da Amazônia promove o desenvolvimento sustentável na região amazônica, gerando renda para comunidades locais e pequenos agricultores que dependem do cultivo de produtos nativos. Além de criar produtos naturais com alto valor agregado, contribuindo para a preservação da biodiversidade e a valorização cultural, o que fortalece a economia local e incentiva as práticas de mercado justo.

“Esperamos fortalecer nossa REDE de contatos, estabelecer parcerias estratégicas e expandir nossa presença no mercado. A feira também nos permitirá apresentar nossos produtos para um público mais amplo, aumentar a visibilidade da nossa marca e demonstrar o impacto positivo que estamos gerando na Amazônia”, afirmou Aldemir Gomes.

Centelha 2

O Programa Centelha 2 estimula o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e, apoia por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) e Bolsas de Fomento Tecnológico Extensão Inovadora, a geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Amazonas.

Inova Amazônia – Módulo Tração

O Programa Inova Amazônia Módulo Tração é destinado a fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia, que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia.

FOTO: Mateus Santos /Fapeam

Sobre a Feira

A Feira de Negócios e Inovação é um evento em alusão aos 25 anos da Afeam, destinada ao público em geral, visando promover não só um ambiente de negócios, acesso ao crédito, expositores de clientes e parceiros técnicos em diversos segmentos do agronegócio, indústria, comércio e serviços, mas também atividades voltadas para o turismo e espaço gastronômico, além das feiras: de artesanato, dos povos indígenas e produtos regionais.

O post Fapeam leva pesquisas sobre empreendedorismo inovador para a 1ª edição da Feira de Negócios e Inovação da Afeam apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasEmpreendedorismoEstado do AmazonasGoverno do Amazonasinteligência artificialManausMaués
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Polícia Civil apreende adolescente por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas
Próximo artigo

Mais notícias desta categoria

Ipaam autoriza primeiro criadouro científico de escorpiões no Amazonas para pesquisas sobre peçonha e comportamento

5 horas atrás

Raízes do Investimento reúne empresas e destaca o Polo Industrial de Manaus em apresentação no Senai

8 horas atrás

Governo do Amazonas divulga 203 vagas de emprego para cadastro presencial em Manaus nesta quinta-feira 12/03

8 horas atrás

Sisnama completa 45 anos e reúne autoridades em Brasília para debater integração das agendas ambientais

8 horas atrás

Hospital em Manaus busca familiares de idoso sem identificação internado após agressão física atendido pelo Samu

9 horas atrás

Presença feminina avança nas obras do Prosai Parintins e amplia atuação no saneamento básico do município

9 horas atrás

Amazonas leva produtos amazônicos à AAHAR 2026 em Nova Delhi, Índia, e amplia presença no mercado asiático

9 horas atrás

Governo do Amazonas lança CIPcD Digital com novo layout e acesso pelo aplicativo Sasi

9 horas atrás

Feira do Empreendedor da FUnATI reúne alunos para gerar renda e celebrar o Dia Internacional da Mulher

12 horas atrás

Feira do Empreendedor da FUnATI reúne alunos para gerar renda e celebrar o Dia Internacional da Mulher

12 horas atrás

Toadas reúnem apresentadores de Caprichoso e Garantido no Largo São Sebastião nesta sexta-feira (13/03)

12 horas atrás

Toadas reúnem apresentadores de Caprichoso e Garantido no Largo São Sebastião nesta sexta-feira (13/03)

12 horas atrás
ConCidades-AM retoma atividades após 12 anos e define planejamento e cronograma para políticas urbanas no Amazonas
RNDS credencia SES-AM e permite acesso em tempo real a dados do SUS no Amazonas
Governo do Amazonas abre processo seletivo para 36 fisioterapeutas no Hospital do Sangue em Manaus
Cepcolu completa um ano e registra mais de 6,5 mil atendimentos no Amazonas
Cepcolu reduz tempo de espera para conização e completa um ano de funcionamento no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?