Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Secretaria de Educação inicia análise das propostas recebidas na Chamada Pública Complementar da agricultura familiar
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Secretaria de Educação inicia análise das propostas recebidas na Chamada Pública Complementar da agricultura familiar
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação inicia análise das propostas recebidas na Chamada Pública Complementar da agricultura familiar

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Mais de 55 cooperativas agrícolas apresentaram propostas. Itens alimentícios subsidiarão a merenda escolar até 2025

Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de educação e Desporto

A Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, por meio do Núcleo de Apoio a Programas de economia regional (Naper), realiza, até a próxima sexta-feira (23/08), as sessões públicas de abertura dos envelopes com as propostas da Chamada Pública Complementar Nº 02/2024. Foram mais de 690 propostas recebidas, provenientes de 59 cooperativas agrícolas de todo o Amazonas, que fornecem gêneros alimentícios da agricultura familiar para a merenda escolar.

No total, mais de R$ 11,8 milhões serão utilizados nos contratos da Chamada Pública Complementar Nº 02/2024. Os valores são oriundos de verbas federais do Programa Nacional de alimentação escolar (PNAE). Neste certame destinado aos grupos formais de cooperativas agrícolas, as escolas contempladas são aquelas localizadas nas sedes dos municípios amazonenses.

A Chamada Pública Complementar Nº 02/2024 tem o objetivo de garantir a merenda escolar em todos os municípios do estado até o início do ano letivo de 2025. Para novembro de 2024, está prevista a abertura de uma nova chamada pública, para o recebimento das propostas que subsidiarão a alimentação nas escolas até o final de 2025.

Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de educação e Desporto

De acordo com a coordenadora do Naper e presidente da Chamada Pública Complementar Nº 02/2024, Vivian Montefusco, o processo segue de maneira ordeira, mas os candidatos do certame precisam se atentar ao documento exigido pelo Programa Nacional de Fortalecimento da agricultura familiar (Pronaf), a declaração de aptidão ao Pronaf (DAP).

“Este é um documento de exigência federal e indispensável aos candidatos da chamada pública. As cooperativas têm até às 15 horas da próxima sexta-feira (23/08) para regularizar suas respectivas DAPs. Nossa equipe está aqui, tirando dúvidas e oferecendo ajuda”, ressaltou a coordenadora.

As sessões públicas de abertura dos envelopes acontecem no Centro de Formação Padre José Anchieta (Cepan), da Secretaria de educação, localizado na sede do órgão, na Avenida Waldomiro Lustoza, 250 – Japiim II, zona sul de Manaus.

Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de educação e Desporto

Cronograma

Após o fim das sessões públicas, o resultado preliminar da Chamada Pública Complementar Nº 02/2024 será divulgado no próximo dia 30 de agosto. O período de interposição de recursos será de 2 a 4 de setembro. Já as contrarrazões dos recursos, estão previstas para os dias 9, 10 e 11 de setembro.

O calendário de atividades da Chamada Pública Complementar Nº 02/2024 segue, no dia 12 de setembro, com a apresentação do resultado dos recursos interpostos, bem como a classificação final das cooperativas envolvidas. Já nos dias 13 e de 16 a 19 de setembro, estará aberto o período de amostragem dos alimentos contemplados em cada contrato. Por fim, o resultado final das amostras alimentícias acontece no dia 25 de setembro.

Presente na sessão pública de abertura dos envelopes, a presidente da Cooperativa Agrícola Indígena Nova Esperança, Helena Barbosa, tem acompanhado de perto os trâmites das sessões. De Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus), a cooperativa representada por Helena participa, desde 2021, das chamadas públicas de agricultura familiar da Secretaria de educação. A iniciativa é composta por 50 indígenas das etnias Miranha, Mayoruna, Kokama, Kambeba e Tikuna.

“Para nós, participar da licitação e ter nossos produtos adquiridos é um sentimento de conquista de espaços e oportunidades. Por meio da venda para a Secretaria de educação, temos renda com itens que antes eram produzidos e se estragavam na comunidade. Queremos agradecer ao Governo do Amazonas por essa nova realidade”, compartilhou Helena Barbosa.

O post Secretaria de Educação inicia análise das propostas recebidas na Chamada Pública Complementar da agricultura familiar apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasGoverno do AmazonasManausTefé
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas divulga boletim sobre a estiagem no estado, nesta quarta-feira (21/08)
Próximo artigo Procon-AM apreende e descarta 13 kg de bacalhau vencido em supermercado de Manaus

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas apresenta balanço que reforça segurança pública no Amazonas e reduz índices de criminalidade estadual

6 horas atrás

Governo do Amazonas registra avanços na segurança pública em 2025 com investimentos em equipamentos, tecnologia e redução da violência

6 horas atrás

Vila Aberta Para Todos movimenta a Vila Olímpica com programação esportiva gratuita neste domingo

8 horas atrás

Vila Aberta Para Todos promove atividades gratuitas na Vila Olímpica de Manaus aos domingos e amplia acesso ao esporte

8 horas atrás

“Antes era só buraco. Hoje ganho quase uma hora de viagem”, usuário da AM-010 relata impacto da obra de modernização da rodovia

9 horas atrás

Modernização da AM-010 reduz tempo de viagem e melhora infraestrutura no Amazonas em 142 km recuperados

9 horas atrás

Detran-AM registra 230 infrações durante o feriado de Natal

1 dia atrás

Detran-AM registra 230 infrações na operação fim de ano seguro 2025 em Manaus entre 24/12 e 25/12

1 dia atrás

Primeiro bebê do Natal de 2025 nasce no Instituto Dona Lindu em Manaus e recebe assistência da rede estadual

1 dia atrás

Instituto da Mulher Dona Lindu realiza o parto do primeiro bebê nascido no Natal de 2025

1 dia atrás

IML Manaus convoca familiares para reconhecimento do corpo de Junie Marshall e fornece orientações práticas

1 dia atrás

IML busca familiares de Junie Marshall, natural da Guiana, que faleceu em Manaus

1 dia atrás
Detran-AM inicia Operação Final do Ano Seguro 2025 em Manaus com mais de 120 agentes nas ruas até 1º de janeiro de 2026
Ateliê 23 ocupa palco do Teatro Gebes Medeiros neste fim de semana com dois espetáculos premiados
Governo do Amazonas publica calendário do IPVA 2026 com alíquotas reduzidas e prazos de pagamento
Governo do Amazonas mantém serviços essenciais em plantões 24h durante ponto facultativo e feriado de Natal
Entrega de título definitivo garante segurança jurídica e novas perspectivas para famílias no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?